Using conjoint analysis to understand customer preferences in customized low-income housebuilding projects
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204839 |
Resumo: | A customização em massa é uma estratégia para melhorar a geração de valor para os clientes, oferecendo variedade de produtos e, ao mesmo tempo, mantendo os custos e o prazo de entrega em um nível aceitável. Um problema importante para a aplicação dessa estratégia no setor de produção habitacional é a definição do espaço da solução, ou seja, a variedade de alternativas de produtos a serem oferecidos. Este artigo propõe uma adaptação da análise conjunta para identificar as preferências dos clientes em relação aos atributos customizáveis em empreendimentos habitacionais de baixa renda. A utilidade dessa adaptação é ilustrada em um estudo de caso, o qual foi realizado em uma empresa de construção que entrega empreendimentos habitacionais de baixa renda e oferece algum grau de flexibilidade do produto. Os resultados indicam que essa técnica foi eficaz para compreender as preferências dos clientes dentre diversos atributos de moradia, indicando um ranqueamento dos atributos escolhidos pelos clientes. Consequentemente, essa técnica pode dar suporte a tomada de decisões ao considerar os trade-offs entre as preferências dos clientes, a flexibilidade e os custos do produto, um fator importante a ser considerado por empresas que entregam unidades habitacionais customizadas. |
id |
UFRGS-2_2dfed5c302ace4c54ae704d41dffbc39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204839 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hentschke, Cynthia dos SantosTillmann, Patrícia AndréFormoso, Carlos TorresMartins, Vera Lúcia MilaniEcheveste, Marcia Elisa Soares2020-01-23T04:05:04Z20201415-8876http://hdl.handle.net/10183/204839001110287A customização em massa é uma estratégia para melhorar a geração de valor para os clientes, oferecendo variedade de produtos e, ao mesmo tempo, mantendo os custos e o prazo de entrega em um nível aceitável. Um problema importante para a aplicação dessa estratégia no setor de produção habitacional é a definição do espaço da solução, ou seja, a variedade de alternativas de produtos a serem oferecidos. Este artigo propõe uma adaptação da análise conjunta para identificar as preferências dos clientes em relação aos atributos customizáveis em empreendimentos habitacionais de baixa renda. A utilidade dessa adaptação é ilustrada em um estudo de caso, o qual foi realizado em uma empresa de construção que entrega empreendimentos habitacionais de baixa renda e oferece algum grau de flexibilidade do produto. Os resultados indicam que essa técnica foi eficaz para compreender as preferências dos clientes dentre diversos atributos de moradia, indicando um ranqueamento dos atributos escolhidos pelos clientes. Consequentemente, essa técnica pode dar suporte a tomada de decisões ao considerar os trade-offs entre as preferências dos clientes, a flexibilidade e os custos do produto, um fator importante a ser considerado por empresas que entregam unidades habitacionais customizadas.Mass customization is a strategy to improve value generation for customers, by offering product variety and, at the same time, maintaining costs and delivery time to an acceptable level. A key problem for applying this strategy in the housebuilding sector is the definition of the solution space, i.e. the range of product alternatives that will be offered. This paper proposes an adaptation of conjoint analysis to identify customer preferences regarding customizable attributes in low-cost housing projects. The utility of this adaptation is illustrated by a case study, which was carried out in a construction company that had delivered low-income housing projects, and offered some degree of product flexibility. Results indicate that this technique was effective to understand customers’ preferences out of a range of housing attributes, by providing a ranking of those attributes chosen by customers. Therefore, this technique can support decision-making when dealing with tradeoffs between customers’ preferences, product flexibility and costs, which is an important concern for companies that deliver customized housing units.application/pdfengAmbiente construído: revista da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Porto Alegre, RS. Vol. 20, n.1 (jan./mar. 2020), p. 247-262.Customização em massaHabitação popularHabitação socialConjoint analysisCustomer’s preferenceLow-income housingControlled customizationUsing conjoint analysis to understand customer preferences in customized low-income housebuilding projectsO uso da analise conjunta para compreender as preferências dos clientes de projetos de habitação de baixa renda info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110287.pdf.txt001110287.pdf.txtExtracted Texttext/plain63999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204839/2/001110287.pdf.txt9c14b696268b0ef971ba07eaeae31e66MD52ORIGINAL001110287.pdfTexto completo (inglês)application/pdf399460http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204839/1/001110287.pdf201bf7635c5bec68ed79200b71f72505MD5110183/2048392020-01-24 05:08:27.428959oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204839Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-24T07:08:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Using conjoint analysis to understand customer preferences in customized low-income housebuilding projects |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
