Percepções de servidores de uma Instituição Federal de Ensino Superior acerca da qualidade de vida no trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pazetto, Kelly Goulart
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/273616
Resumo: A preocupação com a qualidade de vida, ainda que com títulos diferentes e em outras circunstâncias, é algo que está presente continuamente na humanidade, com o intuito de permitir bem-estar e satisfação ao trabalhador na realização de suas tarefas. O presente estudo teve como objetivo geral investigar as percepções acerca da qualidade de vida no trabalho de servidores de um departamento administrativo de uma Instituição Federal de Ensino Superior do RS. Este estudo ainda buscou: a) identificar e analisar as percepções dos servidores acerca de cada fator que compõe a QVT de acordo com o modelo de Walton; b) identificar, nas percepções dos servidores, aspectos de seu trabalho que contribuem positivamente para a QVT; c) identificar, nas percepções dos servidores, aspectos de seu trabalho que contribuem negativamente para a QVT; d) levantar, nas percepções dos servidores pesquisados, sugestões de ações que possam contribuir positivamente para QVT no departamento em que atuam. O método usado neste estudo foi uma pesquisa exploratória e descritiva. Participaram 13 servidores de um departamento administrativo. O instrumento usado foi um questionário com escala Likert em que foram coletados dados sobre o perfil dos respondentes, seguido de afirmativas que referiam as dimensões de qualidade de vida no trabalho apontadas por Walton, fatores considerados aspectos mais positivos e mais negativos em relação à QVT e ações em prol da QVT a serem implementadas pela gerência imediata. Após, a análise pode-se afirmar que, de modo geral, há uma satisfação dos servidores quanto as dimensões que compõem a QVT, exceto na dimensão compensação justa e adequada. E, que o aspecto mais positivo considerado é equilíbrio vida pessoal e profissional. Em contrapartida, o mais negativo remuneração. Além disso, ações em prol da QVT possíveis pela gerência imediata apontadas envolvem, principalmente, condições de trabalho e equilíbrio vida pessoal e profissional. Portanto, as percepções de servidores acerca da qualidade de vida no trabalho foram, em sua maioria, avaliadas de maneira positiva.
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Este estudo ainda buscou: a) identificar e analisar as percepções dos servidores acerca de cada fator que compõe a QVT de acordo com o modelo de Walton; b) identificar, nas percepções dos servidores, aspectos de seu trabalho que contribuem positivamente para a QVT; c) identificar, nas percepções dos servidores, aspectos de seu trabalho que contribuem negativamente para a QVT; d) levantar, nas percepções dos servidores pesquisados, sugestões de ações que possam contribuir positivamente para QVT no departamento em que atuam. O método usado neste estudo foi uma pesquisa exploratória e descritiva. Participaram 13 servidores de um departamento administrativo. O instrumento usado foi um questionário com escala Likert em que foram coletados dados sobre o perfil dos respondentes, seguido de afirmativas que referiam as dimensões de qualidade de vida no trabalho apontadas por Walton, fatores considerados aspectos mais positivos e mais negativos em relação à QVT e ações em prol da QVT a serem implementadas pela gerência imediata. Após, a análise pode-se afirmar que, de modo geral, há uma satisfação dos servidores quanto as dimensões que compõem a QVT, exceto na dimensão compensação justa e adequada. E, que o aspecto mais positivo considerado é equilíbrio vida pessoal e profissional. Em contrapartida, o mais negativo remuneração. Além disso, ações em prol da QVT possíveis pela gerência imediata apontadas envolvem, principalmente, condições de trabalho e equilíbrio vida pessoal e profissional. Portanto, as percepções de servidores acerca da qualidade de vida no trabalho foram, em sua maioria, avaliadas de maneira positiva.The concern for quality of life, albeit under different names and in varying circumstances, is something that is continuously present in humanity, with the intention of enabling well-being and satisfaction for workers in the execution of their tasks. The present study had the general objective of investigating the perceptions about the quality of life at work of employees of an administrative department of a Federal Institution of Higher Education in RS. This study also sought to: a) identify and analyze employees' perceptions of each factor that constitutes QWL according to Walton's model; b) identify, in the employees' perceptions, aspects of their work that positively contribute to QWL; c) identify, in the employees' perceptions, aspects of their work that negatively contribute to QWL; d) gather suggestions for actions, based on the surveyed employees' perceptions, that could positively contribute to QWL in the department they work in. The method employed in this study was exploratory and descriptive research. Thirteen employees from an administrative department participated. The instrument used was a Likert scale questionnaire, which collected data about the respondents' profiles, followed by statements referring to the dimensions of work quality of life outlined by Walton, factors considered as the most positive and negative aspects concerning QWL, and actions for QWL improvement to be implemented by immediate management. Following the analysis, it can be affirmed that, overall, employees are satisfied with the dimensions that constitute QWL, except for the fair and adequate compensation dimension. The most positively considered aspect is the balance between personal and professional life. In contrast, the most negative aspect is remuneration. Additionally, actions for QWL improvement feasible by immediate management primarily involve working conditions and the balance between personal and professional life. Hence, employees' perceptions regarding work quality of life were, for the most part, evaluated positively.application/pdfporQualidade de vida no trabalhoPercepçãoSetor públicoGestão de pessoasQuality of life at workWalton modelFederal Institution of Higher EducationPercepções de servidores de uma Instituição Federal de Ensino Superior acerca da qualidade de vida no trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2023/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195618.pdf.txt001195618.pdf.txtExtracted Texttext/plain117363http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273616/2/001195618.pdf.txt2c2d99281285c791750c9da5b39b8823MD52ORIGINAL001195618.pdfTexto completoapplication/pdf602297http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273616/1/001195618.pdf1e8cc2ca34754d5dfe4b4bb4885f2ceaMD5110183/2736162024-03-16 05:07:59.519023oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273616Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-16T08:07:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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