O processo de formação em saúde : uma análise dos planos de ensino das atividades curriculares obrigatórias
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/219296 |
Resumo: | A aplicação de concepções éticas, humanistas e cuidadoras no ensino e no exercício profissional no Sistema Único de Saúde (SUS), prerrogativa das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) estabelecidas há mais de uma década, ainda é um desafio nos currículos dos cursos da graduação em saúde do Brasil. Este estudo foi desenvolvido pelo grupo PET-Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) GraduaSUS e teve o objetivo de utilizar os conteúdos dos planos de ensino das atividades curriculares obrigatórias para analisar os currículos dos cursos de graduação em Medicina, Odontologia, Nutrição, Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A análise documental centrou-se na busca de termos que revelassem conteúdos e competências abordados nas atividades de ensino curriculares obrigatórias e que indicassem uma formação que contemplasse o SUS. Foi realizada análise documental de 325 planos de ensino de disciplinas e de estágios obrigatórios dos cursos, vigentes no ano de 2016, para caracterizar o processo de formação e relacionar com o trabalho no SUS. Os documentos foram examinados com o apoio do programa NVivo® versão 11.0, e os termos foram exportados para planilhas do Software Excel®, onde foram gerados quadros e gráficos. Observou-se grande diferença em relação à frequência dos termos pesquisados nas atividades de ensino curriculares ao longo da graduação dos diferentes cursos. Os planos de ensino analisados refletem fragilidades e apontam para processos formativos apoiados em práticas tecnicistas e hospitalocêntricas, mostrando que conteúdos e temas centrais para o trabalho no SUS, como educação permanente, liderança, integralidade e humanização, são abordados de forma incipiente quando comparados aos conteúdos básicos ou técnicos dos cursos. Destacam-se as ações dos estágios curriculares obrigatórios e seu papel na integração ensino-serviço-comunidade como propulsores da formação crítica e reflexiva, ancorada na realidade dos serviços de saúde e seu potencial transformador na formação em saúde. |
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Bitencourt, Renata RiffelBuchmann, Manuella GoulartRuiz, Eliziane Nicolodi FrancescatoMengatto, Cristiane MachadoBernardi, Juliana RombaldiSilva, Vanuska Lima daPires, Fabiana Schneider2021-03-31T04:19:20Z20202525-507Xhttp://hdl.handle.net/10183/219296001119159A aplicação de concepções éticas, humanistas e cuidadoras no ensino e no exercício profissional no Sistema Único de Saúde (SUS), prerrogativa das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) estabelecidas há mais de uma década, ainda é um desafio nos currículos dos cursos da graduação em saúde do Brasil. Este estudo foi desenvolvido pelo grupo PET-Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) GraduaSUS e teve o objetivo de utilizar os conteúdos dos planos de ensino das atividades curriculares obrigatórias para analisar os currículos dos cursos de graduação em Medicina, Odontologia, Nutrição, Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A análise documental centrou-se na busca de termos que revelassem conteúdos e competências abordados nas atividades de ensino curriculares obrigatórias e que indicassem uma formação que contemplasse o SUS. Foi realizada análise documental de 325 planos de ensino de disciplinas e de estágios obrigatórios dos cursos, vigentes no ano de 2016, para caracterizar o processo de formação e relacionar com o trabalho no SUS. Os documentos foram examinados com o apoio do programa NVivo® versão 11.0, e os termos foram exportados para planilhas do Software Excel®, onde foram gerados quadros e gráficos. Observou-se grande diferença em relação à frequência dos termos pesquisados nas atividades de ensino curriculares ao longo da graduação dos diferentes cursos. Os planos de ensino analisados refletem fragilidades e apontam para processos formativos apoiados em práticas tecnicistas e hospitalocêntricas, mostrando que conteúdos e temas centrais para o trabalho no SUS, como educação permanente, liderança, integralidade e humanização, são abordados de forma incipiente quando comparados aos conteúdos básicos ou técnicos dos cursos. Destacam-se as ações dos estágios curriculares obrigatórios e seu papel na integração ensino-serviço-comunidade como propulsores da formação crítica e reflexiva, ancorada na realidade dos serviços de saúde e seu potencial transformador na formação em saúde.The application of ethical, humanist and caregiving conceptions during teaching and professional practices in the Brazilian Unified Healthcare System (SUS) is a prerogative of the National Curriculum Guidelines (DCN) which have been established more than a decade ago and stills a challenge in the curricula of undergraduate healthcare programs in Brazil. This study was developed by PET group (Program of Education for Service to the Health) GraduaSUS, and had the objective of use the contents of