Rádio na escola : de consumidores para produtores de mídia, integralizando o pedagógico com momentos de entretenimento e lazer, contribuindo para melhorar o coeficiente comunicativo das relações sociais no ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141393 |
Resumo: | O Rádio é um dos mais antigos e populares veículos de comunicação. Tem uma abrangência enorme, atingindo a grande maioria, se não a totalidade da população, uma realidade muito explorada até hoje. Porém, nas escolas, parece ser algo relativamente novo, o que justifica, em parte, certa estranheza a alguns, pois não estão habituados com esse recurso. Com isso, passamos a consumidores dessa mídia. Devemos passar de consumidores a sujeitos ativos e pensantes nesse novo conceito da educomunicação, capazes de aprender e vivenciar um novo modo de ―fazer comunicação‖ com o pedagógico, pois as possibilidades de utilização didática dos recursos dessa mídia são imensas. Acredita-se que melhorar a relação comunicativa na escola não é uma tarefa fácil, devido à rotina, que demanda a comunicação pouco ou quase nenhum tempo. Com esse trabalho, pretende-se minimizar o problema, uma vez que, o rádio continua sendo uma ótima opção quando se quer pensar em uma educação renovada e mais próxima da realidade dos próprios educandos. É uma lição a ser estudada, refletida e convertida em novas experiências. À medida que as características do rádio passam a ser mais conhecidas, surgem papéis sociais com objetivos comunicativos entre os diferentes gêneros radiofônicos. Esses papéis possibilitam a apropriação dos instrumentos dessa mídia para construir propostas de cidadania engajando os alunos em projetos de colaboração que discutam questões ligadas a diferentes assuntos que contribuem para a melhoria das relações entre as pessoas. Com essas questões, procura-se sempre uma complementação entre o pedagógico, o entretenimento e o lazer, contribuindo para melhorar o coeficiente comunicativo das relações sociais no ambiente escolar. |
id |
UFRGS-2_32976668b3da3be5f7a0a08bfc591fe1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141393 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira, Leandro Souza daFoohs, Marcelo Magalhães2016-05-20T02:10:17Z2010http://hdl.handle.net/10183/141393000991641O Rádio é um dos mais antigos e populares veículos de comunicação. Tem uma abrangência enorme, atingindo a grande maioria, se não a totalidade da população, uma realidade muito explorada até hoje. Porém, nas escolas, parece ser algo relativamente novo, o que justifica, em parte, certa estranheza a alguns, pois não estão habituados com esse recurso. Com isso, passamos a consumidores dessa mídia. Devemos passar de consumidores a sujeitos ativos e pensantes nesse novo conceito da educomunicação, capazes de aprender e vivenciar um novo modo de ―fazer comunicação‖ com o pedagógico, pois as possibilidades de utilização didática dos recursos dessa mídia são imensas. Acredita-se que melhorar a relação comunicativa na escola não é uma tarefa fácil, devido à rotina, que demanda a comunicação pouco ou quase nenhum tempo. Com esse trabalho, pretende-se minimizar o problema, uma vez que, o rádio continua sendo uma ótima opção quando se quer pensar em uma educação renovada e mais próxima da realidade dos próprios educandos. É uma lição a ser estudada, refletida e convertida em novas experiências. À medida que as características do rádio passam a ser mais conhecidas, surgem papéis sociais com objetivos comunicativos entre os diferentes gêneros radiofônicos. Esses papéis possibilitam a apropriação dos instrumentos dessa mídia para construir propostas de cidadania engajando os alunos em projetos de colaboração que discutam questões ligadas a diferentes assuntos que contribuem para a melhoria das relações entre as pessoas. Com essas questões, procura-se sempre uma complementação entre o pedagógico, o entretenimento e o lazer, contribuindo para melhorar o coeficiente comunicativo das relações sociais no ambiente escolar.The Radio is one of the oldest and popular media. It has a huge scope, affecting the vast majority, if not the entire population, a fact exploited much to date. However, in schools, seems to be something relatively new, which explains, in part, a certain awkwardness to some, since they are not familiar with this feature. With this, we the consumers of media. We must move from consumers to active citizens and thinking in this new concept of educational communication, able to learn and experience a new way of doing communication "with the educational because the possibilities of using this media teaching resources are immense. It is believed that better communicative relationship in school is not an easy task due to the routine, which requires the reporting little or no time. With this work, we intend to minimize the problem, since the radio is still a great option when one wants to think of a fresh education and closer to the reality of the learners themselves. It is a lesson to be studied, reflected and converted into new experiences. As the characteristics of the radio become more known, appear roles with communicative purposes between different radio genres. These roles allow the appropriation of the instruments of media to build proposals for citizenship by engaging students in collaborative projects to discuss issues relating to different issues that contribute to improving relations between people. With these questions, demand is always a complementation between the educational, entertainment and leisure, helping improve the coefficient of communicative social relations at school.application/pdfporRádio (Comunicação)ConsumidorTecnologia educacionalRadioCommunicationsConsumerEducational communicationRádio na escola : de consumidores para produtores de mídia, integralizando o pedagógico com momentos de entretenimento e lazer, contribuindo para melhorar o coeficiente comunicativo das relações sociais no ambiente escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991641.pdf000991641.pdfTexto completoapplication/pdf858792http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141393/1/000991641.pdfc54e0ea741dd3c6a73ee4bf3ec4c65d9MD51TEXT000991641.pdf.txt000991641.pdf.txtExtracted Texttext/plain100554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141393/2/000991641.pdf.txt77c071e63723e37c462db88daa13a8d5MD52THUMBNAIL000991641.pdf.jpg000991641.