Em nome da família, pátria e humanidade : a mitologia política da historiografia didática republicana rio-grandense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/265526 |
Resumo: | Nos primeiros anos do governo republicano do Rio Grande do Sul foi estabelecido o Conselho de Instrução Pública, órgão que tinha entre suas atribuições a seleção de livros didáticos para as escolas públicas. Por este Conselho foram selecionados livros que constituíram a historiografia didática republicana rio-grandense, a qual levou às escolas uma série de elementos discursivos e simbólicos alinhados às perspectivas e interesses do governo constituído. Em um contexto de necessidade de legitimação das autoridades políticas perante a população, a historiografia didática se serviu de mitos políticos para a construção de um imaginário social republicano alinhado ao partido governante. O objetivo deste trabalho foi observar a construção dos mitos políticos presentes nas obras didáticas, relatando a forma como a história rio-grandense foi exposta e apropriada no contexto em que estava inserida. Os livros analisados foram História do Rio Grande do Sul para as escolas públicas, de Stella Dantas de Gusmão (1911); Chronologia da Historia Riograndense, de Afonso Guerreiro Lima (1916); e História do Rio Grande do Sul para Ensino Cívico, de João Cândido Maia (1920). Os mitos políticos levantados foram a identificação de reivindicações contemporâneas às fontes, como o republicanismo, o abolicionismo e o federalismo, com a história da população rio-grandense e processos históricos como a Farroupilha; a constituição de um panteão cívico de heróis rio-grandenses republicanos; o silenciamento quanto à presença negra na região; e o ensino das instituições e dos símbolos oficiais em reforço da identificação da população com o governo. |
id |
UFRGS-2_53e83d05da615c63d0914cd2d3f0bd2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265526 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Soares, Afonso Corrêa CavagnoliZalla, Jocelito2023-09-30T03:40:43Z2023http://hdl.handle.net/10183/265526001168297Nos primeiros anos do governo republicano do Rio Grande do Sul foi estabelecido o Conselho de Instrução Pública, órgão que tinha entre suas atribuições a seleção de livros didáticos para as escolas públicas. Por este Conselho foram selecionados livros que constituíram a historiografia didática republicana rio-grandense, a qual levou às escolas uma série de elementos discursivos e simbólicos alinhados às perspectivas e interesses do governo constituído. Em um contexto de necessidade de legitimação das autoridades políticas perante a população, a historiografia didática se serviu de mitos políticos para a construção de um imaginário social republicano alinhado ao partido governante. O objetivo deste trabalho foi observar a construção dos mitos políticos presentes nas obras didáticas, relatando a forma como a história rio-grandense foi exposta e apropriada no contexto em que estava inserida. Os livros analisados foram História do Rio Grande do Sul para as escolas públicas, de Stella Dantas de Gusmão (1911); Chronologia da Historia Riograndense, de Afonso Guerreiro Lima (1916); e História do Rio Grande do Sul para Ensino Cívico, de João Cândido Maia (1920). Os mitos políticos levantados foram a identificação de reivindicações contemporâneas às fontes, como o republicanismo, o abolicionismo e o federalismo, com a história da população rio-grandense e processos históricos como a Farroupilha; a constituição de um panteão cívico de heróis rio-grandenses republicanos; o silenciamento quanto à presença negra na região; e o ensino das instituições e dos símbolos oficiais em reforço da identificação da população com o governo.In the first years of the republican government in Rio Grande do Sul, the Council of Public Instruction was established, an institution that had among its attributions the selection of didactic books for public schools. Through this Council, books that would constitute the rio-grandense republican didactic historiography were selected; works that brought to the schools a series of symbolic and discursive elements aligned with the constituted government. In a context of search for legitimacy towards the population by the political authorities, the didactic historiography used political myths in order to build a republican social imaginary in line with the governing party. The present work's objective was to observe the development of political myths in these didactic works, reporting the way rio-grandense history was framed and appropriated in the context it was inserted. The books analysed were História do Rio Grande do Sul para as escolas públicas, by Stella Dantas de Gusmão (1911); Chronologia da Historia Riograndense, by Afonso Guerreiro Lima (1916); and História do Rio Grande do Sul para Ensino Cívico, by João Cândido Maia (1920). The political myths observed were the identification of contemporary claims to the sources, such as republicanism, abolitionism and federalism, with the history of the rio-grandense population, and historical processes such as the Farroupilha War; the constitution of a civic pantheon of rio-grandense republican heroes; the silencing towards the presence of black people in the region; and the teaching about the political institutions and the official symbols as reinforcement of