Laboratório no estágio de gestão do SUS : integração ensino, pesquisa e gestão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stein, Caroline
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Warmling, Cristine Maria, Torres, Luisa Helena do Nascimento, Rech, Rafaela Soares, Martins, Aline Blaya, Pires, Fabiana Schneider, Hugo, Fernando Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181612
Resumo: O estudo objetivou analisar a experiência de inovação do estágio de gestão no Sistema Único de Saúde (SUS), em um percurso formativo no curso de graduação de Odontologia, que integrou ensino, pesquisa e gestão. A operação-ensaio proporcionou uma contínua problematização de uma visão ampliada e transformadora da gestão. O laboratório constituiu-se em um campo do Estágio Curricular Supervisionado II da Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FO-UFRGS). Os estudantes conheceram e discutiram aspectos de monitoramento e avaliação da Atenção Básica (AB) no Rio Grande do Sul (RS) com o Grupo de Trabalho do Departamento de Ações em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (DAS-RS). A partir de bancos de dados do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica disponibilizados pelo Centro de Pesquisa em Odontologia Social da FO-UFRGS ao longo do semestre, os estudantes analisaram dados, produziram resultados e discutiram estratégias para a AB. Foi produzido um relatório final com as análises de variáveis relacionadas às Unidades e Equipes de AB de Saúde e as entrevistas com cirurgiões-dentistas das trinta Regiões de Saúde do RS. Ao final do semestre, foram apresentados os relatórios produzidos no Laboratório no Estágio de Gestão aos serviços e estabeleceu-se uma discussão sobre estratégias para a AB de modo a prover informações para a gestão e a tomada de decisão em saúde. Conclui-se que foi possível de modo simultâneo aprender, ensinar e prover informações para gestão e tomada de decisão no SUS.
id UFRGS-2_56c38c15cb936b2e8d61dccc3536783f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181612
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Stein, CarolineWarmling, Cristine MariaTorres, Luisa Helena do NascimentoRech, Rafaela SoaresMartins, Aline BlayaPires, Fabiana SchneiderHugo, Fernando Neves2018-09-05T02:28:51Z20181679-5954http://hdl.handle.net/10183/181612001074216O estudo objetivou analisar a experiência de inovação do estágio de gestão no Sistema Único de Saúde (SUS), em um percurso formativo no curso de graduação de Odontologia, que integrou ensino, pesquisa e gestão. A operação-ensaio proporcionou uma contínua problematização de uma visão ampliada e transformadora da gestão. O laboratório constituiu-se em um campo do Estágio Curricular Supervisionado II da Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FO-UFRGS). Os estudantes conheceram e discutiram aspectos de monitoramento e avaliação da Atenção Básica (AB) no Rio Grande do Sul (RS) com o Grupo de Trabalho do Departamento de Ações em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (DAS-RS). A partir de bancos de dados do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica disponibilizados pelo Centro de Pesquisa em Odontologia Social da FO-UFRGS ao longo do semestre, os estudantes analisaram dados, produziram resultados e discutiram estratégias para a AB. Foi produzido um relatório final com as análises de variáveis relacionadas às Unidades e Equipes de AB de Saúde e as entrevistas com cirurgiões-dentistas das trinta Regiões de Saúde do RS. Ao final do semestre, foram apresentados os relatórios produzidos no Laboratório no Estágio de Gestão aos serviços e estabeleceu-se uma discussão sobre estratégias para a AB de modo a prover informações para a gestão e a tomada de decisão em saúde. Conclui-se que foi possível de modo simultâneo aprender, ensinar e prover informações para gestão e tomada de decisão no SUS.The study aimed to analyze the innovation experience of the management internship in the Unified Health System (SUS), in a training course in the graduation of Dentistry, which integrated teaching, research and management. The operation essay provided a continuous problematization of an expanded and transformative view of management. The laboratory was constituted in a field of the Supervised Curricular Internship II of Dentistry of the Faculty of Dentistry of the Federal University of Rio Grande do Sul (FOUFRGS). The students met and discussed aspects of monitoring and evaluation of Primary Care (PC) in Rio Grande do Sul (RS) with the Working Group of the Department of Health Actions of the State Department of Health (DAS-RS). Based on databases of the National Program for Improving Access and Quality of Primary Care provided by the Center for Research in Social Dentistry of FO-UFRGS during the semester, students analyzed data, produced results and discussed strategies for PC. A final report was produced with analyzes of variables related to Health Units and Teams of PC and the interviews with dentists of the 30 Health Regions of RS. At the end of the semester, the reports produced in the Laboratory in the Service Management Internship were presented and a discussion on strategies for the PC was established in order to provide information for health management and decision making. It was concluded that it was possible simultaneously to learn, teach and provide information for management and decision making in SUS.application/pdfporRevista da ABENO. São Paulo. Vol. 18, n. 2 (abr./jun. 2018), p. 166-173Educação em odontologiaEstágiosGestão em saúdeTeachingOral healthHealth managementEducationHigherInternshipsLaboratório no estágio de gestão do SUS : integração ensino, pesquisa e gestãoLaboratory in the management internship in SUS : integration of teaching, research and managementinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001074216.pdfTexto completoapplication/pdf320360http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181612/1/001074216.pdf8d3f6be6d5cecb6a4a2af740db78a4faMD51TEXT001074216.pdf.txt001074216.pdf.txtExtracted Texttext/plain31147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181612/2/001074216.pdf.txt583fe27075dd825c36b28ed07958484aMD52THUMBNAIL001074216.pdf.jpg001074216.