Análise de redes sociais informais baseadas em relações de confiança percebida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kremer, Andreia Maria
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Akahoshi, Wesley Batista, Talamini, Edson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205774
Resumo: A abordagem de redes sociais informais nos relacionamentos intra e interorganizacionais tem apresentado um crescimento considerável nos últimos anos. Os conceitos de confiança entre indivíduos e organizações, inseridos na abordagem das relações sociais da Nova Sociologia Econômica, surgem com ênfase e vêm ganhando destaque como mecanismo de regulação do mercado e de combate ao comportamento oportunista proposto pelos estudiosos da Economia dos Custos de Transação. Dessa forma, buscou-se analisar as redes sociais formadas por produtores orgânicos membros da Associação de Produtores Orgânicos do Mato Grosso do Sul (APOMS) com o intuito de analisar o nível de confiança existente entre eles e identificar os indivíduos-chaves no processo de coordenação da rede. Utilizou-se de entrevistas com questionários compostos de questões fechadas e abertas para a coleta de dados. O software de análise de redes sociais, ORA 2.3.6, foi utilizado para a obtenção das medidas de centralidade e prestígio de cada indivíduo, identificando a posição de cada um nas relações. Por meio da análise dos índices verificou-se que os indivíduos mais centrais são os que desempenham papéis importantes na coordenação e organização da APOMS, além de que as relações mais fortes são influenciadas por relações de amizade e parentesco. Com base no mapeamento da rede, são feitas discussões teóricas e sugestões para pesquisas futuras.
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