the people's identification with the government.application/pdfporHistoriografiaMitologiaMitos políticosImaginário coletivoRepublicanismoHistória socialPolitical mythologyCollective imaginaryRepublicanismPublic instructionRio-Grandense Republican PartyEm nome da família, pátria e humanidade : a mitologia política da historiografia didática republicana rio-grandenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2023História: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168297.pdf.txt001168297.pdf.txtExtracted Texttext/plain199563http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265526/2/001168297.pdf.txt12960ce92672b53c13d8f66e7612a072MD52ORIGINAL001168297.pdfTexto completoapplication/pdf6605334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265526/1/001168297.pdffc110b90db7d7e3883a0b8e355e22709MD5110183/2655262023-10-01 03:37:56.792482oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265526Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-01T06:37:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Em nome da família, pátria e humanidade : a mitologia política da historiografia didática republicana rio-grandense |
title |
Em nome da família, pátria e humanidade : a mitologia política da historiografia didática republicana rio-grandense |
spellingShingle |
Em nome da família, pátria e humanidade : a mitologia política da historiografia didática republicana rio-grandense Soares, Afonso Corrêa Cavagnoli Historiografia Mitologia Mitos políticos Imaginário coletivo Republicanismo História social Political mythology Collective imaginary Republicanism Public instruction Rio-Grandense Republican Party |
title_short |
Em nome da família, pátria e humanidade : a mitologia política da historiografia didática republicana rio-grandense |
title_full |
Em nome da família, pátria e humanidade : a mitologia política da historiografia didática republicana rio-grandense |
title_fullStr |
Em nome da família, pátria e humanidade : a mitologia política da historiografia didática republicana rio-grandense |
title_full_unstemmed |
Em nome da família, pátria e humanidade : a mitologia política da historiografia didática republicana rio-grandense |
title_sort |
Em nome da família, pátria e humanidade : a mitologia política da historiografia didática republicana rio-grandense |
author |
Soares, Afonso Corrêa Cavagnoli |
author_facet |
Soares, Afonso Corrêa Cavagnoli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Afonso Corrêa Cavagnoli |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zalla, Jocelito |
contributor_str_mv |
Zalla, Jocelito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Historiografia Mitologia Mitos políticos Imaginário coletivo Republicanismo História social |
topic |
Historiografia Mitologia Mitos políticos Imaginário coletivo Republicanismo História social Political mythology Collective imaginary Republicanism Public instruction Rio-Grandense Republican Party |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Political mythology Collective imaginary Republicanism Public instruction Rio-Grandense Republican Party |
description |
Nos primeiros anos do governo republicano do Rio Grande do Sul foi estabelecido o Conselho de Instrução Pública, órgão que tinha entre suas atribuições a seleção de livros didáticos para as escolas públicas. Por este Conselho foram selecionados livros que constituíram a historiografia didática republicana rio-grandense, a qual levou às escolas uma série de elementos discursivos e simbólicos alinhados às perspectivas e interesses do governo constituído. Em um contexto de necessidade de legitimação das autoridades políticas perante a população, a historiografia didática se serviu de mitos políticos para a construção de um imaginário social republicano alinhado ao partido governante. O objetivo deste trabalho foi observar a construção dos mitos políticos presentes nas obras didáticas, relatando a forma como a história rio-grandense foi exposta e apropriada no contexto em que estava inserida. Os livros analisados foram História do Rio Grande do Sul para as escolas públicas, de Stella Dantas de Gusmão (1911); Chronologia da Historia Riograndense, de Afonso Guerreiro Lima (1916); e História do Rio Grande do Sul para Ensino Cívico, de João Cândido Maia (1920). Os mitos políticos levantados foram a identificação de reivindicações contemporâneas às fontes, como o republicanismo, o abolicionismo e o federalismo, com a história da população rio-grandense e processos históricos como a Farroupilha; a constituição de um panteão cívico de heróis rio-grandenses republicanos; o silenciamento quanto à presença negra na região; e o ensino das instituições e dos símbolos oficiais em reforço da identificação da população com o governo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-30T03:40:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/265526 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001168297 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/265526 |
identifier_str_mv |
001168297 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265526/2/001168297.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265526/1/001168297.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
12960ce92672b53c13d8f66e7612a072 fc110b90db7d7e3883a0b8e355e22709 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487037184049152 |