Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Carvalho, Andreza Pires |
Data de Publicação: |
2018 |
Tipo de documento: |
Trabalho de conclusão de curso
|
Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: |
http://hdl.handle.net/10183/189308
|
Resumo: |
Em abril de 1993 foi realizado um plebiscito no qual cerca de 90 milhões de cidadãos brasileiros foram convocados a escolher entre a forma (república ou monarquia) e sistema (presidencialismo ou parlamentarismo) de governo que o país passaria a adotar a partir de primeiro de janeiro de 1995. Para a campanha plebiscitária, as diferentes propostas para forma e sistema de governo foram divididas em três frentes parlamentares: Parlamentarismo com República, Presidencialismo com República e Parlamentarismo com Monarquia. Este trabalho se insere na temática da história política recente do Brasil e busca analisar como se deu a rivalidade das três frentes parlamentares durante a campanha plebiscitária por meio das propagandas políticas transmitidas no horário obrigatório eleitoral das emissoras de televisão aberta. Para isto, será utilizado o referencial teórico de Bourdieu para elucidar a formulação das ideias-força nos discursos políticos durante a campanha e de que forma elas se relacionam e contrapõem. |