Leitura literária na sala de aula da EJA : contribuições para a aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/153074 |
Resumo: | O presente estudo buscou assinalar algumas das contribuições que a leitura literária na sala de aula pode oferecer para a aprendizagem dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. A temática emergiu de interesse subjetivo da autora, a qual acredita que os textos literários são essenciais no processo de construção da aprendizagem, considerando a complexidade do conhecimento e a multidimensionalidade humana. Nesse sentido, quer-se compreender que, além de aprender e praticar a leitura, o universo da literatura literária possibilita que os sentidos do mundo dos sujeitos possam ser redimensionados, os significados transformados, os conhecimentos ampliados. Porque um texto literário pode produzir um diálogo com o leitor capaz de causar mudanças em sua subjetividade. Os dados da investigação foram construídos durante o estágio de docência obrigatório do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizado em turma de Totalidade 2, de uma escola municipal de Porto Alegre - RS. Para fundamentar o estudo, lança-se mão do aporte teórico de Edgar Morin, Paulo Freire, Juçara Benvenuti, Ranke e Magalhães, Alberto Manguel, Silvia Braggio, Leda Tfouni e do parecer sobre as Diretrizes Curriculares da EJA do CNE, entre outros. Conclui-se que a leitura literária pode contribuir no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes da EJA, não somente nos aspectos cognitivos e intelectuais, mas também, como experiência significativa abrangendo a afetividade, a emoção, a imaginação, enfim, a integralidade de saberes do ser humano. |
id |
UFRGS-2_5ec6ea380b61069402ac6900bbdad790 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153074 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gonçalves, Miriam Rejane OsorioComerlato, Denise Maria2017-02-24T02:25:37Z2016http://hdl.handle.net/10183/153074001013877O presente estudo buscou assinalar algumas das contribuições que a leitura literária na sala de aula pode oferecer para a aprendizagem dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. A temática emergiu de interesse subjetivo da autora, a qual acredita que os textos literários são essenciais no processo de construção da aprendizagem, considerando a complexidade do conhecimento e a multidimensionalidade humana. Nesse sentido, quer-se compreender que, além de aprender e praticar a leitura, o universo da literatura literária possibilita que os sentidos do mundo dos sujeitos possam ser redimensionados, os significados transformados, os conhecimentos ampliados. Porque um texto literário pode produzir um diálogo com o leitor capaz de causar mudanças em sua subjetividade. Os dados da investigação foram construídos durante o estágio de docência obrigatório do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizado em turma de Totalidade 2, de uma escola municipal de Porto Alegre - RS. Para fundamentar o estudo, lança-se mão do aporte teórico de Edgar Morin, Paulo Freire, Juçara Benvenuti, Ranke e Magalhães, Alberto Manguel, Silvia Braggio, Leda Tfouni e do parecer sobre as Diretrizes Curriculares da EJA do CNE, entre outros. Conclui-se que a leitura literária pode contribuir no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes da EJA, não somente nos aspectos cognitivos e intelectuais, mas também, como experiência significativa abrangendo a afetividade, a emoção, a imaginação, enfim, a integralidade de saberes do ser humano.application/pdfporEJALiteraturaLeitura literária na sala de aula da EJA : contribuições para a aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013877.pdf001013877.pdfTexto completoapplication/pdf852512http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153074/1/001013877.pdf9ff123075a0fe4933e27775ebe0bb415MD51TEXT001013877.pdf.txt001013877.pdf.txtExtracted Texttext/plain99703http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153074/2/001013877.pdf.txtc8068650bfb39f2130be75e42201662aMD5210183/1530742017-02-25 02:30:34.702472oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153074Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-25T05:30:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Leitura literária na sala de aula da EJA : contribuições para a aprendizagem |
title |
Leitura literária na sala de aula da EJA : contribuições para a aprendizagem |
spellingShingle |
Leitura literária na sala de aula da EJA : contribuições para a aprendizagem Gonçalves, Miriam Rejane Osorio EJA Literatura |
title_short |
Leitura literária na sala de aula da EJA : contribuições para a aprendizagem |
title_full |
Leitura literária na sala de aula da EJA : contribuições para a aprendizagem |
title_fullStr |
Leitura literária na sala de aula da EJA : contribuições para a aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Leitura literária na sala de aula da EJA : contribuições para a aprendizagem |
title_sort |
Leitura literária na sala de aula da EJA : contribuições para a aprendizagem |
author |
Gonçalves, Miriam Rejane Osorio |
author_facet |
Gonçalves, Miriam Rejane Osorio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Miriam Rejane Osorio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Comerlato, Denise Maria |
contributor_str_mv |
Comerlato, Denise Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA Literatura |
topic |
EJA Literatura |
description |
O presente estudo buscou assinalar algumas das contribuições que a leitura literária na sala de aula pode oferecer para a aprendizagem dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. A temática emergiu de interesse subjetivo da autora, a qual acredita que os textos literários são essenciais no processo de construção da aprendizagem, considerando a complexidade do conhecimento e a multidimensionalidade humana. Nesse sentido, quer-se compreender que, além de aprender e praticar a leitura, o universo da literatura literária possibilita que os sentidos do mundo dos sujeitos possam ser redimensionados, os significados transformados, os conhecimentos ampliados. Porque um texto literário pode produzir um diálogo com o leitor capaz de causar mudanças em sua subjetividade. Os dados da investigação foram construídos durante o estágio de docência obrigatório do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizado em turma de Totalidade 2, de uma escola municipal de Porto Alegre - RS. Para fundamentar o estudo, lança-se mão do aporte teórico de Edgar Morin, Paulo Freire, Juçara Benvenuti, Ranke e Magalhães, Alberto Manguel, Silvia Braggio, Leda Tfouni e do parecer sobre as Diretrizes Curriculares da EJA do CNE, entre outros. Conclui-se que a leitura literária pode contribuir no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes da EJA, não somente nos aspectos cognitivos e intelectuais, mas também, como experiência significativa abrangendo a afetividade, a emoção, a imaginação, enfim, a integralidade de saberes do ser humano. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-24T02:25:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/153074 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001013877 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/153074 |
identifier_str_mv |
001013877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153074/1/001013877.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153074/2/001013877.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9ff123075a0fe4933e27775ebe0bb415 c8068650bfb39f2130be75e42201662a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486862879260672 |