A segmentação no mercado de revistas femininas : uma análise das publicações da Editora Abril direcionadas a mulheres adultas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/37639 |
Resumo: | Este trabalho estuda o mercado editorial de revistas femininas da Editora Abril, voltadas ao público adulto. Seu objetivo geral é mostrar como a segmentação das revistas femininas foi sendo delineada, focando na atuação da Abril a partir de seu surgimento, em 1950, e lançamento de sua primeira revista feminina, a Capricho, em 1952. Primeiramente apresenta-se o contexto do surgimento das revistas femininas no Brasil, desde a primeira a que se tem registro, em 1827,até os recentes lançamentos da Editora Abril, em 2010. Após, são apresentados dados de circulação e perfil de público das revistas femininas da Abril ainda em circulação e com maioria de leitoras na faixa etária acima de 18 anos. A partir da construção deste panorama, baseado no método de pesquisa bibliográfica e levantamento de dados junto a sites mantidos pela Editora Abril, são levantados fatores que contribuíram para a configuração do mercado descrito ao longo dos dois primeiros capítulos. |
id |
UFRGS-2_3456f800712626c116de8c9cf01acf24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37639 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Mônica Carvalho deFonseca, Virginia Pradelina da Silveira2012-03-20T01:21:34Z2011http://hdl.handle.net/10183/37639000822318Este trabalho estuda o mercado editorial de revistas femininas da Editora Abril, voltadas ao público adulto. Seu objetivo geral é mostrar como a segmentação das revistas femininas foi sendo delineada, focando na atuação da Abril a partir de seu surgimento, em 1950, e lançamento de sua primeira revista feminina, a Capricho, em 1952. Primeiramente apresenta-se o contexto do surgimento das revistas femininas no Brasil, desde a primeira a que se tem registro, em 1827,até os recentes lançamentos da Editora Abril, em 2010. Após, são apresentados dados de circulação e perfil de público das revistas femininas da Abril ainda em circulação e com maioria de leitoras na faixa etária acima de 18 anos. A partir da construção deste panorama, baseado no método de pesquisa bibliográfica e levantamento de dados junto a sites mantidos pela Editora Abril, são levantados fatores que contribuíram para a configuração do mercado descrito ao longo dos dois primeiros capítulos.This work studies the publishing of women’s magazines published by Editora Abril, aimed at adult audiences. Its general purpose is to show how the segmentation of women’s magazines was being outlined, focusing on the role of Abril since its inception in 1950, and also in the launching of Abril's first magazine, in 1952, called Capricho. First it’s presented the context of the emergence of women’s magazine in Brazil, since the first on record in 1827, until the recent release of Editora Abril in 2010. After that, is presented data from public circulation and a profile of women’s magazines that are still in circulation, with most readers aged over 18 years. After the construction of this prespective, wich was based on the method of literature review and survey data from the sites maintained by Editora Abril, are raised factors that contributed to the market configuration described over the first chapters.application/pdfporImprensa femininaRevistasSegmentação de mercadoJournalismMarket segmentationPress womenEditora AbrilA segmentação no mercado de revistas femininas : uma análise das publicações da Editora Abril direcionadas a mulheres adultasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000822318.pdf.txt000822318.pdf.txtExtracted Texttext/plain160874http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37639/2/000822318.pdf.txt6140b32033cf1152a89dd4144ebf6141MD52ORIGINAL000822318.pdf000822318.pdfTexto completoapplication/pdf367245http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37639/1/000822318.pdf46e830612aa96cf46cac02ec22bbff37MD51THUMBNAIL000822318.pdf.jpg000822318.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37639/3/000822318.pdf.jpg546301024a339f451206232ad925e193MD5310183/376392018-10-10 07:59:44.966oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37639Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:59:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A segmentação no mercado de revistas femininas : uma análise das publicações da Editora Abril direcionadas a mulheres adultas |
title |
A segmentação no mercado de revistas femininas : uma análise das publicações da Editora Abril direcionadas a mulheres adultas |
spellingShingle |
A segmentação no mercado de revistas femininas : uma análise das publicações da Editora Abril direcionadas a mulheres adultas Oliveira, Mônica Carvalho de Imprensa feminina Revistas Segmentação de mercado Journalism Market segmentation Press women Editora Abril |
title_short |
A segmentação no mercado de revistas femininas : uma análise das publicações da Editora Abril direcionadas a mulheres adultas |
title_full |
A segmentação no mercado de revistas femininas : uma análise das publicações da Editora Abril direcionadas a mulheres adultas |
title_fullStr |
A segmentação no mercado de revistas femininas : uma análise das publicações da Editora Abril direcionadas a mulheres adultas |
title_full_unstemmed |
A segmentação no mercado de revistas femininas : uma análise das publicações da Editora Abril direcionadas a mulheres adultas |
title_sort |
A segmentação no mercado de revistas femininas : uma análise das publicações da Editora Abril direcionadas a mulheres adultas |
author |
Oliveira, Mônica Carvalho de |
author_facet |
Oliveira, Mônica Carvalho de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Mônica Carvalho de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Virginia Pradelina da Silveira |
contributor_str_mv |
Fonseca, Virginia Pradelina da Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imprensa feminina Revistas Segmentação de mercado |
topic |
Imprensa feminina Revistas Segmentação de mercado Journalism Market segmentation Press women Editora Abril |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Journalism Market segmentation Press women Editora Abril |
description |
Este trabalho estuda o mercado editorial de revistas femininas da Editora Abril, voltadas ao público adulto. Seu objetivo geral é mostrar como a segmentação das revistas femininas foi sendo delineada, focando na atuação da Abril a partir de seu surgimento, em 1950, e lançamento de sua primeira revista feminina, a Capricho, em 1952. Primeiramente apresenta-se o contexto do surgimento das revistas femininas no Brasil, desde a primeira a que se tem registro, em 1827,até os recentes lançamentos da Editora Abril, em 2010. Após, são apresentados dados de circulação e perfil de público das revistas femininas da Abril ainda em circulação e com maioria de leitoras na faixa etária acima de 18 anos. A partir da construção deste panorama, baseado no método de pesquisa bibliográfica e levantamento de dados junto a sites mantidos pela Editora Abril, são levantados fatores que contribuíram para a configuração do mercado descrito ao longo dos dois primeiros capítulos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-03-20T01:21:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/37639 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000822318 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/37639 |
identifier_str_mv |
000822318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37639/2/000822318.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37639/1/000822318.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37639/3/000822318.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6140b32033cf1152a89dd4144ebf6141 46e830612aa96cf46cac02ec22bbff37 546301024a339f451206232ad925e193 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486744491884544 |