O estudo do urbano por meio dos dispositivos móveis : um olhar sobre o deslocamento de deficientes físicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leonardo Pinto dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200887
Resumo: A presente pesquisa buscou identificar as contribuições dos dispositivos móveis para a produção de vídeos sobre problemas de mobilidade urbana de uma escola pública do município de Canoas/RS, se inserindo no contexto da Geografia escolar. Para isso se vale da metodologia quanli-quantitativa. Para coleta de dados foi utilizado questionário e observação participante. O público da pesquisa foi alunos do ensino fundamental de duas turmas de uma escola pública de Canoas (RS) que, com auxílio de dispositivos móveis, realizaram a produção de vídeos sobre as dificuldades referentes a mobilidade dentro do próprio ambiente escolar que frequentam. Em seguida os participantes relataram as dificuldades que enfrentaram e as observações que fizeram do espaço urbano que habitavam. Com a prática desenvolvida ficou evidente as dificuldades que pessoas com e sem deficiência apresentam ao transitarem pela cidade que, pela má conservação e falta de planejamento, impede muitas vezes o ir e vir de inúmeros sujeitos, tornando as cidades um lugar de pouca acessibilidade. Portanto, observou-se que a produção de vídeo sobre mobilidade urbana pode ser considerada uma alternativa para o uso educacional das tecnologias digitais a fim de contribuir para uma sociedade mais igualitária.
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