Processos educativos de mulheres em situação de rua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Janaína Silva dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/103330
Resumo: Quando falamos em pessoas “em situação de rua”, deparamo-nos com imagens cristalizadas de homens e mulheres que pertencem àquele espaço. É de fundamental importância o reconhecimento dos processos que levam as pessoas a “estar” em situação de rua, o que nos remete a movimentos ligados ao modo de produção econômico-social vigente. Chama a atenção que neste segmento populacional já tão marginalizado, as mulheres e suas questões específicas ainda são menos visíveis. Sendo assim, neste trabalho de conclusão, torna-se relevante problematizar as vivências das mulheres que estão em situação de rua e as ofertas educativas à que tem ou tiveram acesso, verificando os possíveis impactos destas em suas realidades. Com foco no município de Porto Alegre, perguntamos: Quais propostas educativas são vigentes? Quais as políticas públicas neste campo, em específico para estas mulheres, e qual sua finalidade? Para a realização da pesquisa entrevistamos três mulheres em situação de rua, com o intuito de conhecer suas experiências educativas e as percepções que as mesmas têm sobre si e os saberes construídos ao longo de suas vidas. Ao analisar suas histórias, dialogamos com suas expectativas e esperanças, entendendo que elas utilizam os serviços sócio-assistenciais como ponto de ancoragem para sua organização pessoal e tentativa de superação de suas vulnerabilidades, integrando-se a projetos educativos diversos.
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