Baú do Griô : impactos de uma proposta educativa antirracista na formação docente inicial em Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toreti, Renata Pires da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221891
Resumo: O presente estudo, na qualidade de Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem por propósito descrever e analisar o impacto de uma proposta didática antirracista nomeada Caixa Pedagógica Baú do Griô. A proposta foi desenvolvida como instrumento educativo e investigativo para observar e discutir a recepção das licenciandas de Pedagogia aos temas e recursos colocados na Caixa Pedagógica, aplicáveis em qualquer etapa escolar da Educação Básica: educação infantil, ensino fundamental e médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Caixa foi apresentada para uma turma de estudantes do curso de Pedagogia da UFRGS, na disciplina Educação e Relações Étnico-Raciais, na modalidade Ensino Remoto Emergencial, com diálogo síncrono e posterior aplicação de enquete online. Objetiva proporcionar experiências educativas sobre questões étnico-raciais, por isso todos os objetos (CDs, Livros, Instrumentos, imagens, reportagens e textos, entre outros) foram cuidadosamente escolhidos a fim de evocar os saberes prévios das pessoas alunas e, a partir disso, (re)construir os conhecimentos delas acerca da temática. O nome Baú do Griô foi pensado para estudar e valorizar as culturas, memórias e tradições dos povos Africanos e Afro-brasileiros. Este TCC pretende avaliar se a caixa atinge o proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (DCNERER), contribuindo para a formação inicial de pedagogas a partir do projeto profundo nomeado como Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), instituído com as leis 10.639/03 e 11.645/08. O trabalho se fundamenta nos Valores Civilizatórios Afro-brasileiros (TRINDADE, 2010), que são: Energia Vital, Circularidade, Corporeidade, Memória, Ancestralidade, Territorialidade, Religiosidade, Cooperação, Comunitarismo, Oralidade, Musicalidade e Ludicidade, compreendidos como elementos fundamentais desse panteão ético construído na experiência da diáspora africana no Brasil. A metodologia qualitativa foi a escolhida para desenvolver este trabalho, por meio de revisão de literatura acadêmica e aplicação de proposta pedagógica, com observações de seus impactos na atividade síncrona online, acompanhada por entrevistas online na forma de enquetes. Os resultados parciais apontam impacto às barreiras construídas por preconceitos com a religiosidade de matriz africana e afro-brasileira, assim como a abordagem pautada pela branquitude na formação docente, e finalmente a positividade em relação às pessoas negras que a proposta pedagógica foi capaz de evocar nas futuras professoras.
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