Implementação e teste de um algoritmo planejador de caminhos em um jogo de estratégia de tempo real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, José Antônio Salini
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/28320
Resumo: O planejamento de caminhos faz parte dos principais módulos de um sistema multiagente com ambientes dinâmicos, e tem como objetivo ajudar a garantir um nível mínimo de autonomia de movimentação aos agentes. Simulações contendo sistemas multiagente em ambientes dinâmicos são muito empregadas em jogos eletrônicos, e com o crescimento do segmento comercial de jogos, incluindo jogos para dispositivos portáteis e celulares, as tecnologias empregadas em sistemas multiagentes ficaram em evidência, a fim de garantir os diversos níveis de detalhe exigidos pelo público usuário da simulação. O objetivo deste trabalho foi realizar a implementação e análise de um planejador de caminhos que usa campos potenciais em um jogo de estratégia em tempo real (RTS), de forma a permitir uma comparação com outro planejador de caminhos, e verificação da qualidade e demais características do método proposto. Durante o trabalho, são apresentadas as informações técnicas sobre o planejador de caminhos usado, além de dados à respeito do jogo utilizado para os testes, e os detalhes de integração referentes à implementação do novo algoritmo no jogo. Também são descritos os testes realizados, que envolveram verificações de desempenho e qualidade, além de um teste de vantagem estratégica. Os testes de desempenho mostram a capacidade de escalabilidade e limites gerais do algoritmo planejador de caminhos novo em comparação ao planejador de caminhos de referência. Os testes de qualidade mostram os caminhos gerados pelos dois planejadores em diversas situações diferentes, permitindo que seja feita uma comparação em termos de naturalidade dos caminhos. Por fim, os testes de vantagem estratégica apresentam resultados de combates entre os dois planejadores distintos, com o objetivo de apurar a possível existência de vantagens ou desvantagens entre o uso de cada método.
id UFRGS-2_50756f23982893aaefc23e65090e83b7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28320
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, José Antônio SaliniNedel, Luciana Porcher2011-03-30T05:59:54Z2010http://hdl.handle.net/10183/28320000767792O planejamento de caminhos faz parte dos principais módulos de um sistema multiagente com ambientes dinâmicos, e tem como objetivo ajudar a garantir um nível mínimo de autonomia de movimentação aos agentes. Simulações contendo sistemas multiagente em ambientes dinâmicos são muito empregadas em jogos eletrônicos, e com o crescimento do segmento comercial de jogos, incluindo jogos para dispositivos portáteis e celulares, as tecnologias empregadas em sistemas multiagentes ficaram em evidência, a fim de garantir os diversos níveis de detalhe exigidos pelo público usuário da simulação. O objetivo deste trabalho foi realizar a implementação e análise de um planejador de caminhos que usa campos potenciais em um jogo de estratégia em tempo real (RTS), de forma a permitir uma comparação com outro planejador de caminhos, e verificação da qualidade e demais características do método proposto. Durante o trabalho, são apresentadas as informações técnicas sobre o planejador de caminhos usado, além de dados à respeito do jogo utilizado para os testes, e os detalhes de integração referentes à implementação do novo algoritmo no jogo. Também são descritos os testes realizados, que envolveram verificações de desempenho e qualidade, além de um teste de vantagem estratégica. Os testes de desempenho mostram a capacidade de escalabilidade e limites gerais do algoritmo planejador de caminhos novo em comparação ao planejador de caminhos de referência. Os testes de qualidade mostram os caminhos gerados pelos dois planejadores em diversas situações diferentes, permitindo que seja feita uma comparação em termos de naturalidade dos caminhos. Por fim, os testes de vantagem estratégica apresentam resultados de combates entre os dois planejadores distintos, com o objetivo de apurar a possível existência de vantagens ou desvantagens entre o uso de cada método.The path planning is part of the main modules of a multi-agent system with dynamic environments, and aims to help ensure a minimum level of autonomy to mobile agents. Multiagent simulations in dynamic environments are widely used in electronic games, and accompanying the growth of commercial games industry, including games for hand-held devices and mobile phones, the technology of multi-agent system gains importance, in order to ensure the various levels of detail required by the public and users of simulations. The objective of this work is the implementation and analysis of a path planner which uses potential fields in a real time strategy (RTS) game, to allow a comparison with another path planner, and checking of quality and other characteristics of the proposed method. During the work, we present the technical information about the path planner used, along with general data about the game used for testing, and integration details concerning the implementation of the new algorithm in the RTS game. We also describe the tests that are involved, which are checks of performance and quality, plus a test of strategic advantage. Performance tests show the scalability of the method, along with general limits of the new path planner algorithm in comparison to the reference path planner. The quality tests show the paths generated by the two planners in several different situations in