Alfabetizar letrando : produção de textos e domínio do código alfabético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Samberg, Maristela Antonia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35715
Resumo: A proposta deste trabalho é apresentar algumas reflexões sobre o processo de aprendizagem da leitura e da escrita por alunos do segundo Ano do Ensino Fundamental na faixa etária de 7 a 8 anos de idade, tendo como principal referencial teórico as teorias de Paulo Freire e Magda Soares, e o programa de formação Pró-Letramento. Tendo como temática o letramento e a alfabetização, adotei a abordagem qualitativa, pautando-me num processo dinâmico de estudos teóricos para alfabetização dos alunos, bem como, a abordagem sobre o planejamento e organização do trabalho do professor. Este trabalho possibilitou-me compreender que a alfabetização e o letramento são processos intrínsecos e indissociáveis e que, face à pluralidade de estímulos escritos, o professor precisa incentivar os alunos a explorar as diferentes possibilidades de dialogar com os textos e de participar de situações de leitura. A coleta de dados foi realizada por meio de observações e de anotações colhidas durante o estágio docente no 1º semestre de 2010, numa escola pública municipal de São Leopoldo, RS. A partir deste trabalho, verifiquei porque se torna essencial refletir sobre uma educação onde o professor precisa incentivar os alunos a explorar as diferentes possibilidades de dialogar com os textos e de participar de situações de leitura, assumindo um papel de orientador e facilitador na aprendizagem do aluno.
id UFRGS-2_371a1a349a9277158cb376f74f2c6b37
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35715
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Samberg, Maristela AntoniaMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2011-12-20T01:19:35Z2010http://hdl.handle.net/10183/35715000816123A proposta deste trabalho é apresentar algumas reflexões sobre o processo de aprendizagem da leitura e da escrita por alunos do segundo Ano do Ensino Fundamental na faixa etária de 7 a 8 anos de idade, tendo como principal referencial teórico as teorias de Paulo Freire e Magda Soares, e o programa de formação Pró-Letramento. Tendo como temática o letramento e a alfabetização, adotei a abordagem qualitativa, pautando-me num processo dinâmico de estudos teóricos para alfabetização dos alunos, bem como, a abordagem sobre o planejamento e organização do trabalho do professor. Este trabalho possibilitou-me compreender que a alfabetização e o letramento são processos intrínsecos e indissociáveis e que, face à pluralidade de estímulos escritos, o professor precisa incentivar os alunos a explorar as diferentes possibilidades de dialogar com os textos e de participar de situações de leitura. A coleta de dados foi realizada por meio de observações e de anotações colhidas durante o estágio docente no 1º semestre de 2010, numa escola pública municipal de São Leopoldo, RS. A partir deste trabalho, verifiquei porque se torna essencial refletir sobre uma educação onde o professor precisa incentivar os alunos a explorar as diferentes possibilidades de dialogar com os textos e de participar de situações de leitura, assumindo um papel de orientador e facilitador na aprendizagem do aluno.application/pdfporAlfabetizaçãoLetramentoLeituraEscritaAlfabetizar letrando : produção de textos e domínio do código alfabéticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000816123.pdf000816123.pdfTexto completoapplication/pdf355787http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35715/1/000816123.pdf49ca273d90bd05e2d00f726b23eed410MD51TEXT000816123.pdf.txt000816123.pdf.txtExtracted Texttext/plain74291http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35715/2/000816123.pdf.txt7d64042693678b38afabc8e4c02e1345MD52THUMBNAIL000816123.pdf.jpg000816123.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35715/3/000816123.pdf.jpg40e4622f351444f8a61ec0632c7ff8bdMD5310183/357152018-10-11 08:45:24.032oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35715Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:45:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetizar letrando : produção de textos e domínio do código alfabético
title Alfabetizar letrando : produção de textos e domínio do código alfabético
spellingShingle Alfabetizar letrando : produção de textos e domínio do código alfabético
Samberg, Maristela Antonia
Alfabetização
Letramento
Leitura
Escrita
title_short Alfabetizar letrando : produção de textos e domínio do código alfabético
title_full Alfabetizar letrando : produção de textos e domínio do código alfabético
title_fullStr Alfabetizar letrando : produção de textos e domínio do código alfabético
title_full_unstemmed Alfabetizar letrando : produção de textos e domínio do código alfabético
title_sort Alfabetizar letrando : produção de textos e domínio do código alfabético
author Samberg, Maristela Antonia
author_facet Samberg, Maristela Antonia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Samberg, Maristela Antonia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
contributor_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Letramento
Leitura
Escrita
topic Alfabetização
Letramento
Leitura
Escrita
description A proposta deste trabalho é apresentar algumas reflexões sobre o processo de aprendizagem da leitura e da escrita por alunos do segundo Ano do Ensino Fundamental na faixa etária de 7 a 8 anos de idade, tendo como principal referencial teórico as teorias de Paulo Freire e Magda Soares, e o programa de formação Pró-Letramento. Tendo como temática o letramento e a alfabetização, adotei a abordagem qualitativa, pautando-me num processo dinâmico de estudos teóricos para alfabetização dos alunos, bem como, a abordagem sobre o planejamento e organização do trabalho do professor. Este trabalho possibilitou-me compreender que a alfabetização e o letramento são processos intrínsecos e indissociáveis e que, face à pluralidade de estímulos escritos, o professor precisa incentivar os alunos a explorar as diferentes possibilidades de dialogar com os textos e de participar de situações de leitura. A coleta de dados foi realizada por meio de observações e de anotações colhidas durante o estágio docente no 1º semestre de 2010, numa escola pública municipal de São Leopoldo, RS. A partir deste trabalho, verifiquei porque se torna essencial refletir sobre uma educação onde o professor precisa incentivar os alunos a explorar as diferentes possibilidades de dialogar com os textos e de participar de situações de leitura, assumindo um papel de orientador e facilitador na aprendizagem do aluno.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-20T01:19:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35715
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000816123
url http://hdl.handle.net/10183/35715
identifier_str_mv 000816123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35715/1/000816123.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35715/2/000816123.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35715/3/000816123.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 49ca273d90bd05e2d00f726b23eed410
7d64042693678b38afabc8e4c02e1345
40e4622f351444f8a61ec0632c7ff8bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792789889572405248