Efetivação da participação dos pais da comunidade escolar para uma gestão democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trinidad, Márcia Angelina Gomez
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151712
Resumo: Como gestora de escola pública da rede municipal de ensino de Sant‟Ana do Livramento, ingressei no Curso de Especialização Escola de Gestores – IV Edição na intenção de aprimorar meus conhecimentos sobre Gestão Escolar e aplicá-los na escola infantil municipal onde trabalho, analisando a possível aplicabilidade de uma proposta de participação dos pais na vida escolar dos seus filhos. O objetivo: que estes não percebam a escola infantil apenas como uma “creche”, lugar de “cuidar e alimentar” enquanto os pais trabalham. Percebe-se que a comunidade escolar é mista em questões culturais e com um perfil de pais muito jovens – normalmente casos de primeiro filho. Isso torna a questão da maturidade (ou imaturidade) dos pais uma situação que pode ser desfavorável à compreensão do ato educativo na creche, descaracterizando, muitas vezes, o preparo e a qualificação dos educadores. Assim, o grande objetivo desta proposta foi engajar os pais no ato de participar dos acontecimentos cotidianos da escola que escolheram para seus filhos, mesmo sendo estes bebês (de zero a dois anos). É importante perceber que a escola tem uma proposta pedagógica alicerçada nos PCN da Educação Infantil e que seus Planos de Estudos compreendem o desenvolvimento infantil por meio de trabalhos direcionados a várias áreas, sendo elas cognitivas, psicomotoras e afetivo-sociais. Dentre vários autores estudados, cito PARO e GANDIN, que trazem um aparato bastante consistente sobre Participação e Gestão Democrática. Quanto ao método, utilizei-me da pesquisa-ação, que encerra o conceito de que o objetivo maior deve ser algo que não se encerre na pesquisa, mas que gere novas pesquisas. Do conteúdo analisado, percebo que é possível, sim, construir a participação desejada, mas é preciso partir de um gestor que realmente se identifique com as questões democráticas, que tenha um diálogo claro, aberto e preciso com sua comunidade escolar, usando sempre de respeito e justiça social. É possível perceber uma grande mudança na participação da comunidade escolar, que hoje não se preocupa tão somente com a chegada de pareceres descritivos em data agendada, mas em chegar diariamente à sala de aula e ter conversas pertinentes às melhorias que todos desejamos para uma Educação de Qualidade.
id UFRGS-2_487ed8041b9972edb6298f60f82d0a1b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151712
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Trinidad, Márcia Angelina GomezPereira, Vanessa Souza2017-02-14T02:24:00Z2015http://hdl.handle.net/10183/151712001004278Como gestora de escola pública da rede municipal de ensino de Sant‟Ana do Livramento, ingressei no Curso de Especialização Escola de Gestores – IV Edição na intenção de aprimorar meus conhecimentos sobre Gestão Escolar e aplicá-los na escola infantil municipal onde trabalho, analisando a possível aplicabilidade de uma proposta de participação dos pais na vida escolar dos seus filhos. O objetivo: que estes não percebam a escola infantil apenas como uma “creche”, lugar de “cuidar e alimentar” enquanto os pais trabalham. Percebe-se que a comunidade escolar é mista em questões culturais e com um perfil de pais muito jovens – normalmente casos de primeiro filho. Isso torna a questão da maturidade (ou imaturidade) dos pais uma situação que pode ser desfavorável à compreensão do ato educativo na creche, descaracterizando, muitas vezes, o preparo e a qualificação dos educadores. Assim, o grande objetivo desta proposta foi engajar os pais no ato de participar dos acontecimentos cotidianos da escola que escolheram para seus filhos, mesmo sendo estes bebês (de zero a dois anos). É importante perceber que a escola tem uma proposta pedagógica alicerçada nos PCN da Educação Infantil e que seus Planos de Estudos compreendem o desenvolvimento infantil por meio de trabalhos direcionados a várias áreas, sendo elas cognitivas, psicomotoras e afetivo-sociais. Dentre vários autores estudados, cito PARO e GANDIN, que trazem um aparato bastante consistente sobre Participação e Gestão Democrática. Quanto ao método, utilizei-me da pesquisa-ação, que encerra o conceito de que o objetivo maior deve ser algo que não se encerre na pesquisa, mas que gere novas pesquisas. Do conteúdo analisado, percebo que é possível, sim, construir a participação desejada, mas é preciso partir de um gestor que realmente se identifique com as questões democráticas, que tenha um diálogo claro, aberto e preciso com sua comunidade escolar, usando sempre de respeito e justiça social. É possível perceber uma grande mudança na participação da comunidade escolar, que hoje não se preocupa tão somente com a chegada de pareceres descritivos em data agendada, mas em chegar diariamente à sala de aula e ter conversas pertinentes às