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141393/3/000991641.pdf.jpgc9006b2fcc5138ea785cde7cebd8e85aMD5310183/1413932018-10-25 10:04:00.092oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141393Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Rádio na escola : de consumidores para produtores de mídia, integralizando o pedagógico com momentos de entretenimento e lazer, contribuindo para melhorar o coeficiente comunicativo das relações sociais no ambiente escolar |
title |
Rádio na escola : de consumidores para produtores de mídia, integralizando o pedagógico com momentos de entretenimento e lazer, contribuindo para melhorar o coeficiente comunicativo das relações sociais no ambiente escolar |
spellingShingle |
Rádio na escola : de consumidores para produtores de mídia, integralizando o pedagógico com momentos de entretenimento e lazer, contribuindo para melhorar o coeficiente comunicativo das relações sociais no ambiente escolar Silveira, Leandro Souza da Rádio (Comunicação) Consumidor Tecnologia educacional Radio Communications Consumer Educational communication |
title_short |
Rádio na escola : de consumidores para produtores de mídia, integralizando o pedagógico com momentos de entretenimento e lazer, contribuindo para melhorar o coeficiente comunicativo das relações sociais no ambiente escolar |
title_full |
Rádio na escola : de consumidores para produtores de mídia, integralizando o pedagógico com momentos de entretenimento e lazer, contribuindo para melhorar o coeficiente comunicativo das relações sociais no ambiente escolar |
title_fullStr |
Rádio na escola : de consumidores para produtores de mídia, integralizando o pedagógico com momentos de entretenimento e lazer, contribuindo para melhorar o coeficiente comunicativo das relações sociais no ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
Rádio na escola : de consumidores para produtores de mídia, integralizando o pedagógico com momentos de entretenimento e lazer, contribuindo para melhorar o coeficiente comunicativo das relações sociais no ambiente escolar |
title_sort |
Rádio na escola : de consumidores para produtores de mídia, integralizando o pedagógico com momentos de entretenimento e lazer, contribuindo para melhorar o coeficiente comunicativo das relações sociais no ambiente escolar |
author |
Silveira, Leandro Souza da |
author_facet |
Silveira, Leandro Souza da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Leandro Souza da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Foohs, Marcelo Magalhães |
contributor_str_mv |
Foohs, Marcelo Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rádio (Comunicação) Consumidor Tecnologia educacional |
topic |
Rádio (Comunicação) Consumidor Tecnologia educacional Radio Communications Consumer Educational communication |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Radio Communications Consumer Educational communication |
description |
O Rádio é um dos mais antigos e populares veículos de comunicação. Tem uma abrangência enorme, atingindo a grande maioria, se não a totalidade da população, uma realidade muito explorada até hoje. Porém, nas escolas, parece ser algo relativamente novo, o que justifica, em parte, certa estranheza a alguns, pois não estão habituados com esse recurso. Com isso, passamos a consumidores dessa mídia. Devemos passar de consumidores a sujeitos ativos e pensantes nesse novo conceito da educomunicação, capazes de aprender e vivenciar um novo modo de ―fazer comunicação‖ com o pedagógico, pois as possibilidades de utilização didática dos recursos dessa mídia são imensas. Acredita-se que melhorar a relação comunicativa na escola não é uma tarefa fácil, devido à rotina, que demanda a comunicação pouco ou quase nenhum tempo. Com esse trabalho, pretende-se minimizar o problema, uma vez que, o rádio continua sendo uma ótima opção quando se quer pensar em uma educação renovada e mais próxima da realidade dos próprios educandos. É uma lição a ser estudada, refletida e convertida em novas experiências. À medida que as características do rádio passam a ser mais conhecidas, surgem papéis sociais com objetivos comunicativos entre os diferentes gêneros radiofônicos. Esses papéis possibilitam a apropriação dos instrumentos dessa mídia para construir propostas de cidadania engajando os alunos em projetos de colaboração que discutam questões ligadas a diferentes assuntos que contribuem para a melhoria das relações entre as pessoas. Com essas questões, procura-se sempre uma complementação entre o pedagógico, o entretenimento e o lazer, contribuindo para melhorar o coeficiente comunicativo das relações sociais no ambiente escolar. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-20T02:10:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141393 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000991641 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141393 |
identifier_str_mv |
000991641 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141393/1/000991641.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141393/2/000991641.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141393/3/000991641.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c54e0ea741dd3c6a73ee4bf3ec4c65d9 77c071e63723e37c462db88daa13a8d5 c9006b2fcc5138ea785cde7cebd8e85a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224509339992064 |