Bartleby e a contingência: o saber-fazer-com o impossível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kierniew, Janniny Gautério
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moschen, Simone Zanon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/214377
Resumo: Este ensaio propõe uma reflexão que parte da narrativa literária Bartleby, o escrevente: uma história de Wall Street, escrita em 1853 por Herman Melville. O objetivo é operar com as noções de contingência e de saber-fazer-com o impossível, no campo da educação. Apoiado no pressuposto freudiano de que educar é uma das profissões que opera com o impossível e em diálogo com a leitura de Giorgio Agamben, que localiza no clássico de Melville a manifestação da contingência absoluta, este texto propõe que Bartleby, ao sustentar um lugar de resistência, em que a impossibilidade é compreendida como pura potência, promove um corte e instala um espaço para que alguma coisa que não estava dada a priori possa aparecer. Dessa forma, pensa-se que o personagem oferece pistas para inventar modos de um saber-fazer-com o impossível que pode interessar à educação. É por meio da narrativa literária de Herman Melville, articulada em torno do “preferiria não”, que se evidenciam coordenadas de uma constelação ética para um saber-fazer-com o impossível no campo da educação.
id UFRGS-2_2e7e68fb1cc3757abb8f3a57a7ed56be
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214377
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kierniew, Janniny GautérioMoschen, Simone Zanon2020-10-23T04:09:58Z20190101-9031http://hdl.handle.net/10183/214377001118198Este ensaio propõe uma reflexão que parte da narrativa literária Bartleby, o escrevente: uma história de Wall Street, escrita em 1853 por Herman Melville. O objetivo é operar com as noções de contingência e de saber-fazer-com o impossível, no campo da educação. Apoiado no pressuposto freudiano de que educar é uma das profissões que opera com o impossível e em diálogo com a leitura de Giorgio Agamben, que localiza no clássico de Melville a manifestação da contingência absoluta, este texto propõe que Bartleby, ao sustentar um lugar de resistência, em que a impossibilidade é compreendida como pura potência, promove um corte e instala um espaço para que alguma coisa que não estava dada a priori possa aparecer. Dessa forma, pensa-se que o personagem oferece pistas para inventar modos de um saber-fazer-com o impossível que pode interessar à educação. É por meio da narrativa literária de Herman Melville, articulada em torno do “preferiria não”, que se evidenciam coordenadas de uma constelação ética para um saber-fazer-com o impossível no campo da educação.This essay proposes a reflection based on the literary narrative Bartleby, the Scrivener: A Story of Wall Street, written in 1853 by Herman Melville. The aim is to operate with the notions of contingency and knowing- doing-with the impossible within the education field. It is based on the Freudian assumption that educating is one of the professions that operates with the impossible, and establishes a dialog with the reading of Giorgio Agamben, who locates in Melville’s classic the expression of the absolute contingency. This text proposes that Bartleby, when supporting a place of resistance where the impossibility is understood as pure potency, promotes a cut and establishes a space, so that something that was not given a priori may emerge. Thus, it is thought that the character provides clues to invent ways of a knowing-doing- with the impossible that may interest to education. By means of Herman Melville’s literary narrative, articulated around “I would rather not”, it evidences coordinates of an ethical constellation for a knowing-doing- with the impossible within the education field.application/pdfporEducação (Santa Maria). Vol. 44 (2019), e90.Psicanalise e literaturaMelville, Herman, 1819-1891EducaçãoEducationImpossibleContingencyBartleby e a contingência: o saber-fazer-com o impossívelBartleby and the contingency : knowing-doing- with the impossibleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118198.pdf.txt001118198.pdf.txtExtracted Texttext/plain48969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214377/2/001118198.pdf.txt40a0932271008a7cde4709b5d06af5a9MD52ORIGINAL001118198.pdfTexto completoapplication/pdf435597http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214377/1/001118198.pdf80ad049cb450eb6304d93be488dbe5c8MD5110183/2143772020-10-24 04:14:14.872883oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214377Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-10-24T07:14:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Bartleby e a contingência: o saber-fazer-com o impossível
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Bartleby and the contingency : knowing-doing- with the impossible
title Bartleby e a contingência: o saber-fazer-com o impossível
spellingShingle Bartleby e a contingência: o saber-fazer-com o impossível
Kierniew, Janniny Gautério
Psicanalise e literatura
Melville, Herman, 1819-1891
Educação
Education
Impossible
Contingency
title_short Bartleby e a contingência: o saber-fazer-com o impossível
title_full Bartleby e a contingência: o saber-fazer-com o impossível
title_fullStr Bartleby e a contingência: o saber-fazer-com o impossível
title_full_unstemmed Bartleby e a contingência: o saber-fazer-com o impossível
title_sort Bartleby e a contingência: o saber-fazer-com o impossível
author Kierniew, Janniny Gautério
author_facet Kierniew, Janniny Gautério
Moschen, Simone Zanon
author_role author
author2 Moschen, Simone Zanon
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kierniew, Janniny Gautério
Moschen, Simone Zanon
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanalise e literatura
Melville, Herman, 1819-1891
Educação
topic Psicanalise e literatura
Melville, Herman, 1819-1891
Educação
Education
Impossible
Contingency
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Impossible
Contingency
description Este ensaio propõe uma reflexão que parte da narrativa literária Bartleby, o escrevente: uma história de Wall Street, escrita em 1853 por Herman Melville. O objetivo é operar com as noções de contingência e de saber-fazer-com o impossível, no campo da educação. Apoiado no pressuposto freudiano de que educar é uma das profissões que opera com o impossível e em diálogo com a leitura de Giorgio Agamben, que localiza no clássico de Melville a manifestação da contingência absoluta, este texto propõe que Bartleby, ao sustentar um lugar de resistência, em que a impossibilidade é compreendida como pura potência, promove um corte e instala um espaço para que alguma coisa que não estava dada a priori possa aparecer. Dessa forma, pensa-se que o personagem oferece pistas para inventar modos de um saber-fazer-com o impossível que pode interessar à educação. É por meio da narrativa literária de Herman Melville, articulada em torno do “preferiria não”, que se evidenciam coordenadas de uma constelação ética para um saber-fazer-com o impossível no campo da educação.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-23T04:09:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/214377
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-9031
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001118198
identifier_str_mv 0101-9031
001118198
url http://hdl.handle.net/10183/214377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação (Santa Maria). Vol. 44 (2019), e90.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214377/2/001118198.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214377/1/001118198.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 40a0932271008a7cde4709b5d06af5a9
80ad049cb450eb6304d93be488dbe5c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487445236350977