A leitura interativa de narrativas literárias em uma turma de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115786 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de uma pesquisa sobre o funcionamento da leitura interativa no processo de alfabetização, realizada em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública na cidade de Porto Alegre/RS. Tem como objetivo discutir a prática da leitura interativa com narrativas literárias. Para tanto, foram utilizados os livros “Elmer, o elefante xadrez” de David Mckee; e “O menino Nito” de Sonia Rosa. O material empírico contempla a gravação de duas sessões de leitura interativa. Tais sessões foram gravadas, transcritas e analisadas. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os conceitos discutidos no estudo são: Leitura Interativa, (Cafiero, 2010), (Goodman, 1990), (Dalla Zen, 2011); Narrativas literárias, (Dalla Zen e Silveira, 2012), (Kaercher, 2011) e Alfabetização, (Piccoli e Camini, 2012). A explicitação e discussão das relações interpretativas, pelas crianças, puderam indicar a potencialidade da leitura interativa, pela via da exploração de narrativas literárias, como recurso pedagógico na formação do leitor, especialmente no que diz respeito às estratégias de predição e inferência utilizadas pelos leitores em processo de alfabetização, tanto em nível global do texto, quanto nos planos semântico e imagético. |
id |
UFRGS-2_476a1181e5b3ffd86bf6cd5448e70afd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115786 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mello, Caroline Machado Machado deDalla Zen, Maria Isabel Habckost2015-05-05T01:58:27Z2014http://hdl.handle.net/10183/115786000965059O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de uma pesquisa sobre o funcionamento da leitura interativa no processo de alfabetização, realizada em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública na cidade de Porto Alegre/RS. Tem como objetivo discutir a prática da leitura interativa com narrativas literárias. Para tanto, foram utilizados os livros “Elmer, o elefante xadrez” de David Mckee; e “O menino Nito” de Sonia Rosa. O material empírico contempla a gravação de duas sessões de leitura interativa. Tais sessões foram gravadas, transcritas e analisadas. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os conceitos discutidos no estudo são: Leitura Interativa, (Cafiero, 2010), (Goodman, 1990), (Dalla Zen, 2011); Narrativas literárias, (Dalla Zen e Silveira, 2012), (Kaercher, 2011) e Alfabetização, (Piccoli e Camini, 2012). A explicitação e discussão das relações interpretativas, pelas crianças, puderam indicar a potencialidade da leitura interativa, pela via da exploração de narrativas literárias, como recurso pedagógico na formação do leitor, especialmente no que diz respeito às estratégias de predição e inferência utilizadas pelos leitores em processo de alfabetização, tanto em nível global do texto, quanto nos planos semântico e imagético.application/pdfporAlfabetizaçãoEscritaNarrativa literáriaPráticas pedagógicasA leitura interativa de narrativas literárias em uma turma de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000965059.pdf000965059.pdfTexto completoapplication/pdf4022127http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115786/1/000965059.pdfc61980a222d119c46679513f329534b3MD51TEXT000965059.pdf.txt000965059.pdf.txtExtracted Texttext/plain69684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115786/2/000965059.pdf.txtdded8d7416de0f25bfc82f275daaa333MD52THUMBNAIL000965059.pdf.jpg000965059.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115786/3/000965059.pdf.jpge9310568ca997b29e7a7d9b768b54debMD5310183/1157862018-10-22 07:42:40.508oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115786Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:42:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A leitura interativa de narrativas literárias em uma turma de alfabetização |
title |
A leitura interativa de narrativas literárias em uma turma de alfabetização |
spellingShingle |
A leitura interativa de narrativas literárias em uma turma de alfabetização Mello, Caroline Machado Machado de Alfabetização Escrita Narrativa literária Práticas pedagógicas |
title_short |
A leitura interativa de narrativas literárias em uma turma de alfabetização |
title_full |
A leitura interativa de narrativas literárias em uma turma de alfabetização |
title_fullStr |
A leitura interativa de narrativas literárias em uma turma de alfabetização |
title_full_unstemmed |
A leitura interativa de narrativas literárias em uma turma de alfabetização |
title_sort |
A leitura interativa de narrativas literárias em uma turma de alfabetização |
author |
Mello, Caroline Machado Machado de |
author_facet |
Mello, Caroline Machado Machado de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Caroline Machado Machado de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost |
contributor_str_mv |
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Escrita Narrativa literária Práticas pedagógicas |
topic |
Alfabetização Escrita Narrativa literária Práticas pedagógicas |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de uma pesquisa sobre o funcionamento da leitura interativa no processo de alfabetização, realizada em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública na cidade de Porto Alegre/RS. Tem como objetivo discutir a prática da leitura interativa com narrativas literárias. Para tanto, foram utilizados os livros “Elmer, o elefante xadrez” de David Mckee; e “O menino Nito” de Sonia Rosa. O material empírico contempla a gravação de duas sessões de leitura interativa. Tais sessões foram gravadas, transcritas e analisadas. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os conceitos discutidos no estudo são: Leitura Interativa, (Cafiero, 2010), (Goodman, 1990), (Dalla Zen, 2011); Narrativas literárias, (Dalla Zen e Silveira, 2012), (Kaercher, 2011) e Alfabetização, (Piccoli e Camini, 2012). A explicitação e discussão das relações interpretativas, pelas crianças, puderam indicar a potencialidade da leitura interativa, pela via da exploração de narrativas literárias, como recurso pedagógico na formação do leitor, especialmente no que diz respeito às estratégias de predição e inferência utilizadas pelos leitores em processo de alfabetização, tanto em nível global do texto, quanto nos planos semântico e imagético. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-05T01:58:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115786 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000965059 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115786 |
identifier_str_mv |
000965059 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115786/1/000965059.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115786/2/000965059.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115786/3/000965059.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c61980a222d119c46679513f329534b3 dded8d7416de0f25bfc82f275daaa333 e9310568ca997b29e7a7d9b768b54deb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224483936141312 |