melhorias que todos desejamos para uma Educação de Qualidade.application/pdfporGestão democráticaParticipaçãoPaisEducação infantilCrecheEfetivação da participação dos pais da comunidade escolar para uma gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001004278.pdf001004278.pdfTexto completoapplication/pdf192890http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151712/1/001004278.pdfce7221f60e4602f4450a965a53573844MD51TEXT001004278.pdf.txt001004278.pdf.txtExtracted Texttext/plain50076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151712/2/001004278.pdf.txt14a4c1c15f6164f589cbe94dff491766MD5210183/1517122017-02-15 02:28:19.871151oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151712Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:28:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efetivação da participação dos pais da comunidade escolar para uma gestão democrática
title Efetivação da participação dos pais da comunidade escolar para uma gestão democrática
spellingShingle Efetivação da participação dos pais da comunidade escolar para uma gestão democrática
Trinidad, Márcia Angelina Gomez
Gestão democrática
Participação
Pais
Educação infantil
Creche
title_short Efetivação da participação dos pais da comunidade escolar para uma gestão democrática
title_full Efetivação da participação dos pais da comunidade escolar para uma gestão democrática
title_fullStr Efetivação da participação dos pais da comunidade escolar para uma gestão democrática
title_full_unstemmed Efetivação da participação dos pais da comunidade escolar para uma gestão democrática
title_sort Efetivação da participação dos pais da comunidade escolar para uma gestão democrática
author Trinidad, Márcia Angelina Gomez
author_facet Trinidad, Márcia Angelina Gomez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trinidad, Márcia Angelina Gomez
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Vanessa Souza
contributor_str_mv Pereira, Vanessa Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Participação
Pais
Educação infantil
Creche
topic Gestão democrática
Participação
Pais
Educação infantil
Creche
description Como gestora de escola pública da rede municipal de ensino de Sant‟Ana do Livramento, ingressei no Curso de Especialização Escola de Gestores – IV Edição na intenção de aprimorar meus conhecimentos sobre Gestão Escolar e aplicá-los na escola infantil municipal onde trabalho, analisando a possível aplicabilidade de uma proposta de participação dos pais na vida escolar dos seus filhos. O objetivo: que estes não percebam a escola infantil apenas como uma “creche”, lugar de “cuidar e alimentar” enquanto os pais trabalham. Percebe-se que a comunidade escolar é mista em questões culturais e com um perfil de pais muito jovens – normalmente casos de primeiro filho. Isso torna a questão da maturidade (ou imaturidade) dos pais uma situação que pode ser desfavorável à compreensão do ato educativo na creche, descaracterizando, muitas vezes, o preparo e a qualificação dos educadores. Assim, o grande objetivo desta proposta foi engajar os pais no ato de participar dos acontecimentos cotidianos da escola que escolheram para seus filhos, mesmo sendo estes bebês (de zero a dois anos). É importante perceber que a escola tem uma proposta pedagógica alicerçada nos PCN da Educação Infantil e que seus Planos de Estudos compreendem o desenvolvimento infantil por meio de trabalhos direcionados a várias áreas, sendo elas cognitivas, psicomotoras e afetivo-sociais. Dentre vários autores estudados, cito PARO e GANDIN, que trazem um aparato bastante consistente sobre Participação e Gestão Democrática. Quanto ao método, utilizei-me da pesquisa-ação, que encerra o conceito de que o objetivo maior deve ser algo que não se encerre na pesquisa, mas que gere novas pesquisas. Do conteúdo analisado, percebo que é possível, sim, construir a participação desejada, mas é preciso partir de um gestor que realmente se identifique com as questões democráticas, que tenha um diálogo claro, aberto e preciso com sua comunidade escolar, usando sempre de respeito e justiça social. É possível perceber uma grande mudança na participação da comunidade escolar, que hoje não se preocupa tão somente com a chegada de pareceres descritivos em data agendada, mas em chegar diariamente à sala de aula e ter conversas pertinentes às melhorias que todos desejamos para uma Educação de Qualidade.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-14T02:24:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151712
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001004278
url http://hdl.handle.net/10183/151712
identifier_str_mv 001004278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151712/1/001004278.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151712/2/001004278.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ce7221f60e4602f4450a965a53573844
14a4c1c15f6164f589cbe94dff491766
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224523589091328