Competências na formação de técnicos de enfermagem para implementar a sistematização da assistência de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Andréa de Mello Pereira da
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Almeida, Miriam de Abreu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69716
Resumo: Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, com o objetivo geral de conhecer, considerando a perspectiva do técnico de enfermagem que atua em hospital universitário, as competências desenvolvidas durante sua formação para implementar a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). A coleta e análise das informações ocorreram por meio de grupo focal, com técnicos de enfermagem e da análise de conteúdo. Emergiram duas categorias temáticas: A participação do técnico de enfermagem na SAE e As competências na formação do técnico de enfermagem. Cada qual recebeu duas subcategorias: Concepção da SAE e (Des) Valorização da SAE, e Competência técnico-científica e Competência na relação interpessoal, respectivamente. Constatou- se que a SAE necessita ser compartilhada, discutida e divulgada entre os profissionais de enfermagem, para que eles se reconheçam protagonistas de sua metodologia e tomem ciência de que suas práticas determinam os resultados.
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spelling Cruz, Andréa de Mello Pereira daAlmeida, Miriam de Abreu2013-03-23T01:43:37Z20100080-6234http://hdl.handle.net/10183/69716000764497Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, com o objetivo geral de conhecer, considerando a perspectiva do técnico de enfermagem que atua em hospital universitário, as competências desenvolvidas durante sua formação para implementar a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). A coleta e análise das informações ocorreram por meio de grupo focal, com técnicos de enfermagem e da análise de conteúdo. Emergiram duas categorias temáticas: A participação do técnico de enfermagem na SAE e As competências na formação do técnico de enfermagem. Cada qual recebeu duas subcategorias: Concepção da SAE e (Des) Valorização da SAE, e Competência técnico-científica e Competência na relação interpessoal, respectivamente. Constatou- se que a SAE necessita ser compartilhada, discutida e divulgada entre os profissionais de enfermagem, para que eles se reconheçam protagonistas de sua metodologia e tomem ciência de que suas práticas determinam os resultados.This is a qualitative, exploratory and descriptive study whose general objective was to learn, considering the perspective of the nursing technician who works in school hospitals, the competencies developed during their educational process to implement the Nursing Care Systematization (NCS). Data collection and analysis were carried out through a focal group, with content analysis and nursing technicians. Two thematic categories emerged: The participation of the nursing technician in the NCS and The competencies in the education of the nursing technician. Each one received two subcategories: Conception of the NCS and (De)valuation of the NCS, Technical-scientific competency and Competency in the interpersonal relationship, respectively. It was observed that the NCS must be shared, discussed and made public among nursing professionals, so that they may acknowledge themselves as the leading actors of their methodology and be aware that their practices determine the results.Se trata de una investigación cualitativa, exploratoria y descriptiva, con el objetivo general de conocer, considerando la perspectiva de técnicos de enfermería que actúan en un hospital universitario, las competencias desarrolladas en su formación para implementar la Sistematización de la Atención de Enfermería (SAE). La recolección y análisis de los datos se efectuó a través de grupo focal con técnicos de enfermería y análisis de contenido. Surgieron dos categorías temáticas, La participación del técnico de Enfermería en la SAE y Las competencias en la formación del Técnico de Enfermería, cada una de ellas con dos subcategorías, Concepción de la SAE y (Des) Valorización de la SAE; Competencia técnico-científica y Competencia en la relación interpersonal, respectivamente. Se constató que la SAE necesita ser compartida, discutida y divulgada entre los profesionales de la Enfermería para que los mismos perciban que son los protagonistas de la metodología y que sus prácticas determinan resultados.application/pdfporRevista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo. Vol. 44, n.4 (dez. 2010), p. 921-927Processos de enfermagemCuidados de enfermagemEducação técnica em enfermagemNursing processProfessional competenceNurse’s roleHuman resources formationInterpersonal relationsProcesos de enfermeríaCompetência profesionalRol de la enfermeraFormación de recursos humanosRelaciones interpersonalesCompetências na formação de técnicos de enfermagem para implementar a sistematização da assistência de enfermagemCompetencies in the education of nursing technicians to implement the nursing care systematization Competencias en la formación de técnicos de enfermería para implementar la sistematización de la atención de enfermería info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000764497.pdf000764497.pdfTexto completoapplication/pdf135901http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69716/1/000764497.pdf669af0ce635d6c93efebf06422034cb0MD51000764497-02.pdf000764497-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf130755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69716/2/000764497-02.pdf9de6eaad7ee7fb554b4e8c8b61f1961aMD52TEXT000764497-02.pdf.txt000764497-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain36134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69716/3/000764497-02.pdf.txt8411e437b80f68d79cc5f85f80f48e14MD53000764497.pdf.txt000764497.pdf.txtExtracted Texttext/plain38312http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69716/4/000764497.pdf.txt72edff6235e1807c8efd53d287161a32MD54THUMBNAIL000764497.pdf.jpg000764497.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1849http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69716/5/000764497.pdf.jpg2bc5f30458bc099217b250dca8c60994MD55000764497-02.pdf.jpg000764497-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1898http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69716/6/000764497-02.pdf.jpg78436db676a5901b8420b85b62b3a562MD5610183/697162023-09-16 03:39:34.102716oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69716Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-16T06:39:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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