A segmentação no mercado de revistas femininas : uma análise das publicações da Editora Abril direcionadas a mulheres adultas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mônica Carvalho de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37639
Resumo: Este trabalho estuda o mercado editorial de revistas femininas da Editora Abril, voltadas ao público adulto. Seu objetivo geral é mostrar como a segmentação das revistas femininas foi sendo delineada, focando na atuação da Abril a partir de seu surgimento, em 1950, e lançamento de sua primeira revista feminina, a Capricho, em 1952. Primeiramente apresenta-se o contexto do surgimento das revistas femininas no Brasil, desde a primeira a que se tem registro, em 1827,até os recentes lançamentos da Editora Abril, em 2010. Após, são apresentados dados de circulação e perfil de público das revistas femininas da Abril ainda em circulação e com maioria de leitoras na faixa etária acima de 18 anos. A partir da construção deste panorama, baseado no método de pesquisa bibliográfica e levantamento de dados junto a sites mantidos pela Editora Abril, são levantados fatores que contribuíram para a configuração do mercado descrito ao longo dos dois primeiros capítulos.
id UFRGS-2_3456f800712626c116de8c9cf01acf24
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37639
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Mônica Carvalho deFonseca, Virginia Pradelina da Silveira2012-03-20T01:21:34Z2011http://hdl.handle.net/10183/37639000822318Este trabalho estuda o mercado editorial de revistas femininas da Editora Abril, voltadas ao público adulto. Seu objetivo geral é mostrar como a segmentação das revistas femininas foi sendo delineada, focando na atuação da Abril a partir de seu surgimento, em 1950, e lançamento de sua primeira revista feminina, a Capricho, em 1952. Primeiramente apresenta-se o contexto do surgimento das revistas femininas no Brasil, desde a primeira a que se tem registro, em 1827,até os recentes lançamentos da Editora Abril, em 2010. Após, são apresentados dados de circulação e perfil de público das revistas femininas da Abril ainda em circulação e com maioria de leitoras na faixa etária acima de 18 anos. A partir da construção deste panorama, baseado no método de pesquisa bibliográfica e levantamento de dados junto a sites mantidos pela Editora Abril, são levantados fatores que contribuíram para a configuração do mercado descrito ao longo dos dois primeiros capítulos.This work studies the publishing of women’s magazines published by Editora Abril, aimed at adult audiences. Its general purpose is to show how the segmentation of women’s magazines was being outlined, focusing on the role of Abril since its inception in 1950, and also in the launching of Abril's first magazine, in 1952, called Capricho. First it’s presented the context of the emergence of women’s magazine in Brazil, since the first on record in 1827, until the recent release of Editora Abril in 2010. After that, is presented data from public circulation and a profile of women’s magazines that are still in circulation, with most readers aged over 18 years. After the construction of this prespective, wich was based on the method of literature review and survey data from the sites maintained by Editora Abril, are raised factors that contributed to the market configuration described over the first chapters.application/pdfporImprensa femininaRevistasSegmentação de mercadoJournalismMarket segmentationPress womenEditora AbrilA segmentação no mercado de revistas femininas : uma análise das publicações da Editora Abril direcionadas a mulheres adultasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000822318.pdf.txt000822318.pdf.txtExtracted Texttext/plain160874http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37639/2/000822318.pdf.txt6140b32033cf1152a89dd4144ebf6141MD52ORIGINAL000822318.pdf000822318.pdfTexto completoapplication/pdf367245http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37639/1/000822318.pdf46e830612aa96cf46cac02ec22bbff37MD51THUMBNAIL000822318.pdf.jpg000822318.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37639/3/000822318.pdf.jpg546301024a339f451206232ad925e193MD5310183/376392018-10-10 07:59:44.966oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37639Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:59:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A segmentação no mercado de revistas femininas : uma análise das publicações da Editora Abril direcionadas a mulheres adultas
title A segmentação no mercado de revistas femininas : uma análise das publicações da Editora Abril direcionadas a mulheres adultas
spellingShingle A segmentação no mercado de revistas femininas : uma análise das publicações da Editora Abril direcionadas a mulheres adultas
Oliveira, Mônica Carvalho de
Imprensa feminina
Revistas
Segmentação de mercado
Journalism
Market segmentation
Press women
Editora Abril
title_short A segmentação no mercado de revistas femininas : uma análise das publicações da Editora Abril direcionadas a mulheres adultas
title_full A segmentação no mercado de revistas femininas : uma análise das publicações da Editora Abril direcionadas a mulheres adultas
title_fullStr A segmentação no mercado de revistas femininas : uma análise das publicações da Editora Abril direcionadas a mulheres adultas
title_full_unstemmed A segmentação no mercado de revistas femininas : uma análise das publicações da Editora Abril direcionadas a mulheres adultas
title_sort A segmentação no mercado de revistas femininas : uma análise das publicações da Editora Abril direcionadas a mulheres adultas
author Oliveira, Mônica Carvalho de
author_facet Oliveira, Mônica Carvalho de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mônica Carvalho de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Virginia Pradelina da Silveira
contributor_str_mv Fonseca, Virginia Pradelina da Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Imprensa feminina
Revistas
Segmentação de mercado
topic Imprensa feminina
Revistas
Segmentação de mercado
Journalism
Market segmentation
Press women
Editora Abril
dc.subject.eng.fl_str_mv Journalism
Market segmentation
Press women
Editora Abril
description Este trabalho estuda o mercado editorial de revistas femininas da Editora Abril, voltadas ao público adulto. Seu objetivo geral é mostrar como a segmentação das revistas femininas foi sendo delineada, focando na atuação da Abril a partir de seu surgimento, em 1950, e lançamento de sua primeira revista feminina, a Capricho, em 1952. Primeiramente apresenta-se o contexto do surgimento das revistas femininas no Brasil, desde a primeira a que se tem registro, em 1827,até os recentes lançamentos da Editora Abril, em 2010. Após, são apresentados dados de circulação e perfil de público das revistas femininas da Abril ainda em circulação e com maioria de leitoras na faixa etária acima de 18 anos. A partir da construção deste panorama, baseado no método de pesquisa bibliográfica e levantamento de dados junto a sites mantidos pela Editora Abril, são levantados fatores que contribuíram para a configuração do mercado descrito ao longo dos dois primeiros capítulos.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-03-20T01:21:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/37639
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000822318
url http://hdl.handle.net/10183/37639
identifier_str_mv 000822318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37639/2/000822318.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37639/1/000822318.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37639/3/000822318.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6140b32033cf1152a89dd4144ebf6141
46e830612aa96cf46cac02ec22bbff37
546301024a339f451206232ad925e193
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486744491884544