Leitura literária na sala de aula da EJA : contribuições para a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Miriam Rejane Osorio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/153074
Resumo: O presente estudo buscou assinalar algumas das contribuições que a leitura literária na sala de aula pode oferecer para a aprendizagem dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. A temática emergiu de interesse subjetivo da autora, a qual acredita que os textos literários são essenciais no processo de construção da aprendizagem, considerando a complexidade do conhecimento e a multidimensionalidade humana. Nesse sentido, quer-se compreender que, além de aprender e praticar a leitura, o universo da literatura literária possibilita que os sentidos do mundo dos sujeitos possam ser redimensionados, os significados transformados, os conhecimentos ampliados. Porque um texto literário pode produzir um diálogo com o leitor capaz de causar mudanças em sua subjetividade. Os dados da investigação foram construídos durante o estágio de docência obrigatório do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizado em turma de Totalidade 2, de uma escola municipal de Porto Alegre - RS. Para fundamentar o estudo, lança-se mão do aporte teórico de Edgar Morin, Paulo Freire, Juçara Benvenuti, Ranke e Magalhães, Alberto Manguel, Silvia Braggio, Leda Tfouni e do parecer sobre as Diretrizes Curriculares da EJA do CNE, entre outros. Conclui-se que a leitura literária pode contribuir no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes da EJA, não somente nos aspectos cognitivos e intelectuais, mas também, como experiência significativa abrangendo a afetividade, a emoção, a imaginação, enfim, a integralidade de saberes do ser humano.
id UFRGS-2_5ec6ea380b61069402ac6900bbdad790
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153074
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gonçalves, Miriam Rejane OsorioComerlato, Denise Maria2017-02-24T02:25:37Z2016http://hdl.handle.net/10183/153074001013877O presente estudo buscou assinalar algumas das contribuições que a leitura literária na sala de aula pode oferecer para a aprendizagem dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. A temática emergiu de interesse subjetivo da autora, a qual acredita que os textos literários são essenciais no processo de construção da aprendizagem, considerando a complexidade do conhecimento e a multidimensionalidade humana. Nesse sentido, quer-se compreender que, além de aprender e praticar a leitura, o universo da literatura literária possibilita que os sentidos do mundo dos sujeitos possam ser redimensionados, os significados transformados, os conhecimentos ampliados. Porque um texto literário pode produzir um diálogo com o leitor capaz de causar mudanças em sua subjetividade. Os dados da investigação foram construídos durante o estágio de docência obrigatório do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizado em turma de Totalidade 2, de uma escola municipal de Porto Alegre - RS. Para fundamentar o estudo, lança-se mão do aporte teórico de Edgar Morin, Paulo Freire, Juçara Benvenuti, Ranke e Magalhães, Alberto Manguel, Silvia Braggio, Leda Tfouni e do parecer sobre as Diretrizes Curriculares da EJA do CNE, entre outros. Conclui-se que a leitura literária pode contribuir no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes da EJA, não somente nos aspectos cognitivos e intelectuais, mas também, como experiência significativa abrangendo a afetividade, a emoção, a imaginação, enfim, a integralidade de saberes do ser humano.application/pdfporEJALiteraturaLeitura literária na sala de aula da EJA : contribuições para a aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013877.pdf001013877.pdfTexto completoapplication/pdf852512http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153074/1/001013877.pdf9ff123075a0fe4933e27775ebe0bb415MD51TEXT001013877.pdf.txt001013877.pdf.txtExtracted Texttext/plain99703http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153074/2/001013877.pdf.txtc8068650bfb39f2130be75e42201662aMD5210183/1530742017-02-25 02:30:34.702472oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153074Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-25T05:30:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura literária na sala de aula da EJA : contribuições para a aprendizagem
title Leitura literária na sala de aula da EJA : contribuições para a aprendizagem
spellingShingle Leitura literária na sala de aula da EJA : contribuições para a aprendizagem
Gonçalves, Miriam Rejane Osorio
EJA
Literatura
title_short Leitura literária na sala de aula da EJA : contribuições para a aprendizagem
title_full Leitura literária na sala de aula da EJA : contribuições para a aprendizagem
title_fullStr Leitura literária na sala de aula da EJA : contribuições para a aprendizagem
title_full_unstemmed Leitura literária na sala de aula da EJA : contribuições para a aprendizagem
title_sort Leitura literária na sala de aula da EJA : contribuições para a aprendizagem
author Gonçalves, Miriam Rejane Osorio
author_facet Gonçalves, Miriam Rejane Osorio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Miriam Rejane Osorio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Comerlato, Denise Maria
contributor_str_mv Comerlato, Denise Maria
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
Literatura
topic EJA
Literatura
description O presente estudo buscou assinalar algumas das contribuições que a leitura literária na sala de aula pode oferecer para a aprendizagem dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. A temática emergiu de interesse subjetivo da autora, a qual acredita que os textos literários são essenciais no processo de construção da aprendizagem, considerando a complexidade do conhecimento e a multidimensionalidade humana. Nesse sentido, quer-se compreender que, além de aprender e praticar a leitura, o universo da literatura literária possibilita que os sentidos do mundo dos sujeitos possam ser redimensionados, os significados transformados, os conhecimentos ampliados. Porque um texto literário pode produzir um diálogo com o leitor capaz de causar mudanças em sua subjetividade. Os dados da investigação foram construídos durante o estágio de docência obrigatório do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizado em turma de Totalidade 2, de uma escola municipal de Porto Alegre - RS. Para fundamentar o estudo, lança-se mão do aporte teórico de Edgar Morin, Paulo Freire, Juçara Benvenuti, Ranke e Magalhães, Alberto Manguel, Silvia Braggio, Leda Tfouni e do parecer sobre as Diretrizes Curriculares da EJA do CNE, entre outros. Conclui-se que a leitura literária pode contribuir no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes da EJA, não somente nos aspectos cognitivos e intelectuais, mas também, como experiência significativa abrangendo a afetividade, a emoção, a imaginação, enfim, a integralidade de saberes do ser humano.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-24T02:25:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/153074
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013877
url http://hdl.handle.net/10183/153074
identifier_str_mv 001013877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153074/1/001013877.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153074/2/001013877.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ff123075a0fe4933e27775ebe0bb415
c8068650bfb39f2130be75e42201662a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486862879260672