the teaching plans of the disciplines and mandatory curricular activities to analyze the curricula of undergraduate healthcare programs Medicine, Dentistry, Nutrition, Nursing, Psychology and Physiotherapy of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The documentary qualitative analysis focused on the searching for terms related to contents and competencies addressing a SUS-focused education process. For this, a documentary analysis of 325 teaching plans of disciplines and mandatory internships of the programs, current in 2016, was performed to characterize the educational process and relate it to the healthcare service at SUS. The documents were examined with the NVivo software® version 11.0, and the terms were exported to Excel software® spreadsheets, where tables and charts were generated. There was a great difference in the frequency of the analyzed terms throughout the curricular activities of the different healthcare programs. The results indicate weakness of the educational curriculum, which still includes formative processes based on technical and hospital-centered practices. The contents and themes related to SUS practices in the services, such as permanent education, leadership, integrality and humanization are insufficiently included in the analyzed educational documents. The results highlight the important contents of the mandatory curricular internships and their role in the teaching-service-community integration as drivers of critical and reflective training, anchored in the reality of healthcare services and their transformative potential in healthcare education.La aplicación de concepciones éticas, humanistas y de cuidado durante la enseñanza y las prácticas profesionales en el Sistema Unificado de Salud de Brasil (SUS) es una prerrogativa de las Directrices Curriculares Nacionales (DCN) que se establecieron hace más de una década y que siguen siendo un desafío en los planes de estudio de los programas de pregrado en salud en Brasil. Este estudio fue desarrollado por el grupo PET (Programa de Educación pelo Servicio para la Salud) GraduaSUS, y tuvo el objetivo de analizar los planes de estudio de programas de pregrado en Medicina, Odontología, Nutrición, Enfermería, Psicología y Fisioterapia, de la Universidad Federal de Río Grande do Sul (UFRGS), mediante el análisis de los contenidos de los planes de enseñanza de las disciplinas y actividades curriculares obligatorias. El análisis cualitativo documental se centró en la búsqueda de términos relacionados con contenidos y competencias que aborden un proceso educativo centrado en el SUS. Para esto, se realizó un análisis documental de 325 planes de enseñanza de disciplinas y pasantías obligatorias de los programas, vigente en 2016, para caracterizar el proceso de capacitación y educación y relacionarlo con el servicio de salud en el SUS. Los documentos se examinaron con el software NVivo® versión 11.0, y los términos se exportaron a hojas de cálculo de software Excel®, donde se generaron tablas y gráficos. Hubo una gran diferencia en la frecuencia de los términos analizados a lo largo de las actividades curriculares de los diferentes programas de salud. Los resultados indican la debilidad del plan de estudios educativo, que aún incluye procesos formativos basados en prácticas técnicas y centradas en el hospital. Los contenidos y temas relacionados con las prácticas del SUS en los servicios, como la educación permanente, el liderazgo, la integralidad y la humanización, no están suficientemente incluidos en los documentos educativos analizados. Los resultados destacan los contenidos importantes de las pasantías curriculares obligatorias y su papel en la integración de la enseñanza-servicio-comunidad como impulsores de capacitación crítica y reflexiva, anclada en la realidad de los servicios de salud y su potencial transformador en la educación de la salud.application/pdfporRevista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 4, n. 1 (ago. 2020), p. 62-78Integralidade em saúdeSistema Único de SaúdeEducaçãoIntegrality in HealthUnified Health SystemEducationIntegralidad en SaludSistema Único de SaludEducaciónO processo de formação em saúde : uma análise dos planos de ensino das atividades curriculares obrigatóriasThe process of education in healthcare : an analysis of mandatory curricular activitiesEl proceso de formación en salud : un análisis de las actividades curriculares mandatoriasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119159.pdf.txt001119159.pdf.txtExtracted Texttext/plain41445http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219296/2/001119159.pdf.txt26e9bb89d8b80e75364b17ccc4d9c061MD52ORIGINAL001119159.pdfTexto completoapplication/pdf712006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219296/1/001119159.pdf092905ccc9336c585f8558f4def0358aMD5110183/2192962021-05-07 05:04:40.190438oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219296Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:04:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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