Educação para superar os desafios impostos pelo envelhecimento aos idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Unicovsky, Margarita Ana Rubin
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Riegel, Fernando, Nascimento, Vagner Ferreira do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/249004
Resumo: Introdução:após trinta e três anos da promulgação da Constituição de 1988, aprovou-se a Lei 10741/03, o Estatuto do Idoso. A lei assegura prioridade e preferência na execução de políticas públicas para o idoso. Diante disso, compete aos profissionais das diversas áreas elaborarem estratégias para atender às demandas do envelhecimento da população. O artigo discute a educação como meio para vencer os desafios impostos aos idosos pela idade e pela sociedade, propiciando-lhes o aprendizado de novos conhecimentos e oportunidades para buscar seu bem-estar físico, espiritual e emocional. Materiais e Método:trata-se de um ensaio crítico-reflexivo para o qual foi realizada busca na literatura de produções científicas que versavam acerca da temática. O objetivo foi refletir acerca das contribuições da educação para a superação dos desafios impostos à população idosa. Resultados e discussão:os programas educacionais para idosos vêm propondo atender a essas necessidades, trabalhando com diversos procedimentos pedagógicos, a fim de despertar a consciência crítica para a busca do envelhecimento bem-sucedido. Por meio da educação continuada, esses programas têm possibilitado ao idoso, atualização, aquisição de conhecimentos e participação em atividades culturais, sociais, políticas e de lazer. Espera-se através da educação dos idosos contribuir com o empoderamento e mudanças nos hábitos de vida proporcionando autonomia e qualidade de vida. Considerações finais:a valorização da pessoa idosa deve estar na agenda transversal em todos os espaços formativos da sociedade para desta forma avançarmos em direção à cultura do respeito e garantia de direitos no processo de envelhecimento saudável.
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O objetivo foi refletir acerca das contribuições da educação para a superação dos desafios impostos à população idosa. Resultados e discussão:os programas educacionais para idosos vêm propondo atender a essas necessidades, trabalhando com diversos procedimentos pedagógicos, a fim de despertar a consciência crítica para a busca do envelhecimento bem-sucedido. Por meio da educação continuada, esses programas têm possibilitado ao idoso, atualização, aquisição de conhecimentos e participação em atividades culturais, sociais, políticas e de lazer. Espera-se através da educação dos idosos contribuir com o empoderamento e mudanças nos hábitos de vida proporcionando autonomia e qualidade de vida. Considerações finais:a valorização da pessoa idosa deve estar na agenda transversal em todos os espaços formativos da sociedade para desta forma avançarmos em direção à cultura do respeito e garantia de direitos no processo de envelhecimento saudável.Introduction:thirty-three years after the promulgation of the 1988 Constitution, Law 10741/03, the Statute of the Elderly, was approved. The lawensurespriority and preference in the implementation of public policies for the elderly. Therefore, it is up to professionals from different areas to develop strategies to meet the demands of an aging population. The article discusses education to overcome the challenges imposed on the elderly by age and society, providing them with learning new knowledge and opportunities to seek their physical, spiritual, and emotional well-being. Materials and Method:this is a critical-reflective essay for which a literature search was carried out for scientific productions that dealt with the subject. The objective was to reflect on the contributions of education to overcome the challenges imposed on the elderly population. Results and discussion:educational programs for theelderly have been proposing to meet these needs, working with different pedagogical procedures to raise critical awareness for the pursuit of successful aging. Through continuing education, these programs have enabled the elderly to update, acquire knowledge and participate in cultural, social, political and leisure activities. It is expected through the education of the elderly to contribute to empowerment and changes in lifestyle habits, providing autonomy and quality of life. Final considerations:valuing the elderly must be on the transversal agenda in all training spaces in society, so that we can advance towards a culture of respect and guarantee of rights in the healthy aging processIntroducción:treinta y tres años después de la promulgación de la Constitución de 1988, se aprobó la Ley 10741/03, Estatuto de las Personas Mayores. De acuerdo con la citada ley, el artículo 3 asegura la prioridad y preferencia en la implementación de las políticas públicas para las personas mayores. Por tanto, corresponde a profesionales de diferentes áreas desarrollar estrategias para atender las demandas de una población que envejece. El artículo analiza la educación como un medio para superar los desafíos que la edad y la sociedad imponen a las personas mayores, brindándoles el aprendizaje de nuevos conocimientos y oportunidades para buscar su bienestar físico, espiritual y emocional. Materiales y método:se trata de un ensayo crítico-reflexivo para el cual se realizó una búsqueda bibliográfica de producciones científicas que abordaran el tema. El objetivo fue reflexionar sobre los aportes de la educación para superar los desafíos impuestos a la población anciana. Resultados y discusión:los programas educativos parapersonas mayores se vienen proponiendo para cubrir estas necesidades, trabajando con diferentes procedimientos pedagógicos con el fin de generar una conciencia crítica para la búsqueda de un envejecimiento exitoso. A través de la educación continua, estosprogramas han permitido que las personas mayores se actualicen, adquieran conocimientos y participen en actividades culturales, sociales, políticas y de ocio. Se espera que a través de la educación de las personas mayores contribuya al empoderamiento y cambios en los hábitos de vida, proporcionando autonomía y calidad de vida. Consideraciones finales:la valoración de las personas mayores debe estar en la agenda transversal en todos los espacios de formación de la sociedad, para que podamos avanzar hacia una cultura de respeto y garantía de derechos en el proceso de envejecimiento saludable.application/pdfporSustinere: revista de saúde e educação. Rio de Janeiro. Vol. 10, n. 1 (2022) p. 252-263Assistência integral à saúdeEnvelhecimento saudávelIdosoEderlyComprehensive health careSucessful ageingAncianoAtención integral de saludEnvejecimiento bien sucedidoEducação para superar os desafios impostos pelo envelhecimento aos idososEducation to overcome the challenges imposed by aging on the elderly Educación para superar los retos impuestos por envejecimiento a las personas mayores info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147342.pdf.txt001147342.pdf.txtExtracted Texttext/plain30601http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249004/2/001147342.pdf.txt5f2bc44d888e5092255ae3650f12e5f5MD52ORIGINAL001147342.pdfTexto completoapplication/pdf1211279http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249004/1/001147342.pdfb83ebe260fd68530fb577c4f075bdad8MD5110183/2490042022-09-17 05:09:45.286135oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249004Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-17T08:09:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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