Práticas Integradas em Saúde I : uma experiência inovadora de integração intercurricular e interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lewgoy, Alzira Maria Baptista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147108
Resumo: Este artigo analisa uma experiência curricular inovadora chamada ‘Práticas Integradas em Saúde I’, proposta pela Coordenadoria de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O foco do estudo são os processos de ensino-aprendizagem em um contexto interdisciplinar e multiprofissional no território de uma Unidade de Saúde da Família do Distrito Sanitário Glória-Cruzeiro- Cristal, Porto Alegre. A metodologia utilizada envolveu a análise de conteúdo do plano de ensino da disciplina e de narrativas individuais e coletivas (diários de campo, portfólios e relatórios) elaboradas por estudantes e tutores entre 2012 e 2014. Esta proposta tem possibilitado o convívio entre estudantes e professores de diferentes cursos de graduação, aproximando-os dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde e transformando currículos. Também promove a compreensão das redes de saúde e a prática interdisciplinar do cuidado em saúde.
id UFRGS-2_45ff1fc9bf323410a6bc97f77fde041d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147108
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Toassi, Ramona Fernanda CeriottiLewgoy, Alzira Maria Baptista2016-08-12T02:14:37Z20161414-3283http://hdl.handle.net/10183/147108000989310Este artigo analisa uma experiência curricular inovadora chamada ‘Práticas Integradas em Saúde I’, proposta pela Coordenadoria de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O foco do estudo são os processos de ensino-aprendizagem em um contexto interdisciplinar e multiprofissional no território de uma Unidade de Saúde da Família do Distrito Sanitário Glória-Cruzeiro- Cristal, Porto Alegre. A metodologia utilizada envolveu a análise de conteúdo do plano de ensino da disciplina e de narrativas individuais e coletivas (diários de campo, portfólios e relatórios) elaboradas por estudantes e tutores entre 2012 e 2014. Esta proposta tem possibilitado o convívio entre estudantes e professores de diferentes cursos de graduação, aproximando-os dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde e transformando currículos. Também promove a compreensão das redes de saúde e a prática interdisciplinar do cuidado em saúde.This paper analyzes an innovative curricular experience named ‘Integrated Health Practices I’ proposed by the Coordination of Health at the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil. The study was focused on both interdisciplinary and multidisciplinary teaching-learning processes at a Family Care Unit located at the ‘Glória-Cruzeiro-Cristal’ District in Porto Alegre, Brazil. The content analysis method was used to evaluate the teaching plan and both individual and collective narratives (daily experiences, portfolios and reports) from students and tutors along 2012-2014. This approach put in contact students and tutors with professionals of the Public Health System and instigated curricular changes, promoting the comprehension of the current health system and the interdisciplinarity practice of health care.Este artículo examina una experiencia curricular innovadora en la Universidad Federal de Rio Grande do Sul - ‘Acciones Integradas de Salud I’. La investigación tiene como enfoque los procesos de enseñanza-aprendizaje en un contexto interdisciplinarioy multiprofesional en el territorio de una Unidad de Salud de la Familia, Distrito ‘Glória-Cruzeiro-Cristal’, Porto Alegre, Brasil. La metodología consistió en el análisis de contenido del plan de enseñanza y de las narrativas individuales y colectivas (diarios de campo, portafolios, informes) descritas por profesores y estudiantes entre 2012 y 2014. Esta propuesta ha hecho posible la convivencia entre estudiantes y profesores de diferentes cursos de graduación, acercándolos a los trabajadores del Sistema Público de Salud y transformando currículos. Además, promueve la comprensión de las redes de salud y la práctica interdisciplinaria del cuidado de la salud.application/pdfporInterface (Botucatu) : comunicação, saúde, educação. Botucatu. Vol. 20, n. 57 (abr./jun. 2016), p. 449-461Ensino superiorRelações interprofissionaisSistema Único de SaúdeServiços de integração docente-assistencialCurriculumHigher educationCurriculumTeaching care integration servicesBrazilian national health systemInterprofessional relationsEducación superiorServicios de integración docente asistencialSistema brasileño de saludRelaciones interprofesionalesPráticas Integradas em Saúde I : uma experiência inovadora de integração intercurricular e interdisciplinarIntegrated Health Practices I : an innovative experience through inter-curricular integration and interdisciplinarityAcciones Integradas de Salud I : una experiencia innovadora de integración intercurricular e interdisciplinarinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989310.pdf000989310.pdfTexto completoapplication/pdf788534http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147108/1/000989310.pdf31461dbf936c09a989d9c90f59591304MD51TEXT000989310.pdf.txt000989310.pdf.txtExtracted Texttext/plain47805http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147108/2/000989310.pdf.txt32d4f9c2e9b4dce3aa2f0532dbc96540MD52THUMBNAIL000989310.pdf.jpg000989310.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1586http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147108/3/000989310.pdf.jpg0d04643f1bcc00090f6ae9370bd05bceMD5310183/1471082018-10-29 08:33:36.194oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147108Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:33:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas Integradas em Saúde I : uma experiência inovadora de integração intercurricular e interdisciplinar
