Inteligência estratégica e design thinking : conceitos complementares, sequenciais e recorrentes para estratégia inovativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reche, Marcelo Mesquita
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Janissek-Muniz, Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/187347
Resumo: Os esforços e investimentos demonstram o foco que as organizações possuem em desenvolver inovações em seus segmentos. Com o crescente aumento da competitividade entre as empresas, as ações e o planejamento estratégico são essenciais para a sobrevivência no mercado. Monitorar o ambiente visando identificar novos focos ou formas de atuação é um modo de tornar processuais as iniciativas que podem potencialmente alavancar o negócio através de uma postura proativa. Neste sentido, o uso do conceito de Inteligência Estratégica já uma realidade entre as empresas gerando informações importantes para a criação de vantagem competitiva. Já o conceito de Design Thinking é utilizado como método para satisfazer objetivos tanto econômicos quanto criativos. Ambos os conceitos possuem etapas de processo que os caracterizam como cíclicos e que estão diretamente ligadas à estratégia da organização. Este artigo propõe-se a compreender uma possível correlação entre os conceitos de Inteligência Estratégica e Design Thinking para o desenvolvimento de estratégia inovativa. De abordagem qualitativa, a pesquisa coletou dados junto a profissionais ligados aos conceitos tema deste estudo. Os resultados demonstram uma proximidade entre os métodos de Design Thinking e Inteligência Estratégica, além da complementariedade ou sequencialidade de sua utilização com foco em inovação.
id UFRGS-2_51635bd4ab742119db779a85838155bd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187347
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Reche, Marcelo MesquitaJanissek-Muniz, Raquel2018-12-22T04:07:10Z20182175-5825http://hdl.handle.net/10183/187347001079838Os esforços e investimentos demonstram o foco que as organizações possuem em desenvolver inovações em seus segmentos. Com o crescente aumento da competitividade entre as empresas, as ações e o planejamento estratégico são essenciais para a sobrevivência no mercado. Monitorar o ambiente visando identificar novos focos ou formas de atuação é um modo de tornar processuais as iniciativas que podem potencialmente alavancar o negócio através de uma postura proativa. Neste sentido, o uso do conceito de Inteligência Estratégica já uma realidade entre as empresas gerando informações importantes para a criação de vantagem competitiva. Já o conceito de Design Thinking é utilizado como método para satisfazer objetivos tanto econômicos quanto criativos. Ambos os conceitos possuem etapas de processo que os caracterizam como cíclicos e que estão diretamente ligadas à estratégia da organização. Este artigo propõe-se a compreender uma possível correlação entre os conceitos de Inteligência Estratégica e Design Thinking para o desenvolvimento de estratégia inovativa. De abordagem qualitativa, a pesquisa coletou dados junto a profissionais ligados aos conceitos tema deste estudo. Os resultados demonstram uma proximidade entre os métodos de Design Thinking e Inteligência Estratégica, além da complementariedade ou sequencialidade de sua utilização com foco em inovação.Efforts and investments demonstrate the focus that organizations have on developing innovations in their segments. With the increasing increase in competitiveness among companies, actions and strategic planning are essential for survival in the market. Monitoring the environment to identify new focuses or forms of action is a way to make procedural initiatives that can potentially leverage the business through a proactive stance. In this sense, the use of the concept of Strategic Intelligence is already a reality among companies generating important information for the creation of competitive advantage. The concept of Design Thinking is used as a method to satisfy both economic and creative goals. Both concepts have process steps that characterize them as cyclical and that are directly linked to the organization's strategy. This article proposes to understand a possible correlation between the concepts of Strategic Intelligence and Thinking Design for the development of innovative strategy. From a qualitative approach, the research collected data from professionals related to the theme concepts of this study. The results demonstrate a closeness between the methods of Design Thinking and Strategic Intelligence, besides the complementarity or sequentially of its use with a focus on innovation.application/pdfporRevista Future Studies. São Paulo, SP : Profuturo-FIA/USP, 2018. Vol. 10, n. 1 (jan./abr. 2018), p. 82-108Design thinkingInovação : EstratégiaInovaçãoInteligência