A prática do professor e a pesquisa em ensino de física : novos elementos para repensar essa relação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/85168 |
Resumo: | O estágio atual da pesquisa em Educação em Ciências tem suscitado a avaliação de seus resultados na literatura internacional. Alguns autores têm sido críticos, apontando dificuldades no que diz respeito principalmente à relação entre os resultados da pesquisa e o seu impacto no contexto educacional. Este trabalho procura ir além dessa constatação, tentando confrontar a prática educacional com a pesquisa em ensino de Física no Brasil. Assim, foram confrontados problemas pedagógicos levantados a partir do discurso de um grupo de 18 professores com a caracterização do ensino de Física a partir da análise dos trabalhos publicados nessa área, no Brasil, em atas dos últimos eventos científicos e em periódicos, no período de 2000 a 2004. Os resultados corroboram a avaliação crítica apresentada na literatura internacional. Caminhos para superar esse quadro no contexto brasileiro podem delinear uma nova agenda para a pesquisa em Ensino de Física que incluiria a parceria entre pesquisadores e professores e a busca de novos objetos de estudo. |
id |
UFRGS-2_2ad44d48d069455aadf8f53b89cb34fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85168 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Flavia Rezende Valle dosOstermann, Fernanda2014-01-01T01:52:48Z20051677-2334http://hdl.handle.net/10183/85168000518596O estágio atual da pesquisa em Educação em Ciências tem suscitado a avaliação de seus resultados na literatura internacional. Alguns autores têm sido críticos, apontando dificuldades no que diz respeito principalmente à relação entre os resultados da pesquisa e o seu impacto no contexto educacional. Este trabalho procura ir além dessa constatação, tentando confrontar a prática educacional com a pesquisa em ensino de Física no Brasil. Assim, foram confrontados problemas pedagógicos levantados a partir do discurso de um grupo de 18 professores com a caracterização do ensino de Física a partir da análise dos trabalhos publicados nessa área, no Brasil, em atas dos últimos eventos científicos e em periódicos, no período de 2000 a 2004. Os resultados corroboram a avaliação crítica apresentada na literatura internacional. Caminhos para superar esse quadro no contexto brasileiro podem delinear uma nova agenda para a pesquisa em Ensino de Física que incluiria a parceria entre pesquisadores e professores e a busca de novos objetos de estudo.The current stage of the research on Science Education has been brought to the international literature an evaluation of its results. Some book writers have been critical pointing out the difficulties concernig about the relation between the results of the research and their impact in the educational context. This work has the objective to go beyond this observation, it tries to show the confrontation between the educational practise and the research on Physics Teaching in Brazil. In order to do that , some pedagogical problems were raised from the speeches of a group of 18 teachers characterizing the Physics Teaching from the analysis of papers published in this area, in past years in Brazil, which are registred in the last scientific events minutes and in periodicals from 2000 to 2004. The results prove the critical evaluation presented in the international literature. New ways to overcome this picture in Brazilian context can display a new agenda for the research in Physics Teaching that would include a partnership between researchers and teachers and new subjects of studying.application/pdfporCaderno brasileiro de ensino de física. Vol. 22, n. 3 (dez. 2005), p. 316-337Pesquisa em educaçãoEnsino de físicaEnsino e aprendizagemTeaching-learning physicsTeaching practiseReserch on Physics TeachingA prática do professor e a pesquisa em ensino de física : novos elementos para repensar essa relaçãoThe teacher practice and the research on Physics Teaching : new elements to think this relation overinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000518596.pdf000518596.pdfTexto completoapplication/pdf189778http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85168/1/000518596.pdf3e22b81fbd060bd72648807775ba55c7MD51TEXT000518596.pdf.txt000518596.pdf.txtExtracted Texttext/plain53414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85168/2/000518596.pdf.txta282bc669e11ae4b2fe0ac99284f004fMD52THUMBNAIL000518596.pdf.jpg000518596.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1567http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85168/3/000518596.pdf.jpgd31d16c3998fd08449094e363eb532cfMD5310183/851682023-09-14 03:25:53.511487oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85168Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-14T06:25:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A prática do professor e a pesquisa em ensino de física : novos elementos para repensar essa relação |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The teacher practice and the research on Physics Teaching : new elements to think this relation over |
title |
A prática do professor e a pesquisa em ensino de física : novos elementos para repensar essa relação |
spellingShingle |
A prática do professor e a pesquisa em ensino de física : novos elementos para repensar essa relação Santos, Flavia Rezende Valle dos Pesquisa em educação Ensino de física Ensino e aprendizagem Teaching-learning physics Teaching practise Reserch on Physics Teaching |
title_short |
A prática do professor e a pesquisa em ensino de física : novos elementos para repensar essa relação |
title_full |
A prática do professor e a pesquisa em ensino de física : novos elementos para repensar essa relação |
title_fullStr |
A prática do professor e a pesquisa em ensino de física : novos elementos para repensar essa relação |
title_full_unstemmed |
A prática do professor e a pesquisa em ensino de física : novos elementos para repensar essa relação |
title_sort |
A prática do professor e a pesquisa em ensino de física : novos elementos para repensar essa relação |
author |
Santos, Flavia Rezende Valle dos |
author_facet |
Santos, Flavia Rezende Valle dos Ostermann, Fernanda |
author_role |
author |
author2 |
Ostermann, Fernanda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Flavia Rezende Valle dos Ostermann, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa em educação Ensino de física Ensino e aprendizagem |
topic |
Pesquisa em educação Ensino de física Ensino e aprendizagem Teaching-learning physics Teaching practise Reserch on Physics Teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching-learning physics Teaching practise Reserch on Physics Teaching |
description |
O estágio atual da pesquisa em Educação em Ciências tem suscitado a avaliação de seus resultados na literatura internacional. Alguns autores têm sido críticos, apontando dificuldades no que diz respeito principalmente à relação entre os resultados da pesquisa e o seu impacto no contexto educacional. Este trabalho procura ir além dessa constatação, tentando confrontar a prática educacional com a pesquisa em ensino de Física no Brasil. Assim, foram confrontados problemas pedagógicos levantados a partir do discurso de um grupo de 18 professores com a caracterização do ensino de Física a partir da análise dos trabalhos publicados nessa área, no Brasil, em atas dos últimos eventos científicos e em periódicos, no período de 2000 a 2004. Os resultados corroboram a avaliação crítica apresentada na literatura internacional. Caminhos para superar esse quadro no contexto brasileiro podem delinear uma nova agenda para a pesquisa em Ensino de Física que incluiria a parceria entre pesquisadores e professores e a busca de novos objetos de estudo. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-01-01T01:52:48Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/85168 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1677-2334 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000518596 |
identifier_str_mv |
1677-2334 000518596 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/85168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Caderno brasileiro de ensino de física. Vol. 22, n. 3 (dez. 2005), p. 316-337 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85168/1/000518596.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85168/2/000518596.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85168/3/000518596.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3e22b81fbd060bd72648807775ba55c7 a282bc669e11ae4b2fe0ac99284f004f d31d16c3998fd08449094e363eb532cf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487216239935488 |