A competência informacional na biblioteca escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Patrícia Barbosa de Moura
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/16029
Resumo: Para auxiliar os usuários no que tange a busca pela informação, as bibliotecas utilizavam a educação de usuário. Porém, hoje esta atividade se encontra insuficiente para auxiliar o usuário. Competências mais abrangentes se tornaram necessárias no atual contexto da Sociedade da Informação e são chamadas Information Literacy, ou competência informacional, que é um processo de capacitação do usuário cidadão. Essas competências requerem o desenvolvimento de habilidades para o usuário buscar, avaliar e utilizar a informação com destreza, autonomia e eficácia. Trata-se de uma atividade importante na atualidade, que está ligada às tecnologias de informação e comunicação, no ambiente digital. O termo competência informacional está ainda em fase de consolidação no Brasil, mas é tema de constante discussão. A definição do termo se refere ao desenvolvimento de habilidades para os usuários se tornarem competentes em informação na Sociedade da Informação e está na essência do aprendizado ao longo da vida. Neste sentido, salienta-se a biblioteca escolar como um ambiente ideal e o bibliotecário como o educador ideal para lançar as bases do desenvolvimento da competência informacional nos usuários educandos, já que é neste ambiente que ele tem o primeiro contato formal com a necessidade informacional. Este estudo identifica as habilidades necessárias para o indivíduo competente em informação, apresenta a conceituação e definição do termo competência informacional, mostrando no que consiste esta prática.
id UFRGS-2_323280ac16c070bb729791add73a34d0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16029
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Patrícia Barbosa de MouraBonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling2009-06-06T04:13:01Z2008http://hdl.handle.net/10183/16029000668024Para auxiliar os usuários no que tange a busca pela informação, as bibliotecas utilizavam a educação de usuário. Porém, hoje esta atividade se encontra insuficiente para auxiliar o usuário. Competências mais abrangentes se tornaram necessárias no atual contexto da Sociedade da Informação e são chamadas Information Literacy, ou competência informacional, que é um processo de capacitação do usuário cidadão. Essas competências requerem o desenvolvimento de habilidades para o usuário buscar, avaliar e utilizar a informação com destreza, autonomia e eficácia. Trata-se de uma atividade importante na atualidade, que está ligada às tecnologias de informação e comunicação, no ambiente digital. O termo competência informacional está ainda em fase de consolidação no Brasil, mas é tema de constante discussão. A definição do termo se refere ao desenvolvimento de habilidades para os usuários se tornarem competentes em informação na Sociedade da Informação e está na essência do aprendizado ao longo da vida. Neste sentido, salienta-se a biblioteca escolar como um ambiente ideal e o bibliotecário como o educador ideal para lançar as bases do desenvolvimento da competência informacional nos usuários educandos, já que é neste ambiente que ele tem o primeiro contato formal com a necessidade informacional. Este estudo identifica as habilidades necessárias para o indivíduo competente em informação, apresenta a conceituação e definição do termo competência informacional, mostrando no que consiste esta prática.To assist the users in the search for information, libraries have always attempted to enable their user through user education. However, this activity is considered insufficient today. Broader abilities have become necessary in the present context of Information Society and are called Information Literacy, which is a process to improve abilities in order to help the user become a more qualified citizen. This competence requires the development of abilities to search for, to evaluate and to use information autonomously, skilfully, and effectively. It is an important learning activity at present, connected to information technology, in the digital environment. The term used in Brazil for Information Literacy is still being disussed. The definition of the term relates to the development of abilities for users to become competent in information retrieval in the context of Information Society; it is also the essence of lifelong learning. School library is pointed out as the ideal environment, and the librarian as the ideal educator, to set the bases of the development of Information Literacy, once it is in this environment that students have the first formal contact with their informacional needs. This study identifies the necessary skills for the individual to become information litterate, presents the conceptualization and definition of the term Information Literacy, and what it really consists of.application/pdfporBiblioteca escolarAlfabetização informacionalCompetência informacionalSociedade da informaçãoInformation societySchool libraryInformation literacyA competência informacional na biblioteca escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2008Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000668024.pdf.txt000668024.pdf.txtExtracted Texttext/plain115039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16029/2/000668024.pdf.txt4d4bd171590ce70b7ce1689f02ba01d4MD52ORIGINAL000668024.pdf000668024.pdfTexto completoapplication/pdf611013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16029/1/000668024.pdfa1c71cea117ff612587328bd920afcc2MD51THUMBNAIL000668024.pdf.jpg000668024.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16029/3/000668024.pdf.jpg261b5b5cb8e268c11562584ace8094d0MD5310183/160292018-10-05 08:53:49.384oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16029Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:53:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A competência informacional na biblioteca escolar
title A competência informacional na biblioteca escolar
spellingShingle A competência informacional na biblioteca escolar
Santos, Patrícia Barbosa de Moura
Biblioteca escolar
Alfabetização informacional
Competência informacional
Sociedade da informação
Information society
School library
Information literacy
title_short A competência informacional na biblioteca escolar
title_full A competência informacional na biblioteca escolar
title_fullStr A competência informacional na biblioteca escolar
title_full_unstemmed A competência informacional na biblioteca escolar
title_sort A competência informacional na biblioteca escolar
author Santos, Patrícia Barbosa de Moura
author_facet Santos, Patrícia Barbosa de Moura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Patrícia Barbosa de Moura
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling
contributor_str_mv Bonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Alfabetização informacional
Competência informacional
Sociedade da informação
topic Biblioteca escolar
Alfabetização informacional
Competência informacional
Sociedade da informação
Information society
School library
Information literacy
dc.subject.eng.fl_str_mv Information society
School library
Information literacy
description Para auxiliar os usuários no que tange a busca pela informação, as bibliotecas utilizavam a educação de usuário. Porém, hoje esta atividade se encontra insuficiente para auxiliar o usuário. Competências mais abrangentes se tornaram necessárias no atual contexto da Sociedade da Informação e são chamadas Information Literacy, ou competência informacional, que é um processo de capacitação do usuário cidadão. Essas competências requerem o desenvolvimento de habilidades para o usuário buscar, avaliar e utilizar a informação com destreza, autonomia e eficácia. Trata-se de uma atividade importante na atualidade, que está ligada às tecnologias de informação e comunicação, no ambiente digital. O termo competência informacional está ainda em fase de consolidação no Brasil, mas é tema de constante discussão. A definição do termo se refere ao desenvolvimento de habilidades para os usuários se tornarem competentes em informação na Sociedade da Informação e está na essência do aprendizado ao longo da vida. Neste sentido, salienta-se a biblioteca escolar como um ambiente ideal e o bibliotecário como o educador ideal para lançar as bases do desenvolvimento da competência informacional nos usuários educandos, já que é neste ambiente que ele tem o primeiro contato formal com a necessidade informacional. Este estudo identifica as habilidades necessárias para o indivíduo competente em informação, apresenta a conceituação e definição do termo competência informacional, mostrando no que consiste esta prática.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-06-06T04:13:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/16029
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000668024
url http://hdl.handle.net/10183/16029
identifier_str_mv 000668024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16029/2/000668024.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16029/1/000668024.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16029/3/000668024.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d4bd171590ce70b7ce1689f02ba01d4
a1c71cea117ff612587328bd920afcc2
261b5b5cb8e268c11562584ace8094d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224385492680704