estratégicaStrategic intelligenceDesign thinkingInnovationStrategic innovationInteligência estratégica e design thinking : conceitos complementares, sequenciais e recorrentes para estratégia inovativainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001079838.pdf.txt001079838.pdf.txtExtracted Texttext/plain67168http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187347/2/001079838.pdf.txteb9279dc484283bad60ec0607f26f963MD52ORIGINAL001079838.pdfTexto completoapplication/pdf901621http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187347/1/001079838.pdf55a5f5365f8ce71cc497ec58ebb05f4fMD5110183/1873472018-12-23 04:05:25.995263oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187347Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-12-23T06:05:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inteligência estratégica e design thinking : conceitos complementares, sequenciais e recorrentes para estratégia inovativa
title Inteligência estratégica e design thinking : conceitos complementares, sequenciais e recorrentes para estratégia inovativa
spellingShingle Inteligência estratégica e design thinking : conceitos complementares, sequenciais e recorrentes para estratégia inovativa
Reche, Marcelo Mesquita
Design thinking
Inovação : Estratégia
Inovação
Inteligência estratégica
Strategic intelligence
Design thinking
Innovation
Strategic innovation
title_short Inteligência estratégica e design thinking : conceitos complementares, sequenciais e recorrentes para estratégia inovativa
title_full Inteligência estratégica e design thinking : conceitos complementares, sequenciais e recorrentes para estratégia inovativa
title_fullStr Inteligência estratégica e design thinking : conceitos complementares, sequenciais e recorrentes para estratégia inovativa
title_full_unstemmed Inteligência estratégica e design thinking : conceitos complementares, sequenciais e recorrentes para estratégia inovativa
title_sort Inteligência estratégica e design thinking : conceitos complementares, sequenciais e recorrentes para estratégia inovativa
author Reche, Marcelo Mesquita
author_facet Reche, Marcelo Mesquita
Janissek-Muniz, Raquel
author_role author
author2 Janissek-Muniz, Raquel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reche, Marcelo Mesquita
Janissek-Muniz, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Design thinking
Inovação : Estratégia
Inovação
Inteligência estratégica
topic Design thinking
Inovação : Estratégia
Inovação
Inteligência estratégica
Strategic intelligence
Design thinking
Innovation
Strategic innovation
dc.subject.eng.fl_str_mv Strategic intelligence
Design thinking
Innovation
Strategic innovation
description Os esforços e investimentos demonstram o foco que as organizações possuem em desenvolver inovações em seus segmentos. Com o crescente aumento da competitividade entre as empresas, as ações e o planejamento estratégico são essenciais para a sobrevivência no mercado. Monitorar o ambiente visando identificar novos focos ou formas de atuação é um modo de tornar processuais as iniciativas que podem potencialmente alavancar o negócio através de uma postura proativa. Neste sentido, o uso do conceito de Inteligência Estratégica já uma realidade entre as empresas gerando informações importantes para a criação de vantagem competitiva. Já o conceito de Design Thinking é utilizado como método para satisfazer objetivos tanto econômicos quanto criativos. Ambos os conceitos possuem etapas de processo que os caracterizam como cíclicos e que estão diretamente ligadas à estratégia da organização. Este artigo propõe-se a compreender uma possível correlação entre os conceitos de Inteligência Estratégica e Design Thinking para o desenvolvimento de estratégia inovativa. De abordagem qualitativa, a pesquisa coletou dados junto a profissionais ligados aos conceitos tema deste estudo. Os resultados demonstram uma proximidade entre os métodos de Design Thinking e Inteligência Estratégica, além da complementariedade ou sequencialidade de sua utilização com foco em inovação.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-22T04:07:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/187347
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2175-5825
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001079838
identifier_str_mv 2175-5825
001079838
url http://hdl.handle.net/10183/187347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Future Studies. São Paulo, SP : Profuturo-FIA/USP, 2018. Vol. 10, n. 1 (jan./abr. 2018), p. 82-108
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187347/2/001079838.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187347/1/001079838.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eb9279dc484283bad60ec0607f26f963
55a5f5365f8ce71cc497ec58ebb05f4f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224959080529920