A lei 11.645/08 : abordando a diversidade nas aulas de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Froemming, Sílvia do Amaral
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36800
Resumo: Este trabalho trata de questões relativas à Lei 11.645/08, que torna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, especialmente nas áreas de artes, literatura e história brasileiras, na educação básica. A partir desta lei, pretende-se discutir a melhor forma de abordar questões de diversidade em sala de aula, não somente tratando das culturas afro-brasileira e indígena, mas contemplando todo tipo de diferença que, de certa forma, influencia na formação ou toca o cotidiano da cultura brasileira. A revisão bibliográfica está apoiada em Ana Mae Barbosa e Ivone Mendes Richter para a área de arte-educação, Ana Lucia Eduardo Farah Valente na área da educação, e documentos oficiais nacionais do Conselho Nacional de Educação e do Ministério da Educação. A pesquisa está articulada com a área de ensino de artes, sendo esta uma das áreas a que a lei atribui maior responsabilidade no tratamento destas questões. Trabalhar estas questões sem um preparo e discussão prévios pode resultar em um aumento do preconceito e da discriminação, ao contrário do que pretende a lei.
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