(Re)conectando as pessoas e a biblioteca escolar em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estabel, Lizandra Brasil
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moro, Eliane Lourdes da Silva, Soares, Laura Valladares de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223334
Resumo: Este estudo é um relato de casodas participações dos bibliotecários de diferentes estados do Brasil, no âmbito do Curso de Extensão Conexões de Leitura na Biblioteca Escolar, realizado na modalidade de EAD, mediada por computador. No contexto de curso e de percurso e as interações vivenciadas nas atividades realizadas inspirou a ideia e a iniciativa de coletar os discursos, as falas, as expressões e as percepções dos participantes, refletindo em momentos de emoção, de laços de afeto, de abraços virtuais substituindo a ausência do toque, de aproximação pelas tecnologias, suprimindo distâncias geográficas em tempos de isolamento, de medo, de ameaça, da perda da liberdade, do luto, entre outros sentimentos. Ao utilizar aspectos da análise do discurso (re)significou as participações de grande parte dos sujeitos que expressaram nas suas vozes o quanto a pandemia tem impacto na vida das pessoas e nas ações que realizamna biblioteca escolar. É necessário o protagonismo dos bibliotecários nesses tempos de pandemia para que as portas das bibliotecas permaneçam abertas, para além do espaço físico, propiciando a mediação, a interação, o uso das ferramentas tecnológicas, a acessibilidade e o compartilhamento entre as pessoas.
id UFRGS-2_429dbfadd3fb8c880cd1711fbf8e76cd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223334
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Estabel, Lizandra BrasilMoro, Eliane Lourdes da SilvaSoares, Laura Valladares de Oliveira2021-07-07T04:34:11Z20211809-4775http://hdl.handle.net/10183/223334001127603Este estudo é um relato de casodas participações dos bibliotecários de diferentes estados do Brasil, no âmbito do Curso de Extensão Conexões de Leitura na Biblioteca Escolar, realizado na modalidade de EAD, mediada por computador. No contexto de curso e de percurso e as interações vivenciadas nas atividades realizadas inspirou a ideia e a iniciativa de coletar os discursos, as falas, as expressões e as percepções dos participantes, refletindo em momentos de emoção, de laços de afeto, de abraços virtuais substituindo a ausência do toque, de aproximação pelas tecnologias, suprimindo distâncias geográficas em tempos de isolamento, de medo, de ameaça, da perda da liberdade, do luto, entre outros sentimentos. Ao utilizar aspectos da análise do discurso (re)significou as participações de grande parte dos sujeitos que expressaram nas suas vozes o quanto a pandemia tem impacto na vida das pessoas e nas ações que realizamna biblioteca escolar. É necessário o protagonismo dos bibliotecários nesses tempos de pandemia para que as portas das bibliotecas permaneçam abertas, para além do espaço físico, propiciando a mediação, a interação, o uso das ferramentas tecnológicas, a acessibilidade e o compartilhamento entre as pessoas.This study is a case report of the participation of librarians from different states in Brazil within the scope of the Reading Connections Extension Course at the School Library, conducted in the distance mode, mediated by computer. In the context of the course and course and the interactions experienced in the activities carried out, inspired the idea and the initiative to collect the speeches,words, expressions and perceptions of the participants, reflecting in moments of emotion, bonds of affection, virtual hugs replacing the absence of touch, of approximation by technologies, suppressing geographical distances in times of isolation, fear, threat, loss of freedom, mourning, among other feelings. By using aspects of discourse analysis reframethe participation of most of the subjects who expressed in their voices how much the pandemic has an impact on people's lives and on the actions they take in the school library. The role of librarians in these pandemic times is necessary for library doors to remain open, beyond the physical space, providing mediation, interaction, the use of technological tools, accessibility and sharing among people.application/pdfporBiblionline. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba. Vol. 17, n. 1 (2021), p. 78-95Biblioteca escolarEducação a distânciaInteração socialTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)School libraryInteractionPandemicOpenand Distance Education(Re)conectando as pessoas e a biblioteca escolar em tempos de pandemia(Re)Connecting people and the school library in time of pandemic info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127603.pdf.txt001127603.pdf.txtExtracted Texttext/plain52203http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223334/2/001127603.pdf.txt4e66ac71a7e8d610a6d6d328b127b0d3MD52ORIGINAL001127603.pdfTexto completoapplication/pdf1026934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223334/1/001127603.pdf9471517f0dd22edc0d828499258e1f6bMD5110183/2233342021-08-04 04:32:57.254967oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223334Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-04T07:32:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv (Re)conectando as pessoas e a biblioteca escolar em tempos de pandemia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv (Re)Connecting people and the school library in time of pandemic
title (Re)conectando as pessoas e a biblioteca escolar em tempos de pandemia
spellingShingle (Re)conectando as pessoas e a biblioteca escolar em tempos de pandemia
Estabel, Lizandra Brasil
Biblioteca escolar
Educação a distância
Interação social
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
School library
Interaction
Pandemic
Openand Distance Education
title_short (Re)conectando as pessoas e a biblioteca escolar em tempos de pandemia
title_full (Re)conectando as pessoas e a biblioteca escolar em tempos de pandemia
title_fullStr (Re)conectando as pessoas e a biblioteca escolar em tempos de pandemia
title_full_unstemmed (Re)conectando as pessoas e a biblioteca escolar em tempos de pandemia
title_sort (Re)conectando as pessoas e a biblioteca escolar em tempos de pandemia
author Estabel, Lizandra Brasil
author_facet Estabel, Lizandra Brasil
Moro, Eliane Lourdes da Silva
Soares, Laura Valladares de Oliveira
author_role author
author2 Moro, Eliane Lourdes da Silva
Soares, Laura Valladares de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Estabel, Lizandra Brasil
Moro, Eliane Lourdes da Silva
Soares, Laura Valladares de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Educação a distância
Interação social
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Biblioteca escolar
Educação a distância
Interação social
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
School library
Interaction
Pandemic
Openand Distance Education
dc.subject.eng.fl_str_mv School library
Interaction
Pandemic
Openand Distance Education
description Este estudo é um relato de casodas participações dos bibliotecários de diferentes estados do Brasil, no âmbito do Curso de Extensão Conexões de Leitura na Biblioteca Escolar, realizado na modalidade de EAD, mediada por computador. No contexto de curso e de percurso e as interações vivenciadas nas atividades realizadas inspirou a ideia e a iniciativa de coletar os discursos, as falas, as expressões e as percepções dos participantes, refletindo em momentos de emoção, de laços de afeto, de abraços virtuais substituindo a ausência do toque, de aproximação pelas tecnologias, suprimindo distâncias geográficas em tempos de isolamento, de medo, de ameaça, da perda da liberdade, do luto, entre outros sentimentos. Ao utilizar aspectos da análise do discurso (re)significou as participações de grande parte dos sujeitos que expressaram nas suas vozes o quanto a pandemia tem impacto na vida das pessoas e nas ações que realizamna biblioteca escolar. É necessário o protagonismo dos bibliotecários nesses tempos de pandemia para que as portas das bibliotecas permaneçam abertas, para além do espaço físico, propiciando a mediação, a interação, o uso das ferramentas tecnológicas, a acessibilidade e o compartilhamento entre as pessoas.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-07T04:34:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223334
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1809-4775
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001127603
identifier_str_mv 1809-4775
001127603
url http://hdl.handle.net/10183/223334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Biblionline. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba. Vol. 17, n. 1 (2021), p. 78-95
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223334/2/001127603.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223334/1/001127603.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4e66ac71a7e8d610a6d6d328b127b0d3
9471517f0dd22edc0d828499258e1f6b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225023377113088