Determinação experimental do gradiente de subesterçamento de um protótipo Baja SAE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Pedro Charcov e
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180632
Resumo: O gradiente de subesterçamento é utilizado como uma forma de se avaliar o comportamento dinâmico de um veículo e é um importante parâmetro para o projeto de veículos do tipo Baja SAE. O presente trabalho descreve o desenvolvimento de uma metodologia experimental para a determinação do gradiente de subesterçamento de um protótipo de veículo da Equipe Tchê de Baja SAE UFRGS, de forma a criar uma nova ferramenta de projeto para a equipe. A medição do gradiente é realizada através da correlação entre dados de aceleração lateral e ângulo de esterçamento, obtidos através da utilização de um acelerômetro e um sensor de distância, respectivamente. Esses sensores são ligados a um microcontrolador do tipo Arduino UNO, a fim de se criar um sistema de medição e gravação de dados. Foram realizadas medições do gradiente utilizando duas diferentes calibrações de parâmetros de suspensão, a fim de se comparar os resultados medidos com os resultados gerados por um modelo teórico, desenvolvido a partir da literatura. Os resultados da comparação entre os dados medidos e os calculados através do modelo teórico se mostraram semelhantes. Dessa forma, o modelo teórico valida os resultados medidos e indica que a metodologia experimental prevê de forma precisa o comportamento dinâmico do protótipo, podendo assim ser utilizada para o desenvolvimento de futuros projetos da Equipe Tchê.
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