A gestão de desempenho por competências no Banco Delta : um paralelo entre a teoria e a prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29897 |
Resumo: | Em um panorama empresarial caracterizado pela competitividade e pela instabilidade, a gestão de pessoas desempenha um papel fundamental na gestão estratégica das organizações. A gestão por competências e a avaliação 360 graus são tendências de gestão de pessoas, utilizadas como alternativas para minimizar as dificuldades enfrentadas nas avaliações de desempenho tradicionais e para contribuir com o desenvolvimento dos indivíduos e das organizações. O presente estudo tem como objetivo geral analisar a Gestão de Desempenho por Competências - GDC nas agências do Banco Delta no município de Rio Grande (RS), instituição que utiliza um modelo baseado nestas tendências. Para isso, realizou-se um estudo de caso nas cinco agências do Banco existentes no referido município. A obtenção dos dados para pesquisa, que possui caráter qualitativo, exploratório e descritivo, ocorreu através de entrevistas semi-estruturadas com dez funcionários do Banco, escolhidos por conveniência e por possuírem perfis variados. Além disso, foi analisada a documentação utilizada pela empresa para divulgar a GDC e treinar seus funcionários para o uso da ferramenta. A partir da transcrição do modelo concebido e das entrevistas, foi realizada uma análise do conteúdo e um paralelo entre a teoria sobre o modelo e o que se observou na prática. Os resultados obtidos indicam que o Banco Delta escolheu e utilizou concepções teóricas congruentes com o pensamento científico para desenvolver a GDC. Porém, as percepções dos funcionários sobre a utilização da ferramenta demonstram que existe uma distância entre a teoria e a prática, causando fragilidades no processo que dificultam a obtenção de crescimento das competências organizacionais e o desenvolvimento das pessoas envolvidas. |
id |
UFRGS-2_348ab7a6d769df33cb1345c68b83ad57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29897 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mirapalheta, Everton SoaresScheffer, Angela Beatriz BusatoRambo, Deise Antunes2011-06-29T06:00:31Z2010http://hdl.handle.net/10183/29897000779313Em um panorama empresarial caracterizado pela competitividade e pela instabilidade, a gestão de pessoas desempenha um papel fundamental na gestão estratégica das organizações. A gestão por competências e a avaliação 360 graus são tendências de gestão de pessoas, utilizadas como alternativas para minimizar as dificuldades enfrentadas nas avaliações de desempenho tradicionais e para contribuir com o desenvolvimento dos indivíduos e das organizações. O presente estudo tem como objetivo geral analisar a Gestão de Desempenho por Competências - GDC nas agências do Banco Delta no município de Rio Grande (RS), instituição que utiliza um modelo baseado nestas tendências. Para isso, realizou-se um estudo de caso nas cinco agências do Banco existentes no referido município. A obtenção dos dados para pesquisa, que possui caráter qualitativo, exploratório e descritivo, ocorreu através de entrevistas semi-estruturadas com dez funcionários do Banco, escolhidos por conveniência e por possuírem perfis variados. Além disso, foi analisada a documentação utilizada pela empresa para divulgar a GDC e treinar seus funcionários para o uso da ferramenta. A partir da transcrição do modelo concebido e das entrevistas, foi realizada uma análise do conteúdo e um paralelo entre a teoria sobre o modelo e o que se observou na prática. Os resultados obtidos indicam que o Banco Delta escolheu e utilizou concepções teóricas congruentes com o pensamento científico para desenvolver a GDC. Porém, as percepções dos funcionários sobre a utilização da ferramenta demonstram que existe uma distância entre a teoria e a prática, causando fragilidades no processo que dificultam a obtenção de crescimento das competências organizacionais e o desenvolvimento das pessoas envolvidas.application/pdfporGestão de pessoasGestão por competênciasAvaliação de desempenhoA gestão de desempenho por competências no Banco Delta : um paralelo entre a teoria e a práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000779313.pdf.txt000779313.pdf.txtExtracted Texttext/plain96883http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29897/2/000779313.pdf.txt6127c87889926094c7b17a69f14a38fcMD52ORIGINAL000779313.pdf000779313.pdfTexto completoapplication/pdf586196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29897/1/000779313.pdf4df0ed5d32a178c33260b1bfc408bf08MD51THUMBNAIL000779313.pdf.jpg000779313.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29897/3/000779313.pdf.jpg558de4645580621d059fd299ae2b67c6MD5310183/298972018-10-09 09:23:28.963oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29897Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:23:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A gestão de desempenho por competências no Banco Delta : um paralelo entre a teoria e a prática |
