A prática do professor e a pesquisa em ensino de física : novos elementos para repensar essa relação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Flavia Rezende Valle dos
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Ostermann, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/85168
Resumo: O estágio atual da pesquisa em Educação em Ciências tem suscitado a avaliação de seus resultados na literatura internacional. Alguns autores têm sido críticos, apontando dificuldades no que diz respeito principalmente à relação entre os resultados da pesquisa e o seu impacto no contexto educacional. Este trabalho procura ir além dessa constatação, tentando confrontar a prática educacional com a pesquisa em ensino de Física no Brasil. Assim, foram confrontados problemas pedagógicos levantados a partir do discurso de um grupo de 18 professores com a caracterização do ensino de Física a partir da análise dos trabalhos publicados nessa área, no Brasil, em atas dos últimos eventos científicos e em periódicos, no período de 2000 a 2004. Os resultados corroboram a avaliação crítica apresentada na literatura internacional. Caminhos para superar esse quadro no contexto brasileiro podem delinear uma nova agenda para a pesquisa em Ensino de Física que incluiria a parceria entre pesquisadores e professores e a busca de novos objetos de estudo.
id UFRGS-2_2ad44d48d069455aadf8f53b89cb34fc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85168
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Flavia Rezende Valle dosOstermann, Fernanda2014-01-01T01:52:48Z20051677-2334http://hdl.handle.net/10183/85168000518596O estágio atual da pesquisa em Educação em Ciências tem suscitado a avaliação de seus resultados na literatura internacional. Alguns autores têm sido críticos, apontando dificuldades no que diz respeito principalmente à relação entre os resultados da pesquisa e o seu impacto no contexto educacional. Este trabalho procura ir além dessa constatação, tentando confrontar a prática educacional com a pesquisa em ensino de Física no Brasil. Assim, foram confrontados problemas pedagógicos levantados a partir do discurso de um grupo de 18 professores com a caracterização do ensino de Física a partir da análise dos trabalhos publicados nessa área, no Brasil, em atas dos últimos eventos científicos e em periódicos, no período de 2000 a 2004. Os resultados corroboram a avaliação crítica apresentada na literatura internacional. Caminhos para superar esse quadro no contexto brasileiro podem delinear uma nova agenda para a pesquisa em Ensino de Física que incluiria a parceria entre pesquisadores e professores e a busca de novos objetos de estudo.The current stage of the research on Science Education has been brought to the international literature an evaluation of its results. Some book writers have been critical pointing out the difficulties concernig about the relation between the results of the research and their impact in the educational context. This work has the objective to go beyond this observation, it tries to show the confrontation between the educational practise and the research on Physics Teaching in Brazil. In order to do that , some pedagogical problems were raised from the speeches of a group of 18 teachers characterizing the Physics Teaching from the analysis of papers published in this area, in past years in Brazil, which are registred in the last scientific events minutes and in periodicals from 2000 to 2004. The results prove the critical evaluation presented in the international literature. New ways to overcome this picture in Brazilian context can display a new agenda for the research in Physics Teaching that would include a partnership between researchers and teachers and new subjects of studying.application/pdfporCaderno brasileiro de ensino de física. Vol. 22, n. 3 (dez. 2005), p. 316-337Pesquisa em educaçãoEnsino de físicaEnsino e aprendizagemTeaching-learning physicsTeaching practiseReserch on Physics TeachingA prática do professor e a pesquisa em ensino de física : novos elementos para repensar essa relaçãoThe teacher practice and the research on Physics Teaching : new elements to think this relation overinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000518596.pdf000518596.pdfTexto completoapplication/pdf189778http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85168/1/000518596.pdf3e22b81fbd060bd72648807775ba55c7MD51TEXT000518596.pdf.txt000518596.pdf.txtExtracted Texttext/plain53414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85168/2/000518596.pdf.txta282bc669e11ae4b2fe0ac99284f004fMD52THUMBNAIL000518596.pdf.jpg000518596.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1567http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85168/3/000518596.pdf.jpgd31d16c3998fd08449094e363eb532cfMD5310183/851682023-09-14 03:25:53.511487oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85168Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-14T06:25:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A prática do professor e a pesquisa em ensino de física : novos elementos para repensar essa relação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The teacher practice and the research on Physics Teaching : new elements to think this relation over
title A prática do professor e a pesquisa em ensino de física : novos elementos para repensar essa relação
spellingShingle A prática do professor e a pesquisa em ensino de física : novos elementos para repensar essa relação
Santos, Flavia Rezende Valle dos
Pesquisa em educação
Ensino de física
Ensino e aprendizagem
Teaching-learning physics
Teaching practise
Reserch on Physics Teaching
title_short A prática do professor e a pesquisa em ensino de física : novos elementos para repensar essa relação
title_full A prática do professor e a pesquisa em ensino de física : novos elementos para repensar essa relação
title_fullStr A prática do professor e a pesquisa em ensino de física : novos elementos para repensar essa relação
title_full_unstemmed A prática do professor e a pesquisa em ensino de física : novos elementos para repensar essa relação
title_sort A prática do professor e a pesquisa em ensino de física : novos elementos para repensar essa relação
author Santos, Flavia Rezende Valle dos
author_facet Santos, Flavia Rezende Valle dos
Ostermann, Fernanda
author_role author
author2 Ostermann, Fernanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Flavia Rezende Valle dos
Ostermann, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa em educação
Ensino de física
Ensino e aprendizagem
topic Pesquisa em educação
Ensino de física
Ensino e aprendizagem
Teaching-learning physics
Teaching practise
Reserch on Physics Teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching-learning physics
Teaching practise
Reserch on Physics Teaching
description O estágio atual da pesquisa em Educação em Ciências tem suscitado a avaliação de seus resultados na literatura internacional. Alguns autores têm sido críticos, apontando dificuldades no que diz respeito principalmente à relação entre os resultados da pesquisa e o seu impacto no contexto educacional. Este trabalho procura ir além dessa constatação, tentando confrontar a prática educacional com a pesquisa em ensino de Física no Brasil. Assim, foram confrontados problemas pedagógicos levantados a partir do discurso de um grupo de 18 professores com a caracterização do ensino de Física a partir da análise dos trabalhos publicados nessa área, no Brasil, em atas dos últimos eventos científicos e em periódicos, no período de 2000 a 2004. Os resultados corroboram a avaliação crítica apresentada na literatura internacional. Caminhos para superar esse quadro no contexto brasileiro podem delinear uma nova agenda para a pesquisa em Ensino de Física que incluiria a parceria entre pesquisadores e professores e a busca de novos objetos de estudo.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-01T01:52:48Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/85168
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-2334
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000518596
identifier_str_mv 1677-2334
000518596
url http://hdl.handle.net/10183/85168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Caderno brasileiro de ensino de física. Vol. 22, n. 3 (dez. 2005), p. 316-337
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85168/1/000518596.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85168/2/000518596.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85168/3/000518596.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e22b81fbd060bd72648807775ba55c7
a282bc669e11ae4b2fe0ac99284f004f
d31d16c3998fd08449094e363eb532cf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487216239935488