A pedagogical architecture from a hybrid course in a U.S media course : focused on digital competences
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2020 |
Other Authors: | , , |
Format: | Article |
Language: | eng |
Source: | Repositório Institucional da UFRGS |
Download full: | http://hdl.handle.net/10183/221328 |
Summary: | O objetivo deste artigo é apresentar a construção de uma Arquitetura Pedagógica (AP) para um curso híbrido oferecido pelo Teachers College da Columbia University e o mapeamento das competências digitais dos alunos. Este estudo foi realizado por meio da troca de experiências entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Columbia University. A pesquisa, de caráter qualitativo e quantitativo com estudo de caso, foi realizada em duas etapas, na primeira a aplicação de uma AP e acompanhamento dos alunos durante o curso ministrado pela primeira vez de forma híbrida e, na segunda etapa, o mapeamento das competências digitais dos alunos a partir de um modelo brasileiro. Foram utilizados como procedimentos o levantamento bibliográfico, análise documental e aplicação de questionário on-line com os alunos do curso. Como resultado obteve-se uma Arquitetura Pedagógica para o curso híbrido em questão e as competências digitais necessárias aos alunos para acompanhamento do mesmo. Por fim, percebeu-se que este tipo de estudo proporciona soluções inovadoras neste novo campo de atuação, tendo como foco a construção de competências de alunos em diferentes contextos virtuais.Estudos envolvendo cursoshíbridos levantam questões importantes sobre o novo perfil dos discentes e suas competências digitais nos processos educacionais. |
id |
UFRGS-2_5bf57f140418bc4fef1b436beb2e8ab9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221328 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Behar, Patrícia AlejandraChae, Hui SooNatriello, GarySilva, Kétia Kellen Araújo da2021-05-21T04:42:45Z20201519-387Xhttp://hdl.handle.net/10183/221328001126070O objetivo deste artigo é apresentar a construção de uma Arquitetura Pedagógica (AP) para um curso híbrido oferecido pelo Teachers College da Columbia University e o mapeamento das competências digitais dos alunos. Este estudo foi realizado por meio da troca de experiências entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Columbia University. A pesquisa, de caráter qualitativo e quantitativo com estudo de caso, foi realizada em duas etapas, na primeira a aplicação de uma AP e acompanhamento dos alunos durante o curso ministrado pela primeira vez de forma híbrida e, na segunda etapa, o mapeamento das competências digitais dos alunos a partir de um modelo brasileiro. Foram utilizados como procedimentos o levantamento bibliográfico, análise documental e aplicação de questionário on-line com os alunos do curso. Como resultado obteve-se uma Arquitetura Pedagógica para o curso híbrido em questão e as competências digitais necessárias aos alunos para acompanhamento do mesmo. Por fim, percebeu-se que este tipo de estudo proporciona soluções inovadoras neste novo campo de atuação, tendo como foco a construção de competências de alunos em diferentes contextos virtuais.Estudos envolvendo cursoshíbridos levantam questões importantes sobre o novo perfil dos discentes e suas competências digitais nos processos educacionais.The objective of this article is to construct a Pedagogical Architecture (PA) for a hybrid course offeredby Teachers College ofColumbia Universityand the mapping of the students’ digital competences. This study was realized through an exchange between the Universidade Federal do Rio Grande do Sul andColumbia University. It is both a qualitative and quantitative study, with a case study that was carried out in two stages. First the PA was applied and the students were monitored during a course which was taught for the first time in a hybrid format. Secondly, the students’ digital competences were mapped based on a Brazilian model. A bibliographic survey was conducted, followed by a document analysis, and then an online questionnaire with the course’s students was applied. This resulted in a PA for the hybrid course in question and the digital competences necessary for students. It became clear that this type of study presents innovative solutions for this area, focusing on the construction of student competences in different virtual contexts. Studies of hybrid learning environments raise important questions about the new teacher profile and their digital competences in educational processes.application/pdfengEducação UNISINOS. São Leopoldo, RS. Vol. 24 (2020), p. 1-27Digital competencesOnline coursePedagogical architectureA pedagogical architecture