Concepções dos profissionais de uma UTI pediátrica sobre interdisciplinaridade na perspectiva de implantação de um programa de residencia multiprofissional em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padilha, Jane Iândora Heringer
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/76045
Resumo: Esta pesquisa foi realizada para compor o trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas para a Educação em Serviços da Saúde, promovido em parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Grupo Hospitalar Conceição e a Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. O objetivo da investigação desenvolvida foi analisar as concepções que os profissionais da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, Porto Alegre/RS, têm sobre interdisciplinaridade. A intenção foi levantar questões para possibilitar a preparação dos profissionais desta instituição para a implantação do projeto de Residência Multiprofissional em Saúde. Para o levantamento dos dados foi aplicado um questionário sobre interdisciplinaridade e as respostas às questões foram analisadas conforme o método de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1979). A partir desta análise foram levantadas cinco categorias: 1) Ações de envolvimento coletivo; 2) Postura profissional; 3) Motivações individuais; 4) Dispositivos institucionais; 5) Perfil da unidade e dos usuários. Para analisar como acontece a interdisciplinaridade é necessário considerar o contexto (unidade/ instituição) no qual ela ocorre, os sujeitos envolvidos (profissionais e usuários) e as relações intersubjetivas (equipes). Estes fatores possibilitam ou dificultam a efetivação de práticas interdisciplinares. A Residência Multiprofissional em Saúde pode colaborar impulsionando a reflexão sobre as práticas de trabalho e fortalecendo as ações interdisciplinares.
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