Em nome da família, pátria e humanidade : a mitologia política da historiografia didática republicana rio-grandense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Afonso Corrêa Cavagnoli
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265526
Resumo: Nos primeiros anos do governo republicano do Rio Grande do Sul foi estabelecido o Conselho de Instrução Pública, órgão que tinha entre suas atribuições a seleção de livros didáticos para as escolas públicas. Por este Conselho foram selecionados livros que constituíram a historiografia didática republicana rio-grandense, a qual levou às escolas uma série de elementos discursivos e simbólicos alinhados às perspectivas e interesses do governo constituído. Em um contexto de necessidade de legitimação das autoridades políticas perante a população, a historiografia didática se serviu de mitos políticos para a construção de um imaginário social republicano alinhado ao partido governante. O objetivo deste trabalho foi observar a construção dos mitos políticos presentes nas obras didáticas, relatando a forma como a história rio-grandense foi exposta e apropriada no contexto em que estava inserida. Os livros analisados foram História do Rio Grande do Sul para as escolas públicas, de Stella Dantas de Gusmão (1911); Chronologia da Historia Riograndense, de Afonso Guerreiro Lima (1916); e História do Rio Grande do Sul para Ensino Cívico, de João Cândido Maia (1920). Os mitos políticos levantados foram a identificação de reivindicações contemporâneas às fontes, como o republicanismo, o abolicionismo e o federalismo, com a história da população rio-grandense e processos históricos como a Farroupilha; a constituição de um panteão cívico de heróis rio-grandenses republicanos; o silenciamento quanto à presença negra na região; e o ensino das instituições e dos símbolos oficiais em reforço da identificação da população com o governo.
id UFRGS-2_53e83d05da615c63d0914cd2d3f0bd2f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265526
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Soares, Afonso Corrêa CavagnoliZalla, Jocelito2023-09-30T03:40:43Z2023http://hdl.handle.net/10183/265526001168297Nos primeiros anos do governo republicano do Rio Grande do Sul foi estabelecido o Conselho de Instrução Pública, órgão que tinha entre suas atribuições a seleção de livros didáticos para as escolas públicas. Por este Conselho foram selecionados livros que constituíram a historiografia didática republicana rio-grandense, a qual levou às escolas uma série de elementos discursivos e simbólicos alinhados às perspectivas e interesses do governo constituído. Em um contexto de necessidade de legitimação das autoridades políticas perante a população, a historiografia didática se serviu de mitos políticos para a construção de um imaginário social republicano alinhado ao partido governante. O objetivo deste trabalho foi observar a construção dos mitos políticos presentes nas obras didáticas, relatando a forma como a história rio-grandense foi exposta e apropriada no contexto em que estava inserida. Os livros analisados foram História do Rio Grande do Sul para as escolas públicas, de Stella Dantas de Gusmão (1911); Chronologia da Historia Riograndense, de Afonso Guerreiro Lima (1916); e História do Rio Grande do Sul para Ensino Cívico, de João Cândido Maia (1920). Os mitos políticos levantados foram a identificação de reivindicações contemporâneas às fontes, como o republicanismo, o abolicionismo e o federalismo, com a história da população rio-grandense e processos históricos como a Farroupilha; a constituição de um panteão cívico de heróis rio-grandenses republicanos; o silenciamento quanto à presença negra na região; e o ensino das instituições e dos símbolos oficiais em reforço da identificação da população com o governo.In the first years of the republican government in Rio Grande do Sul, the Council of Public Instruction was established, an institution that had among its attributions the selection of didactic books for public schools. Through this Council, books that would constitute the rio-grandense republican didactic historiography were selected; works that brought to the schools a series of symbolic and discursive elements aligned with the constituted government. In a context of search for legitimacy towards the population by the political authorities, the didactic historiography used political myths in order to build a republican social imaginary in line with the governing party. The present work's objective was to observe the development of political myths in these didactic works, reporting the way rio-grandense history was framed and appropriated in the context it was inserted. The books analysed were História do Rio Grande do Sul para as escolas públicas, by Stella Dantas de Gusmão (1911); Chronologia da Historia Riograndense, by Afonso Guerreiro Lima (1916); and História do Rio Grande do Sul para Ensino Cívico, by João Cândido Maia (1920). The political myths observed were the identification of contemporary claims to the sources, such as republicanism, abolitionism and federalism, with the history of the rio-grandense population, and historical processes such as the Farroupilha War; the constitution of a civic pantheon of rio-grandense republican heroes; the silencing towards the presence of black people in the