title |
A gestão de desempenho por competências no Banco Delta : um paralelo entre a teoria e a prática |
spellingShingle |
A gestão de desempenho por competências no Banco Delta : um paralelo entre a teoria e a prática Mirapalheta, Everton Soares Gestão de pessoas Gestão por competências Avaliação de desempenho |
title_short |
A gestão de desempenho por competências no Banco Delta : um paralelo entre a teoria e a prática |
title_full |
A gestão de desempenho por competências no Banco Delta : um paralelo entre a teoria e a prática |
title_fullStr |
A gestão de desempenho por competências no Banco Delta : um paralelo entre a teoria e a prática |
title_full_unstemmed |
A gestão de desempenho por competências no Banco Delta : um paralelo entre a teoria e a prática |
title_sort |
A gestão de desempenho por competências no Banco Delta : um paralelo entre a teoria e a prática |
author |
Mirapalheta, Everton Soares |
author_facet |
Mirapalheta, Everton Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mirapalheta, Everton Soares |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Scheffer, Angela Beatriz Busato |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Rambo, Deise Antunes |
contributor_str_mv |
Scheffer, Angela Beatriz Busato Rambo, Deise Antunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de pessoas Gestão por competências Avaliação de desempenho |
topic |
Gestão de pessoas Gestão por competências Avaliação de desempenho |
description |
Em um panorama empresarial caracterizado pela competitividade e pela instabilidade, a gestão de pessoas desempenha um papel fundamental na gestão estratégica das organizações. A gestão por competências e a avaliação 360 graus são tendências de gestão de pessoas, utilizadas como alternativas para minimizar as dificuldades enfrentadas nas avaliações de desempenho tradicionais e para contribuir com o desenvolvimento dos indivíduos e das organizações. O presente estudo tem como objetivo geral analisar a Gestão de Desempenho por Competências - GDC nas agências do Banco Delta no município de Rio Grande (RS), instituição que utiliza um modelo baseado nestas tendências. Para isso, realizou-se um estudo de caso nas cinco agências do Banco existentes no referido município. A obtenção dos dados para pesquisa, que possui caráter qualitativo, exploratório e descritivo, ocorreu através de entrevistas semi-estruturadas com dez funcionários do Banco, escolhidos por conveniência e por possuírem perfis variados. Além disso, foi analisada a documentação utilizada pela empresa para divulgar a GDC e treinar seus funcionários para o uso da ferramenta. A partir da transcrição do modelo concebido e das entrevistas, foi realizada uma análise do conteúdo e um paralelo entre a teoria sobre o modelo e o que se observou na prática. Os resultados obtidos indicam que o Banco Delta escolheu e utilizou concepções teóricas congruentes com o pensamento científico para desenvolver a GDC. Porém, as percepções dos funcionários sobre a utilização da ferramenta demonstram que existe uma distância entre a teoria e a prática, causando fragilidades no processo que dificultam a obtenção de crescimento das competências organizacionais e o desenvolvimento das pessoas envolvidas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-29T06:00:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29897 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000779313 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29897 |
identifier_str_mv |
000779313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29897/2/000779313.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29897/1/000779313.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29897/3/000779313.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6127c87889926094c7b17a69f14a38fc 4df0ed5d32a178c33260b1bfc408bf08 558de4645580621d059fd299ae2b67c6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486731696111616 |