A pedagogical architecture from a hybrid course in a U.S media course : focused on digital competences

Bibliographic Details
Main Author: Behar, Patrícia Alejandra
Publication Date: 2020
Other Authors: Chae, Hui Soo, Natriello, Gary, Silva, Kétia Kellen Araújo da
Format: Article
Language: eng
Source: Repositório Institucional da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/221328
Summary: O objetivo deste artigo é apresentar a construção de uma Arquitetura Pedagógica (AP) para um curso híbrido oferecido pelo Teachers College da Columbia University e o mapeamento das competências digitais dos alunos. Este estudo foi realizado por meio da troca de experiências entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Columbia University. A pesquisa, de caráter qualitativo e quantitativo com estudo de caso, foi realizada em duas etapas, na primeira a aplicação de uma AP e acompanhamento dos alunos durante o curso ministrado pela primeira vez de forma híbrida e, na segunda etapa, o mapeamento das competências digitais dos alunos a partir de um modelo brasileiro. Foram utilizados como procedimentos o levantamento bibliográfico, análise documental e aplicação de questionário on-line com os alunos do curso. Como resultado obteve-se uma Arquitetura Pedagógica para o curso híbrido em questão e as competências digitais necessárias aos alunos para acompanhamento do mesmo. Por fim, percebeu-se que este tipo de estudo proporciona soluções inovadoras neste novo campo de atuação, tendo como foco a construção de competências de alunos em diferentes contextos virtuais.Estudos envolvendo cursoshíbridos levantam questões importantes sobre o novo perfil dos discentes e suas competências digitais nos processos educacionais.
id UFRGS-2_5bf57f140418bc4fef1b436beb2e8ab9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221328
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Behar, Patrícia AlejandraChae, Hui SooNatriello, GarySilva, Kétia Kellen Araújo da2021-05-21T04:42:45Z20201519-387Xhttp://hdl.handle.net/10183/221328001126070O objetivo deste artigo é apresentar a construção de uma Arquitetura Pedagógica (AP) para um curso híbrido oferecido pelo Teachers College da Columbia University e o mapeamento das competências digitais dos alunos. Este estudo foi realizado por meio da troca de experiências entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Columbia University. A pesquisa, de caráter qualitativo e quantitativo com estudo de caso, foi realizada em duas etapas, na primeira a aplicação de uma AP e acompanhamento dos alunos durante o curso ministrado pela primeira vez de forma híbrida e, na segunda etapa, o mapeamento das competências digitais dos alunos a partir de um modelo brasileiro. Foram utilizados como procedimentos o levantamento bibliográfico, análise documental e aplicação de questionário on-line com os alunos do curso. Como resultado obteve-se uma Arquitetura Pedagógica para o curso híbrido em questão e as competências digitais necessárias aos alunos para acompanhamento do mesmo. Por fim, percebeu-se que este tipo de estudo proporciona soluções inovadoras neste novo campo de atuação, tendo como foco a construção de competências de alunos em diferentes contextos virtuais.Estudos envolvendo cursoshíbridos levantam questões importantes sobre o novo perfil dos discentes e suas competências digitais nos processos educacionais.The objective of this article is to construct a Pedagogical Architecture (PA) for a hybrid course offeredby Teachers College ofColumbia Universityand the mapping of the students’ digital competences. This study was realized through an exchange between the Universidade Federal do Rio Grande do Sul andColumbia University. It is both a qualitative and quantitative study, with a case study that was carried out in two stages. First the PA was applied and the students were monitored during a course which was taught for the first time in a hybrid format. Secondly, the students’ digital competences were mapped based on a Brazilian model. A bibliographic survey was conducted, followed by a document analysis, and then an online questionnaire with the course’s students was applied. This resulted in a PA for the hybrid course in question and the digital competences necessary for students. It became clear that this type of study presents innovative solutions for this area, focusing on the construction of student competences in different virtual contexts. Studies of hybrid learning environments raise important questions about the new teacher profile and their digital competences in educational processes.application/pdfengEducação UNISINOS. São Leopoldo, RS. Vol. 24 (2020), p. 1-27Digital competencesOnline coursePedagogical architectureA pedagogical architecture from a hybrid course in a U.S media course : focused on digital competencesArquitetura pedagógica para umcurso híbrido de uma universidade americana : foco nas competências digitaisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126070.pdf.txt001126070.pdf.txtExtracted Texttext/plain57122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221328/2/001126070.pdf.txt65d0c39f388d9367f5cf7bd32070acf4MD52ORIGINAL001126070.pdfTexto completo (inglês)application/pdf3233193http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221328/1/001126070.pdf1b986906d63dac690eef0f9d1d61070bMD5110183/2213282021-05-26 04:28:56.294515oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221328Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:28:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A pedagogical architecture from a hybrid course in a U.S media course : focused on digital competences
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Arquitetura pedagógica para umcurso híbrido de uma universidade americana : foco nas competências digitais
title A pedagogical architecture from a hybrid course in a U.S media course : focused on digital competences
spellingShingle A pedagogical architecture from a hybrid course in a U.S media course : focused on digital competences
Behar, Patrícia Alejandra
Digital competences
Online course
Pedagogical architecture
title_short A pedagogical architecture from a hybrid course in a U.S media course : focused on digital competences
title_full A pedagogical architecture from a hybrid course in a U.S media course : focused on digital competences
title_fullStr A pedagogical architecture from a hybrid course in a U.S media course : focused on digital competences
title_full_unstemmed A pedagogical architecture from a hybrid course in a U.S media course : focused on digital competences
title_sort A pedagogical architecture from a hybrid course in a U.S media course : focused on digital competences
author Behar, Patrícia Alejandra
author_facet Behar, Patrícia Alejandra
Chae, Hui Soo
Natriello, Gary
Silva, Kétia Kellen Araújo da
author_role author
author2 Chae, Hui Soo
Natriello, Gary
Silva, Kétia Kellen Araújo da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
Chae, Hui Soo
Natriello, Gary
Silva, Kétia Kellen Araújo da
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital competences
Online course
Pedagogical architecture
topic Digital competences
Online course
Pedagogical architecture
description O objetivo deste artigo é apresentar a construção de uma Arquitetura Pedagógica (AP) para um curso híbrido oferecido pelo Teachers College da Columbia University e o mapeamento das competências digitais dos alunos. Este estudo foi realizado por meio da troca de experiências entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Columbia University. A pesquisa, de caráter qualitativo e quantitativo com estudo de caso, foi realizada em duas etapas, na primeira a aplicação de uma AP e acompanhamento dos alunos durante o curso ministrado pela primeira vez de forma híbrida e, na segunda etapa, o mapeamento das competências digitais dos alunos a partir de um modelo brasileiro. Foram utilizados como procedimentos o levantamento bibliográfico, análise documental e aplicação de questionário on-line com os alunos do curso. Como resultado obteve-se uma Arquitetura Pedagógica para o curso híbrido em questão e as competências digitais necessárias aos alunos para acompanhamento do mesmo. Por fim, percebeu-se que este tipo de estudo proporciona soluções inovadoras neste novo campo de atuação, tendo como foco a construção de competências de alunos em diferentes contextos virtuais.Estudos envolvendo cursoshíbridos levantam questões importantes sobre o novo perfil dos discentes e suas competências digitais nos processos educacionais.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-21T04:42:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/221328
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-387X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001126070
identifier_str_mv 1519-387X
001126070
url http://hdl.handle.net/10183/221328
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação UNISINOS. São Leopoldo, RS. Vol. 24 (2020), p. 1-27
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221328/2/001126070.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221328/1/001126070.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 65d0c39f388d9367f5cf7bd32070acf4
1b986906d63dac690eef0f9d1d61070b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487468500058112