Mapeamento dos descritores em Geologia: algumas reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grün, Renata Cristina
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18492
Resumo: Este estudo tem por finalidade auxiliar o indexador, para que este possa intervir positivamente na representação dos conteúdos documentários, da área de Geologia, bem como ampliar a visão sobre a demanda documental da comunidade usuária. O corpus de pesquisa foi constituído por obras mais utilizadas pelos alunos do curso de Geologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realiza uma análise comparativa nos catálogos on-line de cinco bibliotecas universitárias brasileiras, especializadas na área de Geologia verifica como estão sendo representados os descritores destas obras, enfoca os problemas apresentados na atividade de indexação das mesmas. Tem por objetivo obter subsídios que qualifiquem os procedimentos de representação das informações e consequentemente da recuperação da informação pelos diferentes usuários da biblioteca de Geologia da UFRGS. Por meio da análise da indexação utilizada nestas bibliotecas, observa a necessidade de diretrizes, manuais e políticas que estabeleçam os critérios comuns a serem adotados por bibliotecas universitárias trata da indexação temática da mesma área do conhecimento. Salienta que mesmo as bibliotecas equidistantes, suas áreas de assuntos, categorias de termos e tipos de identificadores são comuns na recuperação da informação e que podem ser representados por um manual, o que tornaria a indexação mais consistente. Conclui que há uma divergência entre os diferentes indexadores o que, em uma situação de catálogos disponibilizados em rede de acesso remoto, pode vir a dificultar o acesso aos documentos estocados em cada sistema. Estas observações têm por base o incentivo dado à chamada mobilidade acadêmica, na qual um estudante pode fazer parte de seus estudos em mais de uma universidade.
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