Processos educativos de mulheres em situação de rua
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/103330 |
Resumo: | Quando falamos em pessoas “em situação de rua”, deparamo-nos com imagens cristalizadas de homens e mulheres que pertencem àquele espaço. É de fundamental importância o reconhecimento dos processos que levam as pessoas a “estar” em situação de rua, o que nos remete a movimentos ligados ao modo de produção econômico-social vigente. Chama a atenção que neste segmento populacional já tão marginalizado, as mulheres e suas questões específicas ainda são menos visíveis. Sendo assim, neste trabalho de conclusão, torna-se relevante problematizar as vivências das mulheres que estão em situação de rua e as ofertas educativas à que tem ou tiveram acesso, verificando os possíveis impactos destas em suas realidades. Com foco no município de Porto Alegre, perguntamos: Quais propostas educativas são vigentes? Quais as políticas públicas neste campo, em específico para estas mulheres, e qual sua finalidade? Para a realização da pesquisa entrevistamos três mulheres em situação de rua, com o intuito de conhecer suas experiências educativas e as percepções que as mesmas têm sobre si e os saberes construídos ao longo de suas vidas. Ao analisar suas histórias, dialogamos com suas expectativas e esperanças, entendendo que elas utilizam os serviços sócio-assistenciais como ponto de ancoragem para sua organização pessoal e tentativa de superação de suas vulnerabilidades, integrando-se a projetos educativos diversos. |
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