Estudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercício
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/96353 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma contribuição para o ensino de língua portuguesa no Ensino Médio por meio de uma proposta de exercício sobre o processo da conversão entre substantivos e adjetivos. O desenvolvimento desta proposta parte da observação das contribuições de gramáticos tradicionais: Almeida (1999), Bechara (2004) e Cunha e Cintra (1985) sobre o tema e encontra suas bases na teorias de Câmara Jr. (2004) e Basílio (2001) sobre a necessidade de análise dos traços morfológicos, sintáticos e semânticos para a definição de classes de palavras. Os estudos de Basílio (2004) sobre casos de conversão plena e não plena também se somaram aos pressupostos teóricos já citados para a criação do exercício. A atividade de análise linguística empreendida objetiva desenvolver um olhar mais investigativo nos alunos promovendo a reflexão dos estudantes, a fim de que eles cheguem às suas próprias conclusões sobre casos de conversão plena e não plena entre adjetivos e substantivos. |
id |
UFRGS-2_5c32a7fa17f6df116a5f131ba669adc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96353 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dutra, Adriana TeixeiraAbreu, Sabrina Pereira de2014-06-10T02:05:44Z2013http://hdl.handle.net/10183/96353000918843Este artigo apresenta uma contribuição para o ensino de língua portuguesa no Ensino Médio por meio de uma proposta de exercício sobre o processo da conversão entre substantivos e adjetivos. O desenvolvimento desta proposta parte da observação das contribuições de gramáticos tradicionais: Almeida (1999), Bechara (2004) e Cunha e Cintra (1985) sobre o tema e encontra suas bases na teorias de Câmara Jr. (2004) e Basílio (2001) sobre a necessidade de análise dos traços morfológicos, sintáticos e semânticos para a definição de classes de palavras. Os estudos de Basílio (2004) sobre casos de conversão plena e não plena também se somaram aos pressupostos teóricos já citados para a criação do exercício. A atividade de análise linguística empreendida objetiva desenvolver um olhar mais investigativo nos alunos promovendo a reflexão dos estudantes, a fim de que eles cheguem às suas próprias conclusões sobre casos de conversão plena e não plena entre adjetivos e substantivos.application/pdfporClasse de palavrasEnsino de língua portuguesaSubstantivoAdjetivoEstudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercícioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000918843.pdf000918843.pdfTexto completoapplication/pdf435120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96353/1/000918843.pdfb319675887edc5612e0dd26457a1daa2MD51TEXT000918843.pdf.txt000918843.pdf.txtExtracted Texttext/plain60666http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96353/2/000918843.pdf.txt6777285437845071f722330e9eed385aMD52THUMBNAIL000918843.pdf.jpg000918843.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96353/3/000918843.pdf.jpg1bad7d82e810d106dc587955c01e9a79MD5310183/963532022-08-06 04:55:41.623685oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96353Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:55:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercício |
title |
Estudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercício |
spellingShingle |
Estudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercício Dutra, Adriana Teixeira Classe de palavras Ensino de língua portuguesa Substantivo Adjetivo |
title_short |
Estudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercício |
title_full |
Estudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercício |
title_fullStr |
Estudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercício |
title_full_unstemmed |
Estudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercício |
title_sort |
Estudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercício |
author |
Dutra, Adriana Teixeira |
author_facet |
Dutra, Adriana Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Adriana Teixeira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Abreu, Sabrina Pereira de |
contributor_str_mv |
Abreu, Sabrina Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Classe de palavras Ensino de língua portuguesa Substantivo Adjetivo |
topic |
Classe de palavras Ensino de língua portuguesa Substantivo Adjetivo |
description |
Este artigo apresenta uma contribuição para o ensino de língua portuguesa no Ensino Médio por meio de uma proposta de exercício sobre o processo da conversão entre substantivos e adjetivos. O desenvolvimento desta proposta parte da observação das contribuições de gramáticos tradicionais: Almeida (1999), Bechara (2004) e Cunha e Cintra (1985) sobre o tema e encontra suas bases na teorias de Câmara Jr. (2004) e Basílio (2001) sobre a necessidade de análise dos traços morfológicos, sintáticos e semânticos para a definição de classes de palavras. Os estudos de Basílio (2004) sobre casos de conversão plena e não plena também se somaram aos pressupostos teóricos já citados para a criação do exercício. A atividade de análise linguística empreendida objetiva desenvolver um olhar mais investigativo nos alunos promovendo a reflexão dos estudantes, a fim de que eles cheguem às suas próprias conclusões sobre casos de conversão plena e não plena entre adjetivos e substantivos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-10T02:05:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/96353 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000918843 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/96353 |
identifier_str_mv |
000918843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96353/1/000918843.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96353/2/000918843.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96353/3/000918843.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b319675887edc5612e0dd26457a1daa2 6777285437845071f722330e9eed385a 1bad7d82e810d106dc587955c01e9a79 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486792898347008 |