Estudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercício

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Adriana Teixeira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/96353
Resumo: Este artigo apresenta uma contribuição para o ensino de língua portuguesa no Ensino Médio por meio de uma proposta de exercício sobre o processo da conversão entre substantivos e adjetivos. O desenvolvimento desta proposta parte da observação das contribuições de gramáticos tradicionais: Almeida (1999), Bechara (2004) e Cunha e Cintra (1985) sobre o tema e encontra suas bases na teorias de Câmara Jr. (2004) e Basílio (2001) sobre a necessidade de análise dos traços morfológicos, sintáticos e semânticos para a definição de classes de palavras. Os estudos de Basílio (2004) sobre casos de conversão plena e não plena também se somaram aos pressupostos teóricos já citados para a criação do exercício. A atividade de análise linguística empreendida objetiva desenvolver um olhar mais investigativo nos alunos promovendo a reflexão dos estudantes, a fim de que eles cheguem às suas próprias conclusões sobre casos de conversão plena e não plena entre adjetivos e substantivos.
id UFRGS-2_5c32a7fa17f6df116a5f131ba669adc0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96353
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dutra, Adriana TeixeiraAbreu, Sabrina Pereira de2014-06-10T02:05:44Z2013http://hdl.handle.net/10183/96353000918843Este artigo apresenta uma contribuição para o ensino de língua portuguesa no Ensino Médio por meio de uma proposta de exercício sobre o processo da conversão entre substantivos e adjetivos. O desenvolvimento desta proposta parte da observação das contribuições de gramáticos tradicionais: Almeida (1999), Bechara (2004) e Cunha e Cintra (1985) sobre o tema e encontra suas bases na teorias de Câmara Jr. (2004) e Basílio (2001) sobre a necessidade de análise dos traços morfológicos, sintáticos e semânticos para a definição de classes de palavras. Os estudos de Basílio (2004) sobre casos de conversão plena e não plena também se somaram aos pressupostos teóricos já citados para a criação do exercício. A atividade de análise linguística empreendida objetiva desenvolver um olhar mais investigativo nos alunos promovendo a reflexão dos estudantes, a fim de que eles cheguem às suas próprias conclusões sobre casos de conversão plena e não plena entre adjetivos e substantivos.application/pdfporClasse de palavrasEnsino de língua portuguesaSubstantivoAdjetivoEstudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercícioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000918843.pdf000918843.pdfTexto completoapplication/pdf435120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96353/1/000918843.pdfb319675887edc5612e0dd26457a1daa2MD51TEXT000918843.pdf.txt000918843.pdf.txtExtracted Texttext/plain60666http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96353/2/000918843.pdf.txt6777285437845071f722330e9eed385aMD52THUMBNAIL000918843.pdf.jpg000918843.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96353/3/000918843.pdf.jpg1bad7d82e810d106dc587955c01e9a79MD5310183/963532022-08-06 04:55:41.623685oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96353Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:55:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercício
title Estudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercício
spellingShingle Estudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercício
Dutra, Adriana Teixeira
Classe de palavras
Ensino de língua portuguesa
Substantivo
Adjetivo
title_short Estudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercício
title_full Estudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercício
title_fullStr Estudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercício
title_full_unstemmed Estudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercício
title_sort Estudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercício
author Dutra, Adriana Teixeira
author_facet Dutra, Adriana Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Adriana Teixeira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abreu, Sabrina Pereira de
contributor_str_mv Abreu, Sabrina Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Classe de palavras
Ensino de língua portuguesa
Substantivo
Adjetivo
topic Classe de palavras
Ensino de língua portuguesa
Substantivo
Adjetivo
description Este artigo apresenta uma contribuição para o ensino de língua portuguesa no Ensino Médio por meio de uma proposta de exercício sobre o processo da conversão entre substantivos e adjetivos. O desenvolvimento desta proposta parte da observação das contribuições de gramáticos tradicionais: Almeida (1999), Bechara (2004) e Cunha e Cintra (1985) sobre o tema e encontra suas bases na teorias de Câmara Jr. (2004) e Basílio (2001) sobre a necessidade de análise dos traços morfológicos, sintáticos e semânticos para a definição de classes de palavras. Os estudos de Basílio (2004) sobre casos de conversão plena e não plena também se somaram aos pressupostos teóricos já citados para a criação do exercício. A atividade de análise linguística empreendida objetiva desenvolver um olhar mais investigativo nos alunos promovendo a reflexão dos estudantes, a fim de que eles cheguem às suas próprias conclusões sobre casos de conversão plena e não plena entre adjetivos e substantivos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-10T02:05:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/96353
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000918843
url http://hdl.handle.net/10183/96353
identifier_str_mv 000918843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96353/1/000918843.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96353/2/000918843.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96353/3/000918843.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b319675887edc5612e0dd26457a1daa2
6777285437845071f722330e9eed385a
1bad7d82e810d106dc587955c01e9a79
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486792898347008