Using conjoint analysis to understand customer preferences in customized low-income housebuilding projects

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hentschke, Cynthia dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Tillmann, Patrícia André, Formoso, Carlos Torres, Martins, Vera Lúcia Milani, Echeveste, Marcia Elisa Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204839
Resumo: A customização em massa é uma estratégia para melhorar a geração de valor para os clientes, oferecendo variedade de produtos e, ao mesmo tempo, mantendo os custos e o prazo de entrega em um nível aceitável. Um problema importante para a aplicação dessa estratégia no setor de produção habitacional é a definição do espaço da solução, ou seja, a variedade de alternativas de produtos a serem oferecidos. Este artigo propõe uma adaptação da análise conjunta para identificar as preferências dos clientes em relação aos atributos customizáveis em empreendimentos habitacionais de baixa renda. A utilidade dessa adaptação é ilustrada em um estudo de caso, o qual foi realizado em uma empresa de construção que entrega empreendimentos habitacionais de baixa renda e oferece algum grau de flexibilidade do produto. Os resultados indicam que essa técnica foi eficaz para compreender as preferências dos clientes dentre diversos atributos de moradia, indicando um ranqueamento dos atributos escolhidos pelos clientes. Consequentemente, essa técnica pode dar suporte a tomada de decisões ao considerar os trade-offs entre as preferências dos clientes, a flexibilidade e os custos do produto, um fator importante a ser considerado por empresas que entregam unidades habitacionais customizadas.
id UFRGS-2_2dfed5c302ace4c54ae704d41dffbc39
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204839
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hentschke, Cynthia dos SantosTillmann, Patrícia AndréFormoso, Carlos TorresMartins, Vera Lúcia MilaniEcheveste, Marcia Elisa Soares2020-01-23T04:05:04Z20201415-8876http://hdl.handle.net/10183/204839001110287A customização em massa é uma estratégia para melhorar a geração de valor para os clientes, oferecendo variedade de produtos e, ao mesmo tempo, mantendo os custos e o prazo de entrega em um nível aceitável. Um problema importante para a aplicação dessa estratégia no setor de produção habitacional é a definição do espaço da solução, ou seja, a variedade de alternativas de produtos a serem oferecidos. Este artigo propõe uma adaptação da análise conjunta para identificar as preferências dos clientes em relação aos atributos customizáveis em empreendimentos habitacionais de baixa renda. A utilidade dessa adaptação é ilustrada em um estudo de caso, o qual foi realizado em uma empresa de construção que entrega empreendimentos habitacionais de baixa renda e oferece algum grau de flexibilidade do produto. Os resultados indicam que essa técnica foi eficaz para compreender as preferências dos clientes dentre diversos atributos de moradia, indicando um ranqueamento dos atributos escolhidos pelos clientes. Consequentemente, essa técnica pode dar suporte a tomada de decisões ao considerar os trade-offs entre as preferências dos clientes, a flexibilidade e os custos do produto, um fator importante a ser considerado por empresas que entregam unidades habitacionais customizadas.Mass customization is a strategy to improve value generation for customers, by offering product variety and, at the same time, maintaining costs and delivery time to an acceptable level. A key problem for applying this strategy in the housebuilding sector is the definition of the solution space, i.e. the range of product alternatives that will be offered. This paper proposes an adaptation of conjoint analysis to identify customer preferences regarding customizable attributes in low-cost housing projects. The utility of this adaptation is illustrated by a case study, which was carried out in a construction company that had delivered low-income housing projects, and offered some degree of product flexibility. Results indicate that this technique was effective to understand customers’ preferences out of a range of housing attributes, by providing a ranking of those attributes chosen by customers. Therefore, this technique can support decision-making when dealing with tradeoffs between customers’ preferences, product flexibility and costs, which is an important concern for companies that deliver customized housing units.application/pdfengAmbiente construído: revista da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Porto Alegre, RS. Vol. 20, n.1 (jan./mar. 2020), p. 247-262.Customização em massaHabitação popularHabitação socialConjoint analysisCustomer’s preferenceLow-income housingControlled customizationUsing conjoint analysis to understand customer preferences in customized low-income housebuilding projectsO uso da analise conjunta para compreender as preferências dos clientes de projetos