O serviço de referência virtual em bibliotecas universitárias com ênfase na interação bibliotecário/usuário: pergunte ao bibliotecário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Elaine
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18483
Resumo: Este estudo de cunho descritivo com abordagem quali-quantitativa teve como objetivos verificar a existência do serviço de referência virtual no site de bibliotecas universitárias brasileiras, identificar as ferramentas de comunicação da Internet que estão sendo utilizadas para a realização deste serviço, e sugerir diretrizes para o planejamento e a implantação do serviço de referência virtual. Para tanto, foram observados os sites de bibliotecas das 28 universidades brasileiras com o maior número de alunos matriculados. Verificou-se a existência do serviço de referência divulgado de forma clara e objetiva em poucos sites e constatou-se a utilização do correio eletrônico como canal de comunicação na maioria das bibliotecas sendo observado também a utilização, ainda que em número reduzido, de tecnologias de chat nos sites de algumas bibliotecas como forma de comunicação com os seus usuários. Conclui-se que, para a otimização dos serviços das bibliotecas, é imprescindível o aprimoramento dos canais de comunicação com os usuários.
id UFRGS-2_50ecb798de84e42ae82db1ab2608b44f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18483
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Corrêa, ElaineMoura, Ana Maria Mielniczuk de2010-02-06T04:14:29Z2009http://hdl.handle.net/10183/18483000730101Este estudo de cunho descritivo com abordagem quali-quantitativa teve como objetivos verificar a existência do serviço de referência virtual no site de bibliotecas universitárias brasileiras, identificar as ferramentas de comunicação da Internet que estão sendo utilizadas para a realização deste serviço, e sugerir diretrizes para o planejamento e a implantação do serviço de referência virtual. Para tanto, foram observados os sites de bibliotecas das 28 universidades brasileiras com o maior número de alunos matriculados. Verificou-se a existência do serviço de referência divulgado de forma clara e objetiva em poucos sites e constatou-se a utilização do correio eletrônico como canal de comunicação na maioria das bibliotecas sendo observado também a utilização, ainda que em número reduzido, de tecnologias de chat nos sites de algumas bibliotecas como forma de comunicação com os seus usuários. Conclui-se que, para a otimização dos serviços das bibliotecas, é imprescindível o aprimoramento dos canais de comunicação com os usuários.This descriptive survey, with a quail-quantitative approach had as objectives to verify the existence of the Virtual Reference Service on the site of Brazilian Academic libraries, identify the communication tools of the Internet being used for the accomplishment of such service and suggest guidelines for the planning and implementation of the Virtual Reference Service. In order to obtain such information library’s sites of 28 Brazilian universities with the largest number of enrolled students were observed. It was verified the existence of the reference service announced in a clear and objective manner in few sites and it was noted the utilization of electronic mail as a communication channel in a great number of libraries, being also observed the utilization, but in a reduced number, chat technologies on the sites of some libraries as a way of communication with its users. It was concluded that, for the optimization of the library services, it is indispensable the improvement of the communication channels with the users.application/pdfporBiblioteca universitáriaServiço de referência virtualVirtual reference servicesDigital reference servicesInformation technologiesAcademic libraryO serviço de referência virtual em bibliotecas universitárias com ênfase na interação bibliotecário/usuário: pergunte ao bibliotecárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2009especializaçãoCurso de Especialização em Gestão de Bibliotecas Universitáriasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000730101.pdf000730101.pdfTexto completoapplication/pdf1057949http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18483/1/000730101.pdfbb7d4f4e8767ba33c34119f5573e3ec8MD51TEXT000730101.pdf.txt000730101.pdf.txtExtracted Texttext/plain79230http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18483/2/000730101.pdf.txt4705625ad1954464349e3eb08ecb07e0MD52THUMBNAIL000730101.pdf.jpg000730101.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18483/3/000730101.pdf.jpg1082167bc6c03378cdf66f944563b9c7MD5310183/184832018-10-18 07:20:06.091oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18483Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:20:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O serviço de referência virtual em bibliotecas universitárias com ênfase na interação bibliotecário/usuário: pergunte ao bibliotecário
title O serviço de referência virtual em bibliotecas universitárias com ênfase na interação bibliotecário/usuário: pergunte ao bibliotecário
spellingShingle O serviço de referência virtual em bibliotecas universitárias com ênfase na interação bibliotecário/usuário: pergunte ao bibliotecário
Corrêa, Elaine
Biblioteca universitária
Serviço de referência virtual
Virtual reference services
Digital reference services
Information technologies
Academic library
title_short O serviço de referência virtual em bibliotecas universitárias com ênfase na interação bibliotecário/usuário: pergunte ao bibliotecário
title_full O serviço de referência virtual em bibliotecas universitárias com ênfase na interação bibliotecário/usuário: pergunte ao bibliotecário
title_fullStr O serviço de referência virtual em bibliotecas universitárias com ênfase na interação bibliotecário/usuário: pergunte ao bibliotecário
title_full_unstemmed O serviço de referência virtual em bibliotecas universitárias com ênfase na interação bibliotecário/usuário: pergunte ao bibliotecário
title_sort O serviço de referência virtual em bibliotecas universitárias com ênfase na interação bibliotecário/usuário: pergunte ao bibliotecário
author Corrêa, Elaine
author_facet Corrêa, Elaine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Elaine
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moura, Ana Maria Mielniczuk de
contributor_str_mv Moura, Ana Maria Mielniczuk de
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca universitária
Serviço de referência virtual
topic Biblioteca universitária
Serviço de referência virtual
Virtual reference services
Digital reference services
Information technologies
Academic library
dc.subject.eng.fl_str_mv Virtual reference services
Digital reference services
Information technologies
Academic library
description Este estudo de cunho descritivo com abordagem quali-quantitativa teve como objetivos verificar a existência do serviço de referência virtual no site de bibliotecas universitárias brasileiras, identificar as ferramentas de comunicação da Internet que estão sendo utilizadas para a realização deste serviço, e sugerir diretrizes para o planejamento e a implantação do serviço de referência virtual. Para tanto, foram observados os sites de bibliotecas das 28 universidades brasileiras com o maior número de alunos matriculados. Verificou-se a existência do serviço de referência divulgado de forma clara e objetiva em poucos sites e constatou-se a utilização do correio eletrônico como canal de comunicação na maioria das bibliotecas sendo observado também a utilização, ainda que em número reduzido, de tecnologias de chat nos sites de algumas bibliotecas como forma de comunicação com os seus usuários. Conclui-se que, para a otimização dos serviços das bibliotecas, é imprescindível o aprimoramento dos canais de comunicação com os usuários.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-02-06T04:14:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18483
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000730101
url http://hdl.handle.net/10183/18483
identifier_str_mv 000730101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18483/1/000730101.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18483/2/000730101.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18483/3/000730101.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bb7d4f4e8767ba33c34119f5573e3ec8
4705625ad1954464349e3eb08ecb07e0
1082167bc6c03378cdf66f944563b9c7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224389973245952