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Integrated Health Practices I : an innovative experience through inter-curricular integration and interdisciplinarity
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Acciones Integradas de Salud I : una experiencia innovadora de integración intercurricular e interdisciplinar
title Práticas Integradas em Saúde I : uma experiência inovadora de integração intercurricular e interdisciplinar
spellingShingle Práticas Integradas em Saúde I : uma experiência inovadora de integração intercurricular e interdisciplinar
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Ensino superior
Relações interprofissionais
Sistema Único de Saúde
Serviços de integração docente-assistencial
Curriculum
Higher education
Curriculum
Teaching care integration services
Brazilian national health system
Interprofessional relations
Educación superior
Servicios de integración docente asistencial
Sistema brasileño de salud
Relaciones interprofesionales
title_short Práticas Integradas em Saúde I : uma experiência inovadora de integração intercurricular e interdisciplinar
title_full Práticas Integradas em Saúde I : uma experiência inovadora de integração intercurricular e interdisciplinar
title_fullStr Práticas Integradas em Saúde I : uma experiência inovadora de integração intercurricular e interdisciplinar
title_full_unstemmed Práticas Integradas em Saúde I : uma experiência inovadora de integração intercurricular e interdisciplinar
title_sort Práticas Integradas em Saúde I : uma experiência inovadora de integração intercurricular e interdisciplinar
author Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
author_facet Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Lewgoy, Alzira Maria Baptista
author_role author
author2 Lewgoy, Alzira Maria Baptista
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Lewgoy, Alzira Maria Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Relações interprofissionais
Sistema Único de Saúde
Serviços de integração docente-assistencial
topic Ensino superior
Relações interprofissionais
Sistema Único de Saúde
Serviços de integração docente-assistencial
Curriculum
Higher education
Curriculum
Teaching care integration services
Brazilian national health system
Interprofessional relations
Educación superior
Servicios de integración docente asistencial
Sistema brasileño de salud
Relaciones interprofesionales
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum
Higher education
Curriculum
Teaching care integration services
Brazilian national health system
Interprofessional relations
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación superior
Servicios de integración docente asistencial
Sistema brasileño de salud
Relaciones interprofesionales
description Este artigo analisa uma experiência curricular inovadora chamada ‘Práticas Integradas em Saúde I’, proposta pela Coordenadoria de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O foco do estudo são os processos de ensino-aprendizagem em um contexto interdisciplinar e multiprofissional no território de uma Unidade de Saúde da Família do Distrito Sanitário Glória-Cruzeiro- Cristal, Porto Alegre. A metodologia utilizada envolveu a análise de conteúdo do plano de ensino da disciplina e de narrativas individuais e coletivas (diários de campo, portfólios e relatórios) elaboradas por estudantes e tutores entre 2012 e 2014. Esta proposta tem possibilitado o convívio entre estudantes e professores de diferentes cursos de graduação, aproximando-os dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde e transformando currículos. Também promove a compreensão das redes de saúde e a prática interdisciplinar do cuidado em saúde.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-12T02:14:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147108
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-3283
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000989310
identifier_str_mv 1414-3283
000989310
url http://hdl.handle.net/10183/147108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Interface (Botucatu) : comunicação, saúde, educação. Botucatu. Vol. 20, n. 57 (abr./jun. 2016), p. 449-461
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147108/1/000989310.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147108/2/000989310.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147108/3/000989310.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 31461dbf936c09a989d9c90f59591304
32d4f9c2e9b4dce3aa2f0532dbc96540
0d04643f1bcc00090f6ae9370bd05bce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790336510099456