Os valores da tribo do Surf e seus reflexos sobre seus hábitos de consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattes, Abraão Samuel
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158567
Resumo: Tendo como principal referencial teórico os trabalhos de Schwartz (1992; 2005b), esta pesquisa buscou verificar os valores pessoais de surfistas e simpatizantes do esporte. O simpatizante – que representa mais de 90% dos consumidores desse mercado – é o individuo que não necessariamente pratica o esporte, mas identificase com os valores, ideais e estilo de vida do surfista. Os valores individuais são considerados por Schwartz (2005a) como fins da ação humana cujo alcance permite satisfazer uma ou mais das três necessidades básicas da sua existência: necessidades biológicas, necessidades de interação social coordenada e necessidades de sobrevivência e de bem-estar dos grupos. Ou seja, os valores representam objetivos gerais que buscam a satisfação das necessidades humanas básicas. Schwartz (1994), em sua pesquisa, identificou dez tipos motivacionais de valores, definidos pelos objetivos que representam: autodeterminação, estimulação, hedonismo, realização, poder, segurança, conformidade, tradição, benevolência e universalismo. Dessa forma, buscou-se identificar os principais valores pessoais desse grupo e identificar diferenças e semelhanças entre eles, com o intuito de compreender de que maneira esses valores identificados afetam seus hábitos de consumo. Um questionário, parte online, parte face a face, com caráter conclusivo descritivo, foi aplicado a uma amostra de 300 respondentes, 150 surfistas e 150 simpatizantes, com perguntas referentes à hábitos de consumo e que possibilitassem caracterizar o perfil do respondente. A última parte do questionário teve como objetivo definir os valores dos respondentes através da escala PVQ-21, de Schwartz. Verificou-se que os valores mais releventes para surfistas e simpatizantes, quando analisados conjuntamente, foram benevolência, hedonismo, universalismo e autodeterminação. De acordo com a estrutura teórica de Schwarts (1994), esses valores compõem as dimensões de abertura à mudança e auto transcendência. Já os valores menos relevantes foram poder, conformismo, realização e tradição, compondo as dimensões de autopromoção e conservação. Os valores pessoais analisados separadamente para surfistas e simpatizantes apresentaram diferenças estatisticamente significantes para o valor universalismo, autodeterminação, poder e segurança. Os demais valores não apresentaram nenhuma diferença significativa entre surfistas e simpatizantes. Foi verificado também que itens mais consumidos das marcas do mercado do surf são: camisetas (com 85% dos respondentes da pesquisa indicando que utilizam camisetas de marcas de surf) e bermudas ( 67,3% dos respondentes indicaram a utilização desse item de marcas de surf). Sobre as marcas de surf pesquisadas e a frequência de utilização dessas por surfistas e simpatizantes, observou-se que a maioria das vinte marcas pesquisadas tiveram uma média de utilização por esses consumidores sem diferenças estatisticamente significantes. Porém, para oito delas foi constatada diferença, sendo dentre elas as que tiveram as maiores médias para surfistas: HD, Hurley, MCD, O’neill, Oakley, Rip Curl e Rusty. Apenas a marca HB obteve média maior para simpatizantes.