de habitação de baixa renda info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110287.pdf.txt001110287.pdf.txtExtracted Texttext/plain63999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204839/2/001110287.pdf.txt9c14b696268b0ef971ba07eaeae31e66MD52ORIGINAL001110287.pdfTexto completo (inglês)application/pdf399460http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204839/1/001110287.pdf201bf7635c5bec68ed79200b71f72505MD5110183/2048392020-01-24 05:08:27.428959oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204839Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-24T07:08:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Using conjoint analysis to understand customer preferences in customized low-income housebuilding projects
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv O uso da analise conjunta para compreender as preferências dos clientes de projetos de habitação de baixa renda
title Using conjoint analysis to understand customer preferences in customized low-income housebuilding projects
spellingShingle Using conjoint analysis to understand customer preferences in customized low-income housebuilding projects
Hentschke, Cynthia dos Santos
Customização em massa
Habitação popular
Habitação social
Conjoint analysis
Customer’s preference
Low-income housing
Controlled customization
title_short Using conjoint analysis to understand customer preferences in customized low-income housebuilding projects
title_full Using conjoint analysis to understand customer preferences in customized low-income housebuilding projects
title_fullStr Using conjoint analysis to understand customer preferences in customized low-income housebuilding projects
title_full_unstemmed Using conjoint analysis to understand customer preferences in customized low-income housebuilding projects
title_sort Using conjoint analysis to understand customer preferences in customized low-income housebuilding projects
author Hentschke, Cynthia dos Santos
author_facet Hentschke, Cynthia dos Santos
Tillmann, Patrícia André
Formoso, Carlos Torres
Martins, Vera Lúcia Milani
Echeveste, Marcia Elisa Soares
author_role author
author2 Tillmann, Patrícia André
Formoso, Carlos Torres
Martins, Vera Lúcia Milani
Echeveste, Marcia Elisa Soares
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hentschke, Cynthia dos Santos
Tillmann, Patrícia André
Formoso, Carlos Torres
Martins, Vera Lúcia Milani
Echeveste, Marcia Elisa Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Customização em massa
Habitação popular
Habitação social
topic Customização em massa
Habitação popular
Habitação social
Conjoint analysis
Customer’s preference
Low-income housing
Controlled customization
dc.subject.eng.fl_str_mv Conjoint analysis
Customer’s preference
Low-income housing
Controlled customization
description A customização em massa é uma estratégia para melhorar a geração de valor para os clientes, oferecendo variedade de produtos e, ao mesmo tempo, mantendo os custos e o prazo de entrega em um nível aceitável. Um problema importante para a aplicação dessa estratégia no setor de produção habitacional é a definição do espaço da solução, ou seja, a variedade de alternativas de produtos a serem oferecidos. Este artigo propõe uma adaptação da análise conjunta para identificar as preferências dos clientes em relação aos atributos customizáveis em empreendimentos habitacionais de baixa renda. A utilidade dessa adaptação é ilustrada em um estudo de caso, o qual foi realizado em uma empresa de construção que entrega empreendimentos habitacionais de baixa renda e oferece algum grau de flexibilidade do produto. Os resultados indicam que essa técnica foi eficaz para compreender as preferências dos clientes dentre diversos atributos de moradia, indicando um ranqueamento dos atributos escolhidos pelos clientes. Consequentemente, essa técnica pode dar suporte a tomada de decisões ao considerar os trade-offs entre as preferências dos clientes, a flexibilidade e os custos do produto, um fator importante a ser considerado por empresas que entregam unidades habitacionais customizadas.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-23T04:05:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204839
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-8876
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001110287
identifier_str_mv 1415-8876
001110287
url http://hdl.handle.net/10183/204839
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ambiente construído: revista da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Porto Alegre, RS. Vol. 20, n.1 (jan./mar. 2020), p. 247-262.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204839/2/001110287.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204839/1/001110287.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c14b696268b0ef971ba07eaeae31e66
201bf7635c5bec68ed79200b71f72505
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487422942576640