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1647http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181612/3/001074216.pdf.jpg66bfdd76f7b3ec8127a72ff8864affffMD5310183/1816122019-04-25 02:36:40.273363oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181612Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-25T05:36:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Laboratório no estágio de gestão do SUS : integração ensino, pesquisa e gestão
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Laboratory in the management internship in SUS : integration of teaching, research and management
title Laboratório no estágio de gestão do SUS : integração ensino, pesquisa e gestão
spellingShingle Laboratório no estágio de gestão do SUS : integração ensino, pesquisa e gestão
Stein, Caroline
Educação em odontologia
Estágios
Gestão em saúde
Teaching
Oral health
Health management
Education
Higher
Internships
title_short Laboratório no estágio de gestão do SUS : integração ensino, pesquisa e gestão
title_full Laboratório no estágio de gestão do SUS : integração ensino, pesquisa e gestão
title_fullStr Laboratório no estágio de gestão do SUS : integração ensino, pesquisa e gestão
title_full_unstemmed Laboratório no estágio de gestão do SUS : integração ensino, pesquisa e gestão
title_sort Laboratório no estágio de gestão do SUS : integração ensino, pesquisa e gestão
author Stein, Caroline
author_facet Stein, Caroline
Warmling, Cristine Maria
Torres, Luisa Helena do Nascimento
Rech, Rafaela Soares
Martins, Aline Blaya
Pires, Fabiana Schneider
Hugo, Fernando Neves
author_role author
author2 Warmling, Cristine Maria
Torres, Luisa Helena do Nascimento
Rech, Rafaela Soares
Martins, Aline Blaya
Pires, Fabiana Schneider
Hugo, Fernando Neves
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stein, Caroline
Warmling, Cristine Maria
Torres, Luisa Helena do Nascimento
Rech, Rafaela Soares
Martins, Aline Blaya
Pires, Fabiana Schneider
Hugo, Fernando Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em odontologia
Estágios
Gestão em saúde
topic Educação em odontologia
Estágios
Gestão em saúde
Teaching
Oral health
Health management
Education
Higher
Internships
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Oral health
Health management
Education
Higher
Internships
description O estudo objetivou analisar a experiência de inovação do estágio de gestão no Sistema Único de Saúde (SUS), em um percurso formativo no curso de graduação de Odontologia, que integrou ensino, pesquisa e gestão. A operação-ensaio proporcionou uma contínua problematização de uma visão ampliada e transformadora da gestão. O laboratório constituiu-se em um campo do Estágio Curricular Supervisionado II da Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FO-UFRGS). Os estudantes conheceram e discutiram aspectos de monitoramento e avaliação da Atenção Básica (AB) no Rio Grande do Sul (RS) com o Grupo de Trabalho do Departamento de Ações em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (DAS-RS). A partir de bancos de dados do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica disponibilizados pelo Centro de Pesquisa em Odontologia Social da FO-UFRGS ao longo do semestre, os estudantes analisaram dados, produziram resultados e discutiram estratégias para a AB. Foi produzido um relatório final com as análises de variáveis relacionadas às Unidades e Equipes de AB de Saúde e as entrevistas com cirurgiões-dentistas das trinta Regiões de Saúde do RS. Ao final do semestre, foram apresentados os relatórios produzidos no Laboratório no Estágio de Gestão aos serviços e estabeleceu-se uma discussão sobre estratégias para a AB de modo a prover informações para a gestão e a tomada de decisão em saúde. Conclui-se que foi possível de modo simultâneo aprender, ensinar e prover informações para gestão e tomada de decisão no SUS.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-05T02:28:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/181612
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-5954
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001074216
identifier_str_mv 1679-5954
001074216
url http://hdl.handle.net/10183/181612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da ABENO. São Paulo. Vol. 18, n. 2 (abr./jun. 2018), p. 166-173
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181612/1/001074216.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181612/2/001074216.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181612/3/001074216.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8d3f6be6d5cecb6a4a2af740db78a4fa
583fe27075dd825c36b28ed07958484a
66bfdd76f7b3ec8127a72ff8864affff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487381739831296