game, allowing a comparison in terms of the naturalness of the paths. Finally, tests of strategic advantage presented results of battles between the two different path planners, with the aim of investigating the possible existence of advantages or disadvantages on using each method.application/pdfporComputação gráficaJogos : EstrategiaPath planningReal time strategy gameRTSPotential fieldImplementação e teste de um algoritmo planejador de caminhos em um jogo de estratégia de tempo realImplementation and test of a path planning algorithm in a real time strategy game info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPorto Alegre, BR-RS2010Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000767792.pdf000767792.pdfTexto completoapplication/pdf9065634http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28320/1/000767792.pdfb75f495d37fc83ff1ec3147150d2ee97MD51TEXT000767792.pdf.txt000767792.pdf.txtExtracted Texttext/plain219832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28320/2/000767792.pdf.txtaa222c0af8fdcda0b3cfbdfe0041615dMD52THUMBNAIL000767792.pdf.jpg000767792.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28320/3/000767792.pdf.jpgf71131f847995c0daee9f9b3fcf192f0MD5310183/283202018-10-11 08:55:32.095oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28320Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:55:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Implementação e teste de um algoritmo planejador de caminhos em um jogo de estratégia de tempo real
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Implementation and test of a path planning algorithm in a real time strategy game
title Implementação e teste de um algoritmo planejador de caminhos em um jogo de estratégia de tempo real
spellingShingle Implementação e teste de um algoritmo planejador de caminhos em um jogo de estratégia de tempo real
Ferreira, José Antônio Salini
Computação gráfica
Jogos : Estrategia
Path planning
Real time strategy game
RTS
Potential field
title_short Implementação e teste de um algoritmo planejador de caminhos em um jogo de estratégia de tempo real
title_full Implementação e teste de um algoritmo planejador de caminhos em um jogo de estratégia de tempo real
title_fullStr Implementação e teste de um algoritmo planejador de caminhos em um jogo de estratégia de tempo real
title_full_unstemmed Implementação e teste de um algoritmo planejador de caminhos em um jogo de estratégia de tempo real
title_sort Implementação e teste de um algoritmo planejador de caminhos em um jogo de estratégia de tempo real
author Ferreira, José Antônio Salini
author_facet Ferreira, José Antônio Salini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, José Antônio Salini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nedel, Luciana Porcher
contributor_str_mv Nedel, Luciana Porcher
dc.subject.por.fl_str_mv Computação gráfica
Jogos : Estrategia
topic Computação gráfica
Jogos : Estrategia
Path planning
Real time strategy game
RTS
Potential field
dc.subject.eng.fl_str_mv Path planning
Real time strategy game
RTS
Potential field
description O planejamento de caminhos faz parte dos principais módulos de um sistema multiagente com ambientes dinâmicos, e tem como objetivo ajudar a garantir um nível mínimo de autonomia de movimentação aos agentes. Simulações contendo sistemas multiagente em ambientes dinâmicos são muito empregadas em jogos eletrônicos, e com o crescimento do segmento comercial de jogos, incluindo jogos para dispositivos portáteis e celulares, as tecnologias empregadas em sistemas multiagentes ficaram em evidência, a fim de garantir os diversos níveis de detalhe exigidos pelo público usuário da simulação. O objetivo deste trabalho foi realizar a implementação e análise de um planejador de caminhos que usa campos potenciais em um jogo de estratégia em tempo real (RTS), de forma a permitir uma comparação com outro planejador de caminhos, e verificação da qualidade e demais características do método proposto. Durante o trabalho, são apresentadas as informações técnicas sobre o planejador de caminhos usado, além de dados à respeito do jogo utilizado para os testes, e os detalhes de integração referentes à implementação do novo algoritmo no jogo. Também são descritos os testes realizados, que envolveram verificações de desempenho e qualidade, além de um teste de vantagem estratégica. Os testes de desempenho mostram a capacidade de escalabilidade e limites gerais do algoritmo planejador de caminhos novo em comparação ao planejador de caminhos de referência. Os testes de qualidade mostram os caminhos gerados pelos dois planejadores em diversas situações diferentes, permitindo que seja feita uma comparação em termos de naturalidade dos caminhos. Por fim, os testes de vantagem estratégica apresentam resultados de combates entre os dois planejadores distintos, com o objetivo de apurar a possível existência de vantagens ou desvantagens entre o uso de cada método.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-30T05:59:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/28320
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000767792
url http://hdl.handle.net/10183/28320
identifier_str_mv 000767792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28320/1/000767792.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28320/2/000767792.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28320/3/000767792.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b75f495d37fc83ff1ec3147150d2ee97
aa222c0af8fdcda0b3cfbdfe0041615d
f71131f847995c0daee9f9b3fcf192f0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224406547038208