Laboratório no estágio de gestão do SUS : integração ensino, pesquisa e gestão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181612 |
Resumo: | O estudo objetivou analisar a experiência de inovação do estágio de gestão no Sistema Único de Saúde (SUS), em um percurso formativo no curso de graduação de Odontologia, que integrou ensino, pesquisa e gestão. A operação-ensaio proporcionou uma contínua problematização de uma visão ampliada e transformadora da gestão. O laboratório constituiu-se em um campo do Estágio Curricular Supervisionado II da Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FO-UFRGS). Os estudantes conheceram e discutiram aspectos de monitoramento e avaliação da Atenção Básica (AB) no Rio Grande do Sul (RS) com o Grupo de Trabalho do Departamento de Ações em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (DAS-RS). A partir de bancos de dados do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica disponibilizados pelo Centro de Pesquisa em Odontologia Social da FO-UFRGS ao longo do semestre, os estudantes analisaram dados, produziram resultados e discutiram estratégias para a AB. Foi produzido um relatório final com as análises de variáveis relacionadas às Unidades e Equipes de AB de Saúde e as entrevistas com cirurgiões-dentistas das trinta Regiões de Saúde do RS. Ao final do semestre, foram apresentados os relatórios produzidos no Laboratório no Estágio de Gestão aos serviços e estabeleceu-se uma discussão sobre estratégias para a AB de modo a prover informações para a gestão e a tomada de decisão em saúde. Conclui-se que foi possível de modo simultâneo aprender, ensinar e prover informações para gestão e tomada de decisão no SUS. |
id |
UFRGS-2_56c38c15cb936b2e8d61dccc3536783f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181612 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Stein, CarolineWarmling, Cristine MariaTorres, Luisa Helena do NascimentoRech, Rafaela SoaresMartins, Aline BlayaPires, Fabiana SchneiderHugo, Fernando Neves2018-09-05T02:28:51Z20181679-5954http://hdl.handle.net/10183/181612001074216O estudo objetivou analisar a experiência de inovação do estágio de gestão no Sistema Único de Saúde (SUS), em um percurso formativo no curso de graduação de Odontologia, que integrou ensino, pesquisa e gestão. A operação-ensaio proporcionou uma contínua problematização de uma visão ampliada e transformadora da gestão. O laboratório constituiu-se em um campo do Estágio Curricular Supervisionado II da Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FO-UFRGS). Os estudantes conheceram e discutiram aspectos de monitoramento e avaliação da Atenção Básica (AB) no Rio Grande do Sul (RS) com o Grupo de Trabalho do Departamento de Ações em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (DAS-RS). A partir de bancos de dados do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica disponibilizados pelo Centro de Pesquisa em Odontologia Social da FO-UFRGS ao longo do semestre, os estudantes analisaram dados, produziram resultados e discutiram estratégias para a AB. Foi produzido um relatório final com as análises de variáveis relacionadas às Unidades e Equipes de AB de Saúde e as entrevistas com cirurgiões-dentistas das trinta Regiões de Saúde do RS. Ao final do semestre, foram apresentados os relatórios produzidos no Laboratório no Estágio de Gestão aos serviços e estabeleceu-se uma discussão sobre estratégias para a AB de modo a prover informações para a gestão e a tomada de decisão em saúde. Conclui-se que foi possível de modo simultâneo aprender, ensinar e prover informações para gestão e tomada de decisão no SUS.The study aimed to analyze the innovation experience of the management internship in the Unified Health System (SUS), in a training course in the graduation of Dentistry, which integrated teaching, research and management. The operation essay provided a continuous problematization of an expanded and transformative view of management. The laboratory was constituted in a field of the Supervised Curricular Internship II of Dentistry of the Faculty of Dentistry of the Federal University of Rio Grande do Sul (FOUFRGS). The students met and discussed aspects of monitoring and evaluation of Primary Care (PC) in Rio Grande do Sul (RS) with the Working Group of the Department of Health Actions of the State Department of Health (DAS-RS). Based on databases of the National Program for Improving Access and Quality of Primary Care provided by the Center for Research in Social Dentistry of FO-UFRGS during the semester, students analyzed data, produced results and discussed strategies for PC. A final report was produced with analyzes of variables related to Health Units and Teams of PC and the interviews with dentists of the 30 Health Regions of RS. At the end of the semester, the reports produced in the Laboratory in the Service Management Internship were presented and a discussion on strategies for the PC was established in order to provide information for health management and decision making. It was concluded that it was possible simultaneously to learn, teach and provide information for management and decision making in SUS.application/pdfporRevista da ABENO. São Paulo. Vol. 18, n. 2 (abr./jun. 2018), p. 166-173Educação em odontologiaEstágiosGestão em saúdeTeachingOral healthHealth managementEducationHigherInternshipsLaboratório no estágio de gestão do SUS : integração ensino, pesquisa e gestãoLaboratory in the management internship in SUS : integration of teaching, research and managementinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001074216.pdfTexto completoapplication/pdf320360http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181612/1/001074216.pdf8d3f6be6d5cecb6a4a2af740db78a4faMD51TEXT001074216.pdf.txt001074216.pdf.txtExtracted Texttext/plain31147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181612/2/001074216.pdf.txt583fe27075dd825c36b28ed07958484aMD52THUMBNAIL001074216.pdf.jpg001074216.