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Schwartz (1994), em sua pesquisa, identificou dez tipos motivacionais de valores, definidos pelos objetivos que representam: autodeterminação, estimulação, hedonismo, realização, poder, segurança, conformidade, tradição, benevolência e universalismo. Dessa forma, buscou-se identificar os principais valores pessoais desse grupo e identificar diferenças e semelhanças entre eles, com o intuito de compreender de que maneira esses valores identificados afetam seus hábitos de consumo. Um questionário, parte online, parte face a face, com caráter conclusivo descritivo, foi aplicado a uma amostra de 300 respondentes, 150 surfistas e 150 simpatizantes, com perguntas referentes à hábitos de consumo e que possibilitassem caracterizar o perfil do respondente. A última parte do questionário teve como objetivo definir os valores dos respondentes através da escala PVQ-21, de Schwartz. Verificou-se que os valores mais releventes para surfistas e simpatizantes, quando analisados conjuntamente, foram benevolência, hedonismo, universalismo e autodeterminação. De acordo com a estrutura teórica de Schwarts (1994), esses valores compõem as dimensões de abertura à mudança e auto transcendência. Já os valores menos relevantes foram poder, conformismo, realização e tradição, compondo as dimensões de autopromoção e conservação. Os valores pessoais analisados separadamente para surfistas e simpatizantes apresentaram diferenças estatisticamente significantes para o valor universalismo, autodeterminação, poder e segurança. Os demais valores não apresentaram nenhuma diferença significativa entre surfistas e simpatizantes. Foi verificado também que itens mais consumidos das marcas do mercado do surf são: camisetas (com 85% dos respondentes da pesquisa indicando que utilizam camisetas de marcas de surf) e bermudas ( 67,3% dos respondentes indicaram a utilização desse item de marcas de surf). Sobre as marcas de surf pesquisadas e a frequência de utilização dessas por surfistas e simpatizantes, observou-se que a maioria das vinte marcas pesquisadas tiveram uma média de utilização por esses consumidores sem diferenças estatisticamente significantes. Porém, para oito delas foi constatada diferença, sendo dentre elas as que tiveram as maiores médias para surfistas: HD, Hurley, MCD, O’neill, Oakley, Rip Curl e Rusty. Apenas a marca HB obteve média maior para simpatizantes.Having as main theoretical reference the works of Schwartz (1992; 2005b), this research sought to verify the personal values of surfers and sympathizers of the sport. The sympathizer - who represents more than 90% of the consumers in this market - is the individual who does not necessarily practice the sport, but identifies with the values, ideals and lifestyle of the surfer. Individual values are considered by Schwartz (2005a) as the ends of human action whose scope allows us to satisfy one or more of the three basic needs of their existence: biological needs, needs for coordinated social interaction, and survival and well-being needs of groups. That is, values represent general goals that seek to satisfy basic human needs. Schwartz (1994), in his research, identified ten motivational types of values, defined by the goals they represent: self-direction, stimulation, hedonism, achievement, power, security, conformity, tradition, benevolence, and universalism. In this way, we sought to identify the main personal values of this group and to identify differences and similarities between them, in order to understand how these identified values affect their consumption habits. A questionnaire, online part, face to face part, with descriptive conclusive character, was applied to a sample of 300 respondents, 150 surfers and 150 sympathizers, with questions regarding the consumption habits and that enabled to characterize the profile of the respondent. The last part of the questionnaire had as objective to define the values of the respondents through the scale PVQ-21, of Schwartz. It was found that the most relevant values for surfers and supporters, when analyzed together, were benevolence, hedonism, universalism and self-direction. According to the theoretical framework of Schwarts (1994), these values comprise the dimensions of openness to change and self-transcendence. The less relevant values were power, conformity, achievement and tradition, composing the dimensions of self-enhancement and conservation. Personal values analyzed separately for surfers and simpathizers showed statistically significant differences for the value universalism, self-direction, power and security. The other values did not show any significant difference between surfers and simpathizers. It was also verified that the most consumed items of the brands of the surf market are: T-shirts (with 85% of respondents indicating that they use surf brands) and shorts (67.3% of respondents indicated the use of this item of surf brands). Regarding the surfing brands surveyed and the frequency of surfers and sympathizers use of them, it was observed that the majority of the twenty brands surveyed had an average of use by these consumers without statistically significant differences. However, for eight of them, a difference was found, among them the ones with the highest averages for surfers: HD, Hurley, MCD, O'neill, Oakley, Rip Curl and Rusty. Only the HB brand got a higher average for sympathizers.application/pdfporValores pessoaisSurfeComportamento do consumidorRio Grande do SulPersonal valuesStructure of valuesSurfingConsumer behaviorOs valores da tribo do Surf e seus reflexos sobre seus hábitos de consumoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2016Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001021608.pdf001021608.pdfTexto completoapplication/pdf6494465http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158567/1/001021608.pdf1f751f8c5aedd5cd048c4d420215252fMD51TEXT001021608.pdf.txt001021608.pdf.txtExtracted Texttext/plain105498http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158567/2/001021608.pdf.txtfe59f41e126d4fb3f3b88042e65a5851MD5210183/1585672017-05-26 02:33:00.604126oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158567Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-05-26T05:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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