Um olhar arquivístico sobre o portal do aluno da UFRGS : uma análise através da metodologia InterPARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Jean Felipe Pires
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/110760
Resumo: Este trabalho analisa o Portal do Aluno da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sob a ótica arquivística, a partir do estudo de três tipos documentais gerados nele: o Comprovante de Matrícula, o Atestado de Matrícula e o Histórico do Curso, utilizando-se de parte da metodologia desenvolvida no âmbito do Projeto InterPARES. Esse tem como base a união dos princípios e métodos da Diplomática Clássica com os da Arquivologia, chamada de Diplomática Contemporânea, objetivando o desenvolvimento de estratégias para a preservação de documentos autênticos e fidedignos à longo prazo. Primeiramente é trazida a definição de Documento Arquivístico Convencional sendo apresentado alguns aspectos relacionados a seus valores, componentes e características. Em seguida trata-se do Documento Arquivístico Eletrônico conceituando-o e falando sobre alguns pontos diferenciais seus em relação ao Documento Arquivístico Convencional, como a dissociação do suporte e do conteúdo do documento, as anotações, as pessoas envolvidas em sua produção e questões relacionadas a garantia de sua autenticidade e fidedignidade. Após apresenta-se o “Roteiro para análise contextual dos Estudos de Caso” que auxilia na aplicação do “Modelo para análise diplomática”, instrumentos disponibilizados pelo Projeto InterPARES, escolhidos para a realização do estudo proposto. Sendo então explicado como foram verificados os requisitos levantados no “Modelo para análise diplomática” considerados no âmbito do Projeto InterPARES necessários a um documento arquivístico. Tendo a metodologia explicada parte-se para a apresentação dos resultados obtidos de sua aplicação nos tipos documentais selecionados, relacionados a cada um dos requisitos necessários a um documento arquivístico. Por fim são trazidas as conclusões apreendidas através da análise realizada como a necessidade de melhora no processo de articulação do documento e de características fundamentais ao documento arquivístico: a confiabilidade, autenticidade e unicidade. E também do questionamento em relação ao Histórico do Curso como documento ou registro. Considerando que uma maior atenção deva ser dada no momento da produção do documento para evitar tais problemas.
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Em seguida trata-se do Documento Arquivístico Eletrônico conceituando-o e falando sobre alguns pontos diferenciais seus em relação ao Documento Arquivístico Convencional, como a dissociação do suporte e do conteúdo do documento, as anotações, as pessoas envolvidas em sua produção e questões relacionadas a garantia de sua autenticidade e fidedignidade. Após apresenta-se o “Roteiro para análise contextual dos Estudos de Caso” que auxilia na aplicação do “Modelo para análise diplomática”, instrumentos disponibilizados pelo Projeto InterPARES, escolhidos para a realização do estudo proposto. Sendo então explicado como foram verificados os requisitos levantados no “Modelo para análise diplomática” considerados no âmbito do Projeto InterPARES necessários a um documento arquivístico. Tendo a metodologia explicada parte-se para a apresentação dos resultados obtidos de sua aplicação nos tipos documentais selecionados, relacionados a cada um dos requisitos necessários a um documento arquivístico. Por fim são trazidas as conclusões apreendidas através da análise realizada como a necessidade de melhora no processo de articulação do documento e de características fundamentais ao documento arquivístico: a confiabilidade, autenticidade e unicidade. E também do questionamento em relação ao Histórico do Curso como documento ou registro. Considerando que uma maior atenção deva ser dada no momento da produção do documento para evitar tais problemas.Este trabajo analiza el Portal del alumno de la Universidad Federal de Río Grande do Sul (UFRGS), en la perspectiva archivística, a partir del estudio de tres tipologías documentales vinculadas al expediente del alumno al largo de su vida en la universidad: el certificado y atestado de matrícula y el histórico del curso, basando su análisis en parte de la metodología desarrollada dentro del Proyecto InterPARES. Esto se basa en la unión de los principios y métodos de la diplomática clásica con los principios y métodos la Archivística, denominados Diplomática Contemporánea. Este trabajo va dirigido a desarrollar estrategias para la preservación de documentos auténticos y fiables a largo plazo. En primer lugar se presenta la definición de documento de archivo y algunos aspectos relacionados con sus valores, componentes y características convencionales. Conceptualizando el documento de archivo electrónico se abordan algunos puntos en relación con su diferencial en relación al Documento Archivístico convencional, como la disociación de soporte y contenido, las anotaciones, los que participan en su producción y cuestiones conexas para garantizar su autenticidad y fiabilidad. Después se presenta el "Plan de trabajo para el análisis contextual de Estudios de Caso" que ayuda en la aplicación del "modelo de análisis" diplomático, herramientas proporcionadas por el Proyecto InterPARES, elegidas para llevar a cabo el estudio aquí propuesto. Se buscará también explicar cómo han sido verificadas las exigencias planteadas en el "Modelo para el análisis diplomático", considerado bajo el Proyecto InterPARES necesarias al documento archivístico. Una vez explicado cómo ha sido hecha la verificación de los requisitos la etapa siguiente será presentar los resultados de su aplicación en los documentos seleccionados, en relación con cada uno de los requisitos necesarios para que un documento sea considerado documento de archivo. Finalmente se buscan presentar las conclusiones incautadas por los análisis tales como la necesidad de mejora en la articulación del documento y características clave de los documentos de archivo: fiabilidad, autenticidad y singularidad. Y también la pregunta sobre el histórico del curso visto como un documento o registro. Teniendo en cuenta que se debe dar mayor atención en el momento de la producción del documento para evitar este tipo de problemas.application/pdfporArquivísticaUniversidade Federal do Rio Grande do SulDocumento eletrônicoArchivísticaDocumento archivísticoMetodología InterPARESUniversidad Federal de Río Grande do SulUm olhar arquivístico sobre o portal do aluno da UFRGS : uma análise através da metodologia InterPARESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Arquivologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952815.pdf000952815.pdfTexto completoapplication/pdf4410905http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110760/1/000952815.pdfde486d212e0e5f1652227b2404e2bdb1MD51TEXT000952815.pdf.txt000952815.pdf.txtExtracted Texttext/plain124619http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110760/2/000952815.pdf.txtd7931eaf057697e29043c2200e29ee5aMD52THUMBNAIL000952815.pdf.jpg000952815.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1097http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110760/3/000952815.pdf.jpg65a2304cf8775f61806ab9b8e4ff4fddMD5310183/1107602023-03-30 03:23:35.57593oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110760Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-30T06:23:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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