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1647http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181612/3/001074216.pdf.jpg66bfdd76f7b3ec8127a72ff8864affffMD5310183/1816122019-04-25 02:36:40.273363oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181612Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-25T05:36:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Laboratório no estágio de gestão do SUS : integração ensino, pesquisa e gestão |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Laboratory in the management internship in SUS : integration of teaching, research and management |
title |
Laboratório no estágio de gestão do SUS : integração ensino, pesquisa e gestão |
spellingShingle |
Laboratório no estágio de gestão do SUS : integração ensino, pesquisa e gestão Stein, Caroline Educação em odontologia Estágios Gestão em saúde Teaching Oral health Health management Education Higher Internships |
title_short |
Laboratório no estágio de gestão do SUS : integração ensino, pesquisa e gestão |
title_full |
Laboratório no estágio de gestão do SUS : integração ensino, pesquisa e gestão |
title_fullStr |
Laboratório no estágio de gestão do SUS : integração ensino, pesquisa e gestão |
title_full_unstemmed |
Laboratório no estágio de gestão do SUS : integração ensino, pesquisa e gestão |
title_sort |
Laboratório no estágio de gestão do SUS : integração ensino, pesquisa e gestão |
author |
Stein, Caroline |
author_facet |
Stein, Caroline Warmling, Cristine Maria Torres, Luisa Helena do Nascimento Rech, Rafaela Soares Martins, Aline Blaya Pires, Fabiana Schneider Hugo, Fernando Neves |
author_role |
author |
author2 |
Warmling, Cristine Maria Torres, Luisa Helena do Nascimento Rech, Rafaela Soares Martins, Aline Blaya Pires, Fabiana Schneider Hugo, Fernando Neves |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stein, Caroline Warmling, Cristine Maria Torres, Luisa Helena do Nascimento Rech, Rafaela Soares Martins, Aline Blaya Pires, Fabiana Schneider Hugo, Fernando Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em odontologia Estágios Gestão em saúde |
topic |
Educação em odontologia Estágios Gestão em saúde Teaching Oral health Health management Education Higher Internships |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching Oral health Health management Education Higher Internships |
description |
O estudo objetivou analisar a experiência de inovação do estágio de gestão no Sistema Único de Saúde (SUS), em um percurso formativo no curso de graduação de Odontologia, que integrou ensino, pesquisa e gestão. A operação-ensaio proporcionou uma contínua problematização de uma visão ampliada e transformadora da gestão. O laboratório constituiu-se em um campo do Estágio Curricular Supervisionado II da Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FO-UFRGS). Os estudantes conheceram e discutiram aspectos de monitoramento e avaliação da Atenção Básica (AB) no Rio Grande do Sul (RS) com o Grupo de Trabalho do Departamento de Ações em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (DAS-RS). A partir de bancos de dados do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica disponibilizados pelo Centro de Pesquisa em Odontologia Social da FO-UFRGS ao longo do semestre, os estudantes analisaram dados, produziram resultados e discutiram estratégias para a AB. Foi produzido um relatório final com as análises de variáveis relacionadas às Unidades e Equipes de AB de Saúde e as entrevistas com cirurgiões-dentistas das trinta Regiões de Saúde do RS. Ao final do semestre, foram apresentados os relatórios produzidos no Laboratório no Estágio de Gestão aos serviços e estabeleceu-se uma discussão sobre estratégias para a AB de modo a prover informações para a gestão e a tomada de decisão em saúde. Conclui-se que foi possível de modo simultâneo aprender, ensinar e prover informações para gestão e tomada de decisão no SUS. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-05T02:28:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/181612 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-5954 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001074216 |
identifier_str_mv |
1679-5954 001074216 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/181612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista da ABENO. São Paulo. Vol. 18, n. 2 (abr./jun. 2018), p. 166-173 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181612/1/001074216.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181612/2/001074216.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181612/3/001074216.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8d3f6be6d5cecb6a4a2af740db78a4fa 583fe27075dd825c36b28ed07958484a 66bfdd76f7b3ec8127a72ff8864affff |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487381739831296 |