Formación en Psicología en Brasil : de las expectativas a la realidad
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/245670 |
Resumo: | Inserido em um processo mais amplo de avaliação da qualidade do ensino superior brasileiro, a cada três anos os alunos dos cursos de Psicologia participam do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O trabalho apresenta e discute os resultados do ENADE realizado em 2012 como base para reflexões sobre os desafios que cercam a formação do Psicólogo no Brasil, considerando a diversidade do sistema de educação superior. Utilizando dados dos questionários respondidos pelos alunos e a avaliação na prova, são traçados os perfis dos alunos, das instituições e descritos como o desempenho varia entre os diversos eixos que estruturam a formação do psicólogo, base para a matriz da prova, comparando-os com resultados de exames anteriores e diferenciando os contextos público e privado de ensino. Os resultados ensejam, desde a decisão da matriz curricular importante para a formação dos profissionais de Psicologia, reflexões sobre as dificuldades que cercam a formação em Psicologia no nível da graduação. |
id |
UFRGS-2_3988843c2c1c7579f1eb150c547eca55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/245670 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Guzzo, Raquel Souza LoboBastos, Antonio Virgilio BittencourtPrimi, RicardoCarmo, João dos SantosEspíndula, Daniel Henrique PereiraOliveira, Thais Porlan deGurski, Rose2022-07-29T04:50:33Z20202116-3480http://hdl.handle.net/10183/245670001145517Inserido em um processo mais amplo de avaliação da qualidade do ensino superior brasileiro, a cada três anos os alunos dos cursos de Psicologia participam do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O trabalho apresenta e discute os resultados do ENADE realizado em 2012 como base para reflexões sobre os desafios que cercam a formação do Psicólogo no Brasil, considerando a diversidade do sistema de educação superior. Utilizando dados dos questionários respondidos pelos alunos e a avaliação na prova, são traçados os perfis dos alunos, das instituições e descritos como o desempenho varia entre os diversos eixos que estruturam a formação do psicólogo, base para a matriz da prova, comparando-os com resultados de exames anteriores e diferenciando os contextos público e privado de ensino. Os resultados ensejam, desde a decisão da matriz curricular importante para a formação dos profissionais de Psicologia, reflexões sobre as dificuldades que cercam a formação em Psicologia no nível da graduação.Inserted in a broader process of evaluating the quality of Brazilian higher education, every three years the students of Psychology courses in Brazil participate in the National Student Performance Examination (ENADE). The paper presents and discusses the results of the ENADE in 2012 as a basis for reflections on the challenges surrounding the formation of the Psychologist in Brazil, considering the diversity of the higher education system. Using data from the questionnaires answered by the students and the evaluation in the test, the profiles of the students and the institutions are described and how the performance varies among the different axes that structure the psychologist's formation, basis for the proof matrix, comparing them with results of previous exams and differentiating the public and private contexts of teaching. The results lead, from the decision of the curricular matrix important for the formation of the professionals of Psychology, reflections on the difficulties that surround the formation in Psychology at the level of the graduation.En el marco de un proceso más amplio de evaluación de la calidad de la enseñanza superior brasileña, cada tres años los alumnos de los cursos de Psicología en Brasil participan en el Examen Nacional de Desempeño de los Estudiantes (ENADE). El trabajo presenta y discute los resultados del ENADE realizados en 2012 como base para reflexiones sobre los desafíos que rodean la formación del Psicólogo en Brasil, considerando la diversidad del sistema de educación superior. Se analizan los resultados obtenidos en el análisis de los resultados de exámenes anteriores, diferenciando los contextos público y privado de enseñanza. Los resultados arrojan, desde la decisión de la matriz curricular para la formación de los profesionales de Psicología, reflexiones sobre las dificultades que rodean la formación en Psicología en el nivel de la graduación.application/pdfspaTeoría y crítica de la psicología. Morelia. Vol. 14 (2020), p. 112-132.Formação do psicológoEducação superiorQualidade da educaçãoBrasilHigher education assessmentPsychology trainingStudent profileEvaluación de la educación superiorFormación en psicologíaPerfil de estudiantesFormación en Psicología en Brasil : de las expectativas a la realidadFormation in Psychology in Brazil : from expectations to the realityEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145517.pdf.txt001145517.pdf.txtExtracted Texttext/plain62768http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245670/2/001145517.pdf.txt80fbc0ca4cd3269ed1823e705426f0a9MD52ORIGINAL001145517.pdfTexto completo (espanhol)application/pdf183082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245670/1/001145517.pdf7713915d394e3a834cd80e2542f032fbMD5110183/2456702022-07-30 04:59:49.499431oai:www.lume.ufrgs.br:10183/245670Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-30T07:59:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formación en Psicología en Brasil : de las expectativas a la realidad |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Formation in Psychology in Brazil : from expectations to the reality |
title |
Formación en Psicología en Brasil : de las expectativas a la realidad |
spellingShingle |
Formación en Psicología en Brasil : de las expectativas a la realidad Guzzo, Raquel Souza Lobo Formação do psicológo Educação superior Qualidade da educação Brasil Higher education assessment Psychology training Student profile Evaluación de la educación superior Formación en psicología Perfil de estudiantes |
title_short |
Formación en Psicología en Brasil : de las expectativas a la realidad |
title_full |
Formación en Psicología en Brasil : de las expectativas a la realidad |
title_fullStr |
Formación en Psicología en Brasil : de las expectativas a la realidad |
title_full_unstemmed |
Formación en Psicología en Brasil : de las expectativas a la realidad |
title_sort |
Formación en Psicología en Brasil : de las expectativas a la realidad |
author |
Guzzo, Raquel Souza Lobo |
author_facet |
Guzzo, Raquel Souza Lobo Bastos, Antonio Virgilio Bittencourt Primi, Ricardo Carmo, João dos Santos Espíndula, Daniel Henrique Pereira Oliveira, Thais Porlan de Gurski, Rose |
author_role |
author |
author2 |
Bastos, Antonio Virgilio Bittencourt Primi, Ricardo Carmo, João dos Santos Espíndula, Daniel Henrique Pereira Oliveira, Thais Porlan de Gurski, Rose |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guzzo, Raquel Souza Lobo Bastos, Antonio Virgilio Bittencourt Primi, Ricardo Carmo, João dos Santos Espíndula, Daniel Henrique Pereira Oliveira, Thais Porlan de Gurski, Rose |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação do psicológo Educação superior Qualidade da educação Brasil |
topic |
Formação do psicológo Educação superior Qualidade da educação Brasil Higher education assessment Psychology training Student profile Evaluación de la educación superior Formación en psicología Perfil de estudiantes |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Higher education assessment Psychology training Student profile |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Evaluación de la educación superior Formación en psicología Perfil de estudiantes |
description |
Inserido em um processo mais amplo de avaliação da qualidade do ensino superior brasileiro, a cada três anos os alunos dos cursos de Psicologia participam do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O trabalho apresenta e discute os resultados do ENADE realizado em 2012 como base para reflexões sobre os desafios que cercam a formação do Psicólogo no Brasil, considerando a diversidade do sistema de educação superior. Utilizando dados dos questionários respondidos pelos alunos e a avaliação na prova, são traçados os perfis dos alunos, das instituições e descritos como o desempenho varia entre os diversos eixos que estruturam a formação do psicólogo, base para a matriz da prova, comparando-os com resultados de exames anteriores e diferenciando os contextos público e privado de ensino. Os resultados ensejam, desde a decisão da matriz curricular importante para a formação dos profissionais de Psicologia, reflexões sobre as dificuldades que cercam a formação em Psicologia no nível da graduação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-29T04:50:33Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/245670 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2116-3480 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001145517 |
identifier_str_mv |
2116-3480 001145517 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/245670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Teoría y crítica de la psicología. Morelia. Vol. 14 (2020), p. 112-132. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245670/2/001145517.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245670/1/001145517.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
80fbc0ca4cd3269ed1823e705426f0a9 7713915d394e3a834cd80e2542f032fb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487524567416832 |