Rádio na escola : de consumidores para produtores de mídia, integralizando o pedagógico com momentos de entretenimento e lazer, contribuindo para melhorar o coeficiente comunicativo das relações sociais no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Leandro Souza da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141393
Resumo: O Rádio é um dos mais antigos e populares veículos de comunicação. Tem uma abrangência enorme, atingindo a grande maioria, se não a totalidade da população, uma realidade muito explorada até hoje. Porém, nas escolas, parece ser algo relativamente novo, o que justifica, em parte, certa estranheza a alguns, pois não estão habituados com esse recurso. Com isso, passamos a consumidores dessa mídia. Devemos passar de consumidores a sujeitos ativos e pensantes nesse novo conceito da educomunicação, capazes de aprender e vivenciar um novo modo de ―fazer comunicação‖ com o pedagógico, pois as possibilidades de utilização didática dos recursos dessa mídia são imensas. Acredita-se que melhorar a relação comunicativa na escola não é uma tarefa fácil, devido à rotina, que demanda a comunicação pouco ou quase nenhum tempo. Com esse trabalho, pretende-se minimizar o problema, uma vez que, o rádio continua sendo uma ótima opção quando se quer pensar em uma educação renovada e mais próxima da realidade dos próprios educandos. É uma lição a ser estudada, refletida e convertida em novas experiências. À medida que as características do rádio passam a ser mais conhecidas, surgem papéis sociais com objetivos comunicativos entre os diferentes gêneros radiofônicos. Esses papéis possibilitam a apropriação dos instrumentos dessa mídia para construir propostas de cidadania engajando os alunos em projetos de colaboração que discutam questões ligadas a diferentes assuntos que contribuem para a melhoria das relações entre as pessoas. Com essas questões, procura-se sempre uma complementação entre o pedagógico, o entretenimento e o lazer, contribuindo para melhorar o coeficiente comunicativo das relações sociais no ambiente escolar.
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