Perfil dos instrutores de musculação : um estudo sobre as estratégias utilizadas na formação profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/39169 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo identificar e descrever o perfil dos instrutores de treinamento de força, verificando também as estratégias utilizadas na formação profissional, verificando se há associações entre a idade, o gênero, o nível de formação, o tempo de formação, o tempo de prática profissional e a construção do conhecimento para atuarem em sua profissão. A amostra foi composta por 66 instrutores. O instrumento foi um questionário semi-estruturado, desenvolvido com o objetivo de investigar o perfil dos instrutores. Para apresentação e tratamento dos dados foram utilizadas a estatística descritiva e a estatística inferencial adotando o teste de Chi-Square e o coeficiente de contingência. O software utilizado foi o SPSS V.18 e o alfa mantido em 5%. Encontramos associações significativas da formação e ter cursado a disciplina de musculação, relacionado-se com os graduados (52,9%) e, também associando-se a experiências com musculação para populações especiais, em que instrutores com pós-graduação (92,3%) diferenciavam-se dos demais por terem maior experiência com treinamento de força para populações especiais. |
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Souza, Daniel Faganello deCardoso, Marcelo Francisco da Silva2012-04-14T01:23:38Z2011http://hdl.handle.net/10183/39169000825794Este estudo teve por objetivo identificar e descrever o perfil dos instrutores de treinamento de força, verificando também as estratégias utilizadas na formação profissional, verificando se há associações entre a idade, o gênero, o nível de formação, o tempo de formação, o tempo de prática profissional e a construção do conhecimento para atuarem em sua profissão. A amostra foi composta por 66 instrutores. O instrumento foi um questionário semi-estruturado, desenvolvido com o objetivo de investigar o perfil dos instrutores. Para apresentação e tratamento dos dados foram utilizadas a estatística descritiva e a estatística inferencial adotando o teste de Chi-Square e o coeficiente de contingência. O software utilizado foi o SPSS V.18 e o alfa mantido em 5%. Encontramos associações significativas da formação e ter cursado a disciplina de musculação, relacionado-se com os graduados (52,9%) e, também associando-se a experiências com musculação para populações especiais, em que instrutores com pós-graduação (92,3%) diferenciavam-se dos demais por terem maior experiência com treinamento de força para populações especiais.This study aimed to identify and describe the profile of strength training instructors, also found the strategies used in professional formation, checking for associations between age, gender, level of education, time of undergraduate, time of practice and construction of knowledge to work in their profession. The sample consisted of 66 instructors. The instrument was a semi-structured questionnaire, developed with the objective of investigating the profile of the instructors. For submission and processing of data were used descriptive statistics and inferential statistics adopting the Chi-Square test and contingency coefficient. The software used was SPSS V.18 and kept at 5% alpha. We found significant associations between level of education and discipline of strength training in connection with the graduates (52.9%), and also associating the experience with strength training for special populations, where instructors with graduate degrees (92.3%) differed from the others because they have more experience with working with strength training for special populations.application/pdfporMusculaçãoFormação profissionalProfessional profileProfessional formationStrength trainingPerfil dos instrutores de musculação : um estudo sobre as estratégias utilizadas na formação profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2011Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000825794.pdf.txt000825794.pdf.txtExtracted Texttext/plain108332http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39169/2/000825794.pdf.txtbcb2f6395748b2621a589f85ca10a14aMD52ORIGINAL000825794.pdf000825794.pdfTexto completoapplication/pdf518784http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39169/1/000825794.pdfc43d7994ba5caddd35d0742aed589ddfMD51THUMBNAIL000825794.pdf.jpg000825794.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39169/3/000825794.pdf.jpg8376f01e6bb082759fc67a63d2eac9cdMD5310183/391692023-02-09 05:55:08.886728oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39169Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-09T07:55:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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