Formación en Psicología en Brasil : de las expectativas a la realidad

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guzzo, Raquel Souza Lobo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bastos, Antonio Virgilio Bittencourt, Primi, Ricardo, Carmo, João dos Santos, Espíndula, Daniel Henrique Pereira, Oliveira, Thais Porlan de, Gurski, Rose
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/245670
Resumo: Inserido em um processo mais amplo de avaliação da qualidade do ensino superior brasileiro, a cada três anos os alunos dos cursos de Psicologia participam do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O trabalho apresenta e discute os resultados do ENADE realizado em 2012 como base para reflexões sobre os desafios que cercam a formação do Psicólogo no Brasil, considerando a diversidade do sistema de educação superior. Utilizando dados dos questionários respondidos pelos alunos e a avaliação na prova, são traçados os perfis dos alunos, das instituições e descritos como o desempenho varia entre os diversos eixos que estruturam a formação do psicólogo, base para a matriz da prova, comparando-os com resultados de exames anteriores e diferenciando os contextos público e privado de ensino. Os resultados ensejam, desde a decisão da matriz curricular importante para a formação dos profissionais de Psicologia, reflexões sobre as dificuldades que cercam a formação em Psicologia no nível da graduação.
id UFRGS-2_3988843c2c1c7579f1eb150c547eca55
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/245670
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guzzo, Raquel Souza LoboBastos, Antonio Virgilio BittencourtPrimi, RicardoCarmo, João dos SantosEspíndula, Daniel Henrique PereiraOliveira, Thais Porlan deGurski, Rose2022-07-29T04:50:33Z20202116-3480http://hdl.handle.net/10183/245670001145517Inserido em um processo mais amplo de avaliação da qualidade do ensino superior brasileiro, a cada três anos os alunos dos cursos de Psicologia participam do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O trabalho apresenta e discute os resultados do ENADE realizado em 2012 como base para reflexões sobre os desafios que cercam a formação do Psicólogo no Brasil, considerando a diversidade do sistema de educação superior. Utilizando dados dos questionários respondidos pelos alunos e a avaliação na prova, são traçados os perfis dos alunos, das instituições e descritos como o desempenho varia entre os diversos eixos que estruturam a formação do psicólogo, base para a matriz da prova, comparando-os com resultados de exames anteriores e diferenciando os contextos público e privado de ensino. Os resultados ensejam, desde a decisão da matriz curricular importante para a formação dos profissionais de Psicologia, reflexões sobre as dificuldades que cercam a formação em Psicologia no nível da graduação.Inserted in a broader process of evaluating the quality of Brazilian higher education, every three years the students of Psychology courses in Brazil participate in the National Student Performance Examination (ENADE). The paper presents and discusses the results of the ENADE in 2012 as a basis for reflections on the challenges surrounding the formation of the Psychologist in Brazil, considering the diversity of the higher education system. Using data from the questionnaires answered by the students and the evaluation in the test, the profiles of the students and the institutions are described and how the performance varies among the different axes that structure the psychologist's formation, basis for the proof matrix, comparing them with results of previous exams and differentiating the public and private contexts of teaching. The results lead, from the decision of the curricular matrix important for the formation of the professionals of Psychology, reflections on the difficulties that surround the formation in Psychology at the level of the graduation.En el marco de un proceso más amplio de evaluación de la calidad de la enseñanza superior brasileña, cada tres años los alumnos de los cursos de Psicología en Brasil participan en el Examen Nacional de Desempeño de los Estudiantes (ENADE). El trabajo presenta y discute los resultados del ENADE realizados en 2012 como base para reflexiones sobre los desafíos que rodean la formación del Psicólogo en Brasil, considerando la diversidad del sistema de educación superior. Se analizan los resultados obtenidos en el análisis de los resultados de exámenes anteriores, diferenciando los contextos público y privado de enseñanza. Los resultados arrojan, desde la decisión de la matriz curricular para la formación de los profesionales de Psicología, reflexiones sobre las dificultades que rodean la formación en Psicología en el nivel de la graduación.application/pdfspaTeoría y crítica de la psicología. Morelia. Vol. 14 (2020), p. 112-132.Formação do psicológoEducação superiorQualidade da educaçãoBrasilHigher education assessmentPsychology trainingStudent profileEvaluación de la educación superiorFormación en psicologíaPerfil de estudiantesFormación en Psicología en Brasil : de las expectativas a la realidadFormation in Psychology in Brazil : from expectations to the realityEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145517.pdf.txt001145517.pdf.txtExtracted Texttext/plain62768http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245670/2/001145517.pdf.txt80fbc0ca4cd3269ed1823e705426f0a9MD52ORIGINAL001145517.