Educação em ciências nos tempos de pós-verdade : reflexões metafísicas a partir dos estudos das ciências de Bruno Latour

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Nathan Willig
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vazata, Pedro Antônio Viana, Ostermann, Fernanda, Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218005
Resumo: O termo pós-verdade foi escolhido como palavra do ano pelo dicionário Oxford em 2016. Hoje, vemos a proliferação do termo fake news bem como a divulgação de visões alternativas à ciência, como o terraplanismo, terapias integrativas, e negação do aquecimento global antropogênico. Não raramente, o pós-modernismo é responsabilizado por subsidiar teoricamente tais movimentos. No presente artigo, defendemos a tese de que tanto o discurso oficial da ciência (discurso modernista) bem como algumas de suas principais críticas (inclusive o pós-modernismo) parecem ser proposições que sustentam o atual cenário de produção e proliferação de pós-verdades. A partir dos Estudos das Ciências de Bruno Latour, fazemos uma reflexão sobre as bases metafísicas de tais perspectivas e apresentamos uma explicação de como se dá a formação da “pós-verdade” através de dois mecanismos distintos, a dizer, a apresentação de uma visão reduzida da natureza da ciência e o apagamento da rede que sustenta proposições científicas. Defendemos, também, como a Educação em Ciências pode se valer de uma base metafísica alternativa, desenvolvida por Latour e colaboradores em dialogia com diferentes vertentes filosóficas e sociológicas, contribuindo para a formação de cidadãos capazes de se posicionar criticamente no cenário sociocientífico contemporâneo.
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spelling Lima, Nathan WilligVazata, Pedro Antônio VianaOstermann, FernandaCavalcanti, Claudio Jose de Holanda2021-02-18T04:06:50Z20191806-5104http://hdl.handle.net/10183/218005001121275O termo pós-verdade foi escolhido como palavra do ano pelo dicionário Oxford em 2016. Hoje, vemos a proliferação do termo fake news bem como a divulgação de visões alternativas à ciência, como o terraplanismo, terapias integrativas, e negação do aquecimento global antropogênico. Não raramente, o pós-modernismo é responsabilizado por subsidiar teoricamente tais movimentos. No presente artigo, defendemos a tese de que tanto o discurso oficial da ciência (discurso modernista) bem como algumas de suas principais críticas (inclusive o pós-modernismo) parecem ser proposições que sustentam o atual cenário de produção e proliferação de pós-verdades. A partir dos Estudos das Ciências de Bruno Latour, fazemos uma reflexão sobre as bases metafísicas de tais perspectivas e apresentamos uma explicação de como se dá a formação da “pós-verdade” através de dois mecanismos distintos, a dizer, a apresentação de uma visão reduzida da natureza da ciência e o apagamento da rede que sustenta proposições científicas. Defendemos, também, como a Educação em Ciências pode se valer de uma base metafísica alternativa, desenvolvida por Latour e colaboradores em dialogia com diferentes vertentes filosóficas e sociológicas, contribuindo para a formação de cidadãos capazes de se posicionar criticamente no cenário sociocientífico contemporâneo.The term post truth was chosen as the word of the year by the Oxford dictionary in 2016. Today we see the proliferation of the term fake news as well as the dissemination of alternative views to science, such as “flat Earth”, integrative therapies, and anthropogenic global warming denial. Usually, postmodernism is blamed for subsidizing such movements theoretically. In the present article, we defend the thesis that both, the official discourse of science (modernist discourse) and its main criticisms (including postmodernism) seem to be propositions that sustain the contemporary scenarios of production and proliferation of post-truths. Departing from Bruno Latour’s Science Studies, we reflect on the metaphysical basis of such perspectives and present an explanation to the formation of the “post-truth” through two different mechanisms, i.e, the presentation of a reduced vision of nature of science and the erasure of the network that sustain scientific propositions. We also defend that Science Education can adopt an alternative metaphysical basis, developed by Latour and collaborators in dialogue with different philosophical and sociological currents, contributing to the formation of citizens able to have a critical position in the contemporary socioscientific scenario.application/pdfporRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 19 (2019), p. 155-189Latour, BrunoPós-verdadeMetafísicaCiência, tecnologia e sociedade (CTS)Post-TruthMetaphysicsScience StudiesSTSLatourEducação em ciências nos tempos de pós-verdade : reflexões metafísicas a partir dos estudos das ciências de Bruno LatourScience education in post-truth age metaphysical reflections from Bruno Latour’s science studiesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121275.pdf.txt001121275.pdf.txtExtracted Texttext/plain106766http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218005/2/001121275.pdf.txtb6e660225561757060388bcd2be2e430MD52ORIGINAL001121275.pdfTexto completoapplication/pdf526768http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218005/1/001121275.pdf45c1c358958df36414a90c08badef880MD5110183/2180052023-07-20 03:36:27.828373oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218005Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-20T06:36:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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