region; and the teaching about the political institutions and the official symbols as reinforcement of the people's identification with the government.application/pdfporHistoriografiaMitologiaMitos políticosImaginário coletivoRepublicanismoHistória socialPolitical mythologyCollective imaginaryRepublicanismPublic instructionRio-Grandense Republican PartyEm nome da família, pátria e humanidade : a mitologia política da historiografia didática republicana rio-grandenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2023História: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168297.pdf.txt001168297.pdf.txtExtracted Texttext/plain199563http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265526/2/001168297.pdf.txt12960ce92672b53c13d8f66e7612a072MD52ORIGINAL001168297.pdfTexto completoapplication/pdf6605334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265526/1/001168297.pdffc110b90db7d7e3883a0b8e355e22709MD5110183/2655262023-10-01 03:37:56.792482oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265526Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-01T06:37:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Em nome da família, pátria e humanidade : a mitologia política da historiografia didática republicana rio-grandense
title Em nome da família, pátria e humanidade : a mitologia política da historiografia didática republicana rio-grandense
spellingShingle Em nome da família, pátria e humanidade : a mitologia política da historiografia didática republicana rio-grandense
Soares, Afonso Corrêa Cavagnoli
Historiografia
Mitologia
Mitos políticos
Imaginário coletivo
Republicanismo
História social
Political mythology
Collective imaginary
Republicanism
Public instruction
Rio-Grandense Republican Party
title_short Em nome da família, pátria e humanidade : a mitologia política da historiografia didática republicana rio-grandense
title_full Em nome da família, pátria e humanidade : a mitologia política da historiografia didática republicana rio-grandense
title_fullStr Em nome da família, pátria e humanidade : a mitologia política da historiografia didática republicana rio-grandense
title_full_unstemmed Em nome da família, pátria e humanidade : a mitologia política da historiografia didática republicana rio-grandense
title_sort Em nome da família, pátria e humanidade : a mitologia política da historiografia didática republicana rio-grandense
author Soares, Afonso Corrêa Cavagnoli
author_facet Soares, Afonso Corrêa Cavagnoli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Afonso Corrêa Cavagnoli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zalla, Jocelito
contributor_str_mv Zalla, Jocelito
dc.subject.por.fl_str_mv Historiografia
Mitologia
Mitos políticos
Imaginário coletivo
Republicanismo
História social
topic Historiografia
Mitologia
Mitos políticos
Imaginário coletivo
Republicanismo
História social
Political mythology
Collective imaginary
Republicanism
Public instruction
Rio-Grandense Republican Party
dc.subject.eng.fl_str_mv Political mythology
Collective imaginary
Republicanism
Public instruction
Rio-Grandense Republican Party
description Nos primeiros anos do governo republicano do Rio Grande do Sul foi estabelecido o Conselho de Instrução Pública, órgão que tinha entre suas atribuições a seleção de livros didáticos para as escolas públicas. Por este Conselho foram selecionados livros que constituíram a historiografia didática republicana rio-grandense, a qual levou às escolas uma série de elementos discursivos e simbólicos alinhados às perspectivas e interesses do governo constituído. Em um contexto de necessidade de legitimação das autoridades políticas perante a população, a historiografia didática se serviu de mitos políticos para a construção de um imaginário social republicano alinhado ao partido governante. O objetivo deste trabalho foi observar a construção dos mitos políticos presentes nas obras didáticas, relatando a forma como a história rio-grandense foi exposta e apropriada no contexto em que estava inserida. Os livros analisados foram História do Rio Grande do Sul para as escolas públicas, de Stella Dantas de Gusmão (1911); Chronologia da Historia Riograndense, de Afonso Guerreiro Lima (1916); e História do Rio Grande do Sul para Ensino Cívico, de João Cândido Maia (1920). Os mitos políticos levantados foram a identificação de reivindicações contemporâneas às fontes, como o republicanismo, o abolicionismo e o federalismo, com a história da população rio-grandense e processos históricos como a Farroupilha; a constituição de um panteão cívico de heróis rio-grandenses republicanos; o silenciamento quanto à presença negra na região; e o ensino das instituições e dos símbolos oficiais em reforço da identificação da população com o governo.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-30T03:40:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265526
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001168297
url http://hdl.handle.net/10183/265526
identifier_str_mv 001168297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265526/2/001168297.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265526/1/001168297.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 12960ce92672b53c13d8f66e7612a072
fc110b90db7d7e3883a0b8e355e22709
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487037184049152