A leitura interativa de narrativas literárias em uma turma de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Caroline Machado Machado de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115786
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de uma pesquisa sobre o funcionamento da leitura interativa no processo de alfabetização, realizada em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública na cidade de Porto Alegre/RS. Tem como objetivo discutir a prática da leitura interativa com narrativas literárias. Para tanto, foram utilizados os livros “Elmer, o elefante xadrez” de David Mckee; e “O menino Nito” de Sonia Rosa. O material empírico contempla a gravação de duas sessões de leitura interativa. Tais sessões foram gravadas, transcritas e analisadas. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os conceitos discutidos no estudo são: Leitura Interativa, (Cafiero, 2010), (Goodman, 1990), (Dalla Zen, 2011); Narrativas literárias, (Dalla Zen e Silveira, 2012), (Kaercher, 2011) e Alfabetização, (Piccoli e Camini, 2012). A explicitação e discussão das relações interpretativas, pelas crianças, puderam indicar a potencialidade da leitura interativa, pela via da exploração de narrativas literárias, como recurso pedagógico na formação do leitor, especialmente no que diz respeito às estratégias de predição e inferência utilizadas pelos leitores em processo de alfabetização, tanto em nível global do texto, quanto nos planos semântico e imagético.
id UFRGS-2_476a1181e5b3ffd86bf6cd5448e70afd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115786
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mello, Caroline Machado Machado deDalla Zen, Maria Isabel Habckost2015-05-05T01:58:27Z2014http://hdl.handle.net/10183/115786000965059O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de uma pesquisa sobre o funcionamento da leitura interativa no processo de alfabetização, realizada em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública na cidade de Porto Alegre/RS. Tem como objetivo discutir a prática da leitura interativa com narrativas literárias. Para tanto, foram utilizados os livros “Elmer, o elefante xadrez” de David Mckee; e “O menino Nito” de Sonia Rosa. O material empírico contempla a gravação de duas sessões de leitura interativa. Tais sessões foram gravadas, transcritas e analisadas. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os conceitos discutidos no estudo são: Leitura Interativa, (Cafiero, 2010), (Goodman, 1990), (Dalla Zen, 2011); Narrativas literárias, (Dalla Zen e Silveira, 2012), (Kaercher, 2011) e Alfabetização, (Piccoli e Camini, 2012). A explicitação e discussão das relações interpretativas, pelas crianças, puderam indicar a potencialidade da leitura interativa, pela via da exploração de narrativas literárias, como recurso pedagógico na formação do leitor, especialmente no que diz respeito às estratégias de predição e inferência utilizadas pelos leitores em processo de alfabetização, tanto em nível global do texto, quanto nos planos semântico e imagético.application/pdfporAlfabetizaçãoEscritaNarrativa literáriaPráticas pedagógicasA leitura interativa de narrativas literárias em uma turma de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000965059.pdf000965059.pdfTexto completoapplication/pdf4022127http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115786/1/000965059.pdfc61980a222d119c46679513f329534b3MD51TEXT000965059.pdf.txt000965059.pdf.txtExtracted Texttext/plain69684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115786/2/000965059.pdf.txtdded8d7416de0f25bfc82f275daaa333MD52THUMBNAIL000965059.pdf.jpg000965059.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115786/3/000965059.pdf.jpge9310568ca997b29e7a7d9b768b54debMD5310183/1157862018-10-22 07:42:40.508oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115786Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:42:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A leitura interativa de narrativas literárias em uma turma de alfabetização
title A leitura interativa de narrativas literárias em uma turma de alfabetização
spellingShingle A leitura interativa de narrativas literárias em uma turma de alfabetização
Mello, Caroline Machado Machado de
Alfabetização
Escrita
Narrativa literária
Práticas pedagógicas
title_short A leitura interativa de narrativas literárias em uma turma de alfabetização
title_full A leitura interativa de narrativas literárias em uma turma de alfabetização
title_fullStr A leitura interativa de narrativas literárias em uma turma de alfabetização
title_full_unstemmed A leitura interativa de narrativas literárias em uma turma de alfabetização
title_sort A leitura interativa de narrativas literárias em uma turma de alfabetização
author Mello, Caroline Machado Machado de
author_facet Mello, Caroline Machado Machado de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Caroline Machado Machado de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
contributor_str_mv Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Escrita
Narrativa literária
Práticas pedagógicas
topic Alfabetização
Escrita
Narrativa literária
Práticas pedagógicas
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de uma pesquisa sobre o funcionamento da leitura interativa no processo de alfabetização, realizada em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública na cidade de Porto Alegre/RS. Tem como objetivo discutir a prática da leitura interativa com narrativas literárias. Para tanto, foram utilizados os livros “Elmer, o elefante xadrez” de David Mckee; e “O menino Nito” de Sonia Rosa. O material empírico contempla a gravação de duas sessões de leitura interativa. Tais sessões foram gravadas, transcritas e analisadas. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os conceitos discutidos no estudo são: Leitura Interativa, (Cafiero, 2010), (Goodman, 1990), (Dalla Zen, 2011); Narrativas literárias, (Dalla Zen e Silveira, 2012), (Kaercher, 2011) e Alfabetização, (Piccoli e Camini, 2012). A explicitação e discussão das relações interpretativas, pelas crianças, puderam indicar a potencialidade da leitura interativa, pela via da exploração de narrativas literárias, como recurso pedagógico na formação do leitor, especialmente no que diz respeito às estratégias de predição e inferência utilizadas pelos leitores em processo de alfabetização, tanto em nível global do texto, quanto nos planos semântico e imagético.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-05T01:58:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115786
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000965059
url http://hdl.handle.net/10183/115786
identifier_str_mv 000965059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115786/1/000965059.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115786/2/000965059.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115786/3/000965059.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c61980a222d119c46679513f329534b3
dded8d7416de0f25bfc82f275daaa333
e9310568ca997b29e7a7d9b768b54deb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224483936141312