from a hybrid course in a U.S media course : focused on digital competencesArquitetura pedagógica para umcurso híbrido de uma universidade americana : foco nas competências digitaisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126070.pdf.txt001126070.pdf.txtExtracted Texttext/plain57122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221328/2/001126070.pdf.txt65d0c39f388d9367f5cf7bd32070acf4MD52ORIGINAL001126070.pdfTexto completo (inglês)application/pdf3233193http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221328/1/001126070.pdf1b986906d63dac690eef0f9d1d61070bMD5110183/2213282021-05-26 04:28:56.294515oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221328Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:28:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A pedagogical architecture from a hybrid course in a U.S media course : focused on digital competences |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Arquitetura pedagógica para umcurso híbrido de uma universidade americana : foco nas competências digitais |
title |
A pedagogical architecture from a hybrid course in a U.S media course : focused on digital competences |
spellingShingle |
A pedagogical architecture from a hybrid course in a U.S media course : focused on digital competences Behar, Patrícia Alejandra Digital competences Online course Pedagogical architecture |
title_short |
A pedagogical architecture from a hybrid course in a U.S media course : focused on digital competences |
title_full |
A pedagogical architecture from a hybrid course in a U.S media course : focused on digital competences |
title_fullStr |
A pedagogical architecture from a hybrid course in a U.S media course : focused on digital competences |
title_full_unstemmed |
A pedagogical architecture from a hybrid course in a U.S media course : focused on digital competences |
title_sort |
A pedagogical architecture from a hybrid course in a U.S media course : focused on digital competences |
author |
Behar, Patrícia Alejandra |
author_facet |
Behar, Patrícia Alejandra Chae, Hui Soo Natriello, Gary Silva, Kétia Kellen Araújo da |
author_role |
author |
author2 |
Chae, Hui Soo Natriello, Gary Silva, Kétia Kellen Araújo da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Behar, Patrícia Alejandra Chae, Hui Soo Natriello, Gary Silva, Kétia Kellen Araújo da |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital competences Online course Pedagogical architecture |
topic |
Digital competences Online course Pedagogical architecture |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar a construção de uma Arquitetura Pedagógica (AP) para um curso híbrido oferecido pelo Teachers College da Columbia University e o mapeamento das competências digitais dos alunos. Este estudo foi realizado por meio da troca de experiências entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Columbia University. A pesquisa, de caráter qualitativo e quantitativo com estudo de caso, foi realizada em duas etapas, na primeira a aplicação de uma AP e acompanhamento dos alunos durante o curso ministrado pela primeira vez de forma híbrida e, na segunda etapa, o mapeamento das competências digitais dos alunos a partir de um modelo brasileiro. Foram utilizados como procedimentos o levantamento bibliográfico, análise documental e aplicação de questionário on-line com os alunos do curso. Como resultado obteve-se uma Arquitetura Pedagógica para o curso híbrido em questão e as competências digitais necessárias aos alunos para acompanhamento do mesmo. Por fim, percebeu-se que este tipo de estudo proporciona soluções inovadoras neste novo campo de atuação, tendo como foco a construção de competências de alunos em diferentes contextos virtuais.Estudos envolvendo cursoshíbridos levantam questões importantes sobre o novo perfil dos discentes e suas competências digitais nos processos educacionais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-21T04:42:45Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/221328 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1519-387X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001126070 |
identifier_str_mv |
1519-387X 001126070 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/221328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação UNISINOS. São Leopoldo, RS. Vol. 24 (2020), p. 1-27 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221328/2/001126070.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221328/1/001126070.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
65d0c39f388d9367f5cf7bd32070acf4 1b986906d63dac690eef0f9d1d61070b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487468500058112 |