A formação em educação física para atuação em saúde mental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/107286 |
Resumo: | O presente estudo foi realizado em Porto Alegre com a finalidade de analisar como vem se efetivando a formação e o trabalho do educador físico na área de saúde mental, em Porto Alegre. Foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas para educadores físicos que atuam em saúde mental, estudantes de educação física das universidades de Porto Alegre e os coordenadores dos cursos destas universidades para verificar como se constitui o processo de formação profissional do educador físico a partir das diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em educação física estabelecidas pela resolução n°7 de 2004 e identificar como vem se materializando as competências profissionais do educador físico exigidas pelas Diretrizes Curriculares no trabalho da área da saúde mental. Esta pesquisa contém um referencial teórico com temas como a formação profissional do educador físico, saúde mental e atuação do educador físico na saúde mental. Percebeu-se que apesar deterem ocorrido mudanças nas grades curriculares destas universidade com a introdução de disciplinas que contemplem conhecimentos sobre a saúde mental a formação acadêmica dos estudantes de educação física ainda é muito incipiente para uma atuação do profissional nesta área que necessita, obrigatoriamente, realizar estudos complementares após a sua formação para não ficar defasado em conhecimento em relação aos outros profissionais que atuam em conjunto nos grupos multidisciplinares. |
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