O uso da analise conjunta para compreender as preferências dos clientes de projetos de habitação de baixa renda |
title |
Using conjoint analysis to understand customer preferences in customized low-income housebuilding projects |
spellingShingle |
Using conjoint analysis to understand customer preferences in customized low-income housebuilding projects Hentschke, Cynthia dos Santos Customização em massa Habitação popular Habitação social Conjoint analysis Customer’s preference Low-income housing Controlled customization |
title_short |
Using conjoint analysis to understand customer preferences in customized low-income housebuilding projects |
title_full |
Using conjoint analysis to understand customer preferences in customized low-income housebuilding projects |
title_fullStr |
Using conjoint analysis to understand customer preferences in customized low-income housebuilding projects |
title_full_unstemmed |
Using conjoint analysis to understand customer preferences in customized low-income housebuilding projects |
title_sort |
Using conjoint analysis to understand customer preferences in customized low-income housebuilding projects |
author |
Hentschke, Cynthia dos Santos |
author_facet |
Hentschke, Cynthia dos Santos Tillmann, Patrícia André Formoso, Carlos Torres Martins, Vera Lúcia Milani Echeveste, Marcia Elisa Soares |
author_role |
author |
author2 |
Tillmann, Patrícia André Formoso, Carlos Torres Martins, Vera Lúcia Milani Echeveste, Marcia Elisa Soares |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hentschke, Cynthia dos Santos Tillmann, Patrícia André Formoso, Carlos Torres Martins, Vera Lúcia Milani Echeveste, Marcia Elisa Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Customização em massa Habitação popular Habitação social |
topic |
Customização em massa Habitação popular Habitação social Conjoint analysis Customer’s preference Low-income housing Controlled customization |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Conjoint analysis Customer’s preference Low-income housing Controlled customization |
description |
A customização em massa é uma estratégia para melhorar a geração de valor para os clientes, oferecendo variedade de produtos e, ao mesmo tempo, mantendo os custos e o prazo de entrega em um nível aceitável. Um problema importante para a aplicação dessa estratégia no setor de produção habitacional é a definição do espaço da solução, ou seja, a variedade de alternativas de produtos a serem oferecidos. Este artigo propõe uma adaptação da análise conjunta para identificar as preferências dos clientes em relação aos atributos customizáveis em empreendimentos habitacionais de baixa renda. A utilidade dessa adaptação é ilustrada em um estudo de caso, o qual foi realizado em uma empresa de construção que entrega empreendimentos habitacionais de baixa renda e oferece algum grau de flexibilidade do produto. Os resultados indicam que essa técnica foi eficaz para compreender as preferências dos clientes dentre diversos atributos de moradia, indicando um ranqueamento dos atributos escolhidos pelos clientes. Consequentemente, essa técnica pode dar suporte a tomada de decisões ao considerar os trade-offs entre as preferências dos clientes, a flexibilidade e os custos do produto, um fator importante a ser considerado por empresas que entregam unidades habitacionais customizadas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-23T04:05:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/204839 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-8876 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001110287 |
identifier_str_mv |
1415-8876 001110287 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/204839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ambiente construído: revista da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Porto Alegre, RS. Vol. 20, n.1 (jan./mar. 2020), p. 247-262. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204839/2/001110287.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204839/1/001110287.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9c14b696268b0ef971ba07eaeae31e66 201bf7635c5bec68ed79200b71f72505 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487422942576640 |