Efetivação da participação dos pais da comunidade escolar para uma gestão democrática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151712 |
Resumo: | Como gestora de escola pública da rede municipal de ensino de Sant‟Ana do Livramento, ingressei no Curso de Especialização Escola de Gestores – IV Edição na intenção de aprimorar meus conhecimentos sobre Gestão Escolar e aplicá-los na escola infantil municipal onde trabalho, analisando a possível aplicabilidade de uma proposta de participação dos pais na vida escolar dos seus filhos. O objetivo: que estes não percebam a escola infantil apenas como uma “creche”, lugar de “cuidar e alimentar” enquanto os pais trabalham. Percebe-se que a comunidade escolar é mista em questões culturais e com um perfil de pais muito jovens – normalmente casos de primeiro filho. Isso torna a questão da maturidade (ou imaturidade) dos pais uma situação que pode ser desfavorável à compreensão do ato educativo na creche, descaracterizando, muitas vezes, o preparo e a qualificação dos educadores. Assim, o grande objetivo desta proposta foi engajar os pais no ato de participar dos acontecimentos cotidianos da escola que escolheram para seus filhos, mesmo sendo estes bebês (de zero a dois anos). É importante perceber que a escola tem uma proposta pedagógica alicerçada nos PCN da Educação Infantil e que seus Planos de Estudos compreendem o desenvolvimento infantil por meio de trabalhos direcionados a várias áreas, sendo elas cognitivas, psicomotoras e afetivo-sociais. Dentre vários autores estudados, cito PARO e GANDIN, que trazem um aparato bastante consistente sobre Participação e Gestão Democrática. Quanto ao método, utilizei-me da pesquisa-ação, que encerra o conceito de que o objetivo maior deve ser algo que não se encerre na pesquisa, mas que gere novas pesquisas. Do conteúdo analisado, percebo que é possível, sim, construir a participação desejada, mas é preciso partir de um gestor que realmente se identifique com as questões democráticas, que tenha um diálogo claro, aberto e preciso com sua comunidade escolar, usando sempre de respeito e justiça social. É possível perceber uma grande mudança na participação da comunidade escolar, que hoje não se preocupa tão somente com a chegada de pareceres descritivos em data agendada, mas em chegar diariamente à sala de aula e ter conversas pertinentes às melhorias que todos desejamos para uma Educação de Qualidade. |
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