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf183082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245670/1/001145517.pdf7713915d394e3a834cd80e2542f032fbMD5110183/2456702022-07-30 04:59:49.499431oai:www.lume.ufrgs.br:10183/245670Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-30T07:59:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formación en Psicología en Brasil : de las expectativas a la realidad
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Formation in Psychology in Brazil : from expectations to the reality
title Formación en Psicología en Brasil : de las expectativas a la realidad
spellingShingle Formación en Psicología en Brasil : de las expectativas a la realidad
Guzzo, Raquel Souza Lobo
Formação do psicológo
Educação superior
Qualidade da educação
Brasil
Higher education assessment
Psychology training
Student profile
Evaluación de la educación superior
Formación en psicología
Perfil de estudiantes
title_short Formación en Psicología en Brasil : de las expectativas a la realidad
title_full Formación en Psicología en Brasil : de las expectativas a la realidad
title_fullStr Formación en Psicología en Brasil : de las expectativas a la realidad
title_full_unstemmed Formación en Psicología en Brasil : de las expectativas a la realidad
title_sort Formación en Psicología en Brasil : de las expectativas a la realidad
author Guzzo, Raquel Souza Lobo
author_facet Guzzo, Raquel Souza Lobo
Bastos, Antonio Virgilio Bittencourt
Primi, Ricardo
Carmo, João dos Santos
Espíndula, Daniel Henrique Pereira
Oliveira, Thais Porlan de
Gurski, Rose
author_role author
author2 Bastos, Antonio Virgilio Bittencourt
Primi, Ricardo
Carmo, João dos Santos
Espíndula, Daniel Henrique Pereira
Oliveira, Thais Porlan de
Gurski, Rose
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guzzo, Raquel Souza Lobo
Bastos, Antonio Virgilio Bittencourt
Primi, Ricardo
Carmo, João dos Santos
Espíndula, Daniel Henrique Pereira
Oliveira, Thais Porlan de
Gurski, Rose
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do psicológo
Educação superior
Qualidade da educação
Brasil
topic Formação do psicológo
Educação superior
Qualidade da educação
Brasil
Higher education assessment
Psychology training
Student profile
Evaluación de la educación superior
Formación en psicología
Perfil de estudiantes
dc.subject.eng.fl_str_mv Higher education assessment
Psychology training
Student profile
dc.subject.spa.fl_str_mv Evaluación de la educación superior
Formación en psicología
Perfil de estudiantes
description Inserido em um processo mais amplo de avaliação da qualidade do ensino superior brasileiro, a cada três anos os alunos dos cursos de Psicologia participam do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O trabalho apresenta e discute os resultados do ENADE realizado em 2012 como base para reflexões sobre os desafios que cercam a formação do Psicólogo no Brasil, considerando a diversidade do sistema de educação superior. Utilizando dados dos questionários respondidos pelos alunos e a avaliação na prova, são traçados os perfis dos alunos, das instituições e descritos como o desempenho varia entre os diversos eixos que estruturam a formação do psicólogo, base para a matriz da prova, comparando-os com resultados de exames anteriores e diferenciando os contextos público e privado de ensino. Os resultados ensejam, desde a decisão da matriz curricular importante para a formação dos profissionais de Psicologia, reflexões sobre as dificuldades que cercam a formação em Psicologia no nível da graduação.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-29T04:50:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/245670
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2116-3480
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145517
identifier_str_mv 2116-3480
001145517
url http://hdl.handle.net/10183/245670
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Teoría y crítica de la psicología. Morelia. Vol. 14 (2020), p. 112-132.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245670/2/001145517.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245670/1/001145517.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 80fbc0ca4cd3269ed1823e705426f0a9
7713915d394e3a834cd80e2542f032fb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487524567416832