Imigrantes na escola : uma reflexão sobre políticas linguísticas e ensino de português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gelatti, Liane Schwab
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157953
Resumo: Esta monografia traz como tema as políticas linguísticas e o ensino de português para imigrantes nas escolas públicas municipais de Porto Alegre. Por meio de coleta de materiais documentais e revisão de literatura, entrevistas com coordenação pedagógica, professores e alunos da escola e breves observações de aulas em turmas do Ensino Fundamental anos iniciais da educação regular e da Educação de Jovens e Adultos realizados em uma escola municipal de ensino fundamental de Porto Alegre, o trabalho descreve brevemente algumas práticas organizacionais, pedagógicas e linguísticas adotadas nesta escola. Para orientar esta trajetória, discorro brevemente sobre políticas linguísticas, políticas linguísticas educacionais e políticas linguísticas educacionais para imigrantes no Brasil. Com base nos dados coletados em quatro visitas à escola, faço um breve histórico do ingresso dos imigrantes na escola e reflito sobre alguns relatos que os participantes me contaram relativos à imigração. Também discorro sobre o entendimento de que a presença dos imigrantes na escola teve como consequência a elaboração e adoção de práticas pedagógicas diferenciadas para o ensino de português para eles. Por estar baseado em estudos de políticas linguísticas educacionais, este incipiente estudo visa a contribuir para o aprimoramento das ações pedagógicas em questão e para a reflexão sobre políticas linguísticas educacionais para imigrantes no Brasil.
id UFRGS-2_605c67b66a696158c6767630a9569c46
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157953
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gelatti, Liane SchwabBulla, Gabriela da Silva2017-05-16T02:27:46Z2016http://hdl.handle.net/10183/157953001019214Esta monografia traz como tema as políticas linguísticas e o ensino de português para imigrantes nas escolas públicas municipais de Porto Alegre. Por meio de coleta de materiais documentais e revisão de literatura, entrevistas com coordenação pedagógica, professores e alunos da escola e breves observações de aulas em turmas do Ensino Fundamental anos iniciais da educação regular e da Educação de Jovens e Adultos realizados em uma escola municipal de ensino fundamental de Porto Alegre, o trabalho descreve brevemente algumas práticas organizacionais, pedagógicas e linguísticas adotadas nesta escola. Para orientar esta trajetória, discorro brevemente sobre políticas linguísticas, políticas linguísticas educacionais e políticas linguísticas educacionais para imigrantes no Brasil. Com base nos dados coletados em quatro visitas à escola, faço um breve histórico do ingresso dos imigrantes na escola e reflito sobre alguns relatos que os participantes me contaram relativos à imigração. Também discorro sobre o entendimento de que a presença dos imigrantes na escola teve como consequência a elaboração e adoção de práticas pedagógicas diferenciadas para o ensino de português para eles. Por estar baseado em estudos de políticas linguísticas educacionais, este incipiente estudo visa a contribuir para o aprimoramento das ações pedagógicas em questão e para a reflexão sobre políticas linguísticas educacionais para imigrantes no Brasil.This monograph focuses on linguistic policies and the teaching of Portuguese for immigrants in the municipal public schools of Porto Alegre. Through the collection of documentary materials and literature review, interviews with the pedagogical coordination and students of the school, anecdotes of students and teachers and observation of classes in Elementary School classes - initial years of regular education and Youth and Adult Education (EJA) held in a municipal elementary school in Porto Alegre, this study describes the pedagogical and linguistic practices adopted at this school. To guide this trajectory, I will briefly discuss, in the second chapter, on linguistic policies, on linguistic educational policies and on linguistic educational policies for immigrants in Brazil. In the third chapter, I make explicit the research questions and the methodological procedures for collecting the data at issue. In the fourth chapter, I present the universe of municipal public schools in Porto Alegre with regard to Elementary Education and of Youth and Adults Education. In the description phase of the collected data, I brief retell the history of the school, of the entry of immigrants, of the instances of pedagogical counseling and of the elaboration of teaching material. In the item "In the classroom", I bring interactions and anecdotes from students and teachers. Once in the analysis phase of the collected data, I talk about the understanding that the presence of immigrants in the school had as consequence the elaboration and adoption of different pedagogical practices for teaching them Portuguese. Finally, because it is based on linguistic policy studies, this incipient study is also intended to contribute to the improvement of the pedagogical actions at issue and to the reflection on linguistic educational policies for immigrants in Brazil.application/pdfporLíngua portuguesa : EnsinoImigrantesLingua portuguesