Facebook : uma alternativa de ambiente virtual de aprendizagem e auxilio ao professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Fernanda Pires
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200017
Resumo: Este trabalho teve por finalidade realizar um estudo sobre as possíveis contribuições do Facebook no processo de ensino e aprendizagem com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de Porto Alegre/RS. As redes sociais digitais estão presentes no dia a dia de pessoas de diferentes faixas etárias. A inclusão dessas redes no desenvolvimento de atividades educacionais é importante, sendo considerável o debate sobre o assunto. As redes sociais digitais podem ser utilizadas em sala de aula, possibilitando uma interação fora do espaço escolar presencial entre professores e alunos. Portanto, utilizou-se de uma abordagem quantitativa, onde os resultados foram coletados através de entrevistas, observações e questionários com alunos do ensino médio. O estudo apresentou, inicialmente, uma reflexão em relação a conceitos referentes às redes sociais na internet, abordando: Facebook, Instagram e YouTube. A análise dos dados propiciou compreender que as principais descobertas apontam para a colaboração do Facebook como um espaço favorável ao processo de ensino e aprendizagem. No entanto, o pouco contato e desinteresse dos alunos em relação a utilização desta ferramenta como auxilio nos estudos foi apontado como o reflexo do grau de dificuldade existente. É preciso educar os alunos a utilizar, em sua aprendizagem, ferramentas inicialmente planejadas para entretenimento.
id UFRGS-2_56f9d979896f90a4c8198a2999475357
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200017
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Leite, Fernanda PiresMachado, Letícia Sophia Rocha2019-10-03T03:45:59Z2018http://hdl.handle.net/10183/200017001102824Este trabalho teve por finalidade realizar um estudo sobre as possíveis contribuições do Facebook no processo de ensino e aprendizagem com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de Porto Alegre/RS. As redes sociais digitais estão presentes no dia a dia de pessoas de diferentes faixas etárias. A inclusão dessas redes no desenvolvimento de atividades educacionais é importante, sendo considerável o debate sobre o assunto. As redes sociais digitais podem ser utilizadas em sala de aula, possibilitando uma interação fora do espaço escolar presencial entre professores e alunos. Portanto, utilizou-se de uma abordagem quantitativa, onde os resultados foram coletados através de entrevistas, observações e questionários com alunos do ensino médio. O estudo apresentou, inicialmente, uma reflexão em relação a conceitos referentes às redes sociais na internet, abordando: Facebook, Instagram e YouTube. A análise dos dados propiciou compreender que as principais descobertas apontam para a colaboração do Facebook como um espaço favorável ao processo de ensino e aprendizagem. No entanto, o pouco contato e desinteresse dos alunos em relação a utilização desta ferramenta como auxilio nos estudos foi apontado como o reflexo do grau de dificuldade existente. É preciso educar os alunos a utilizar, em sua aprendizagem, ferramentas inicialmente planejadas para entretenimento.The teaching of English language with passing day becomes a greater challenge for teachers who This study had the purpose of conducting a study about the possible contributions of Facebook in the teaching and learning process with students of the third year of High School of a school of the state network of Porto Alegre / RS. Digital social networks are present in the daily lives of people of different age groups. The inclusion of these networks in the development of educational activities is important, with considerable debate on the subject. Digital social networks can be used in the classroom, allowing an interaction outside the school face-to-face space between teachers and students. Therefore, a quantitative approach was used, where the results were collected through interviews, observations and questionnaires with high school students. The study presented, initially, a reflection on concepts referring to social networks on the internet, addressing: Facebook, Instagram and YouTube. The analysis of the data allowed us to understand that the main findings point to the collaboration of Facebook as a space favorable to the process of teaching and learning. However, the lack of contact and lack of interest of the students regarding the use of this tool as an aid in the studies was pointed out as a negative aspect. It is realized that the inclusion of new technologies can not be disregarded in educational processes. It must be permanently embedded in curricula, where you can participate in everyday activities at school.application/pdfporAprendizadoEnsino de língua estrangeira (inglês)GamificaçãoFacebookTeaching and learningVirtual learning environmentDigital social networksFacebook : uma alternativa de ambiente virtual de aprendizagem e auxilio ao professorFacebook : an alternative of a virtual environment for learning and aid to the teacherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102824.pdf.txt001102824.pdf.txtExtracted Texttext/plain67364http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200017/2/001102824.pdf.txtadea3f038359b6a251be332c8751f5caMD52ORIGINAL001102824.pdfTexto completoapplication/pdf1490521http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200017/1/001102824.pdf9b551cf559b93c74f3530e12e165b6daMD5110183/2000172024-01-27 06:02:09.30445oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200017Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:02:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Facebook : uma alternativa de ambiente virtual de aprendizagem e auxilio ao professor
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Facebook : an alternative of a virtual environment for learning and aid to the teacher
title Facebook : uma alternativa de ambiente virtual de aprendizagem e auxilio ao professor
spellingShingle Facebook : uma alternativa de ambiente virtual de aprendizagem e auxilio ao professor
Leite, Fernanda Pires
Aprendizado
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Gamificação
Facebook
Teaching and learning
Virtual learning environment
Digital social networks
title_short Facebook : uma alternativa de ambiente virtual de aprendizagem e auxilio ao professor
title_full Facebook : uma alternativa de ambiente virtual de aprendizagem e auxilio ao professor
title_fullStr Facebook : uma alternativa de ambiente virtual de aprendizagem e auxilio ao professor
title_full_unstemmed Facebook : uma alternativa de ambiente virtual de aprendizagem e auxilio ao professor
title_sort Facebook : uma alternativa de ambiente virtual de aprendizagem e auxilio ao professor
author Leite, Fernanda Pires
author_facet Leite, Fernanda Pires
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Fernanda Pires
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Letícia Sophia Rocha
contributor_str_mv Machado, Letícia Sophia Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizado
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Gamificação
topic Aprendizado
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Gamificação
Facebook
Teaching and learning
Virtual learning environment
Digital social networks
dc.subject.eng.fl_str_mv Facebook
Teaching and learning
Virtual learning environment
Digital social networks
description Este trabalho teve por finalidade realizar um estudo sobre as possíveis contribuições do Facebook no processo de ensino e aprendizagem com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de Porto Alegre/RS. As redes sociais digitais estão presentes no dia a dia de pessoas de diferentes faixas etárias. A inclusão dessas redes no desenvolvimento de atividades educacionais é importante, sendo considerável o debate sobre o assunto. As redes sociais digitais podem ser utilizadas em sala de aula, possibilitando uma interação fora do espaço escolar presencial entre professores e alunos. Portanto, utilizou-se de uma abordagem quantitativa, onde os resultados foram coletados através de entrevistas, observações e questionários com alunos do ensino médio. O estudo apresentou, inicialmente, uma reflexão em relação a conceitos referentes às redes sociais na internet, abordando: Facebook, Instagram e YouTube. A análise dos dados propiciou compreender que as principais descobertas apontam para a colaboração do Facebook como um espaço favorável ao processo de ensino e aprendizagem. No entanto, o pouco contato e desinteresse dos alunos em relação a utilização desta ferramenta como auxilio nos estudos foi apontado como o reflexo do grau de dificuldade existente. É preciso educar os alunos a utilizar, em sua aprendizagem, ferramentas inicialmente planejadas para entretenimento.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-03T03:45:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200017
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102824
url http://hdl.handle.net/10183/200017
identifier_str_mv 001102824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200017/2/001102824.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200017/1/001102824.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv adea3f038359b6a251be332c8751f5ca
9b551cf559b93c74f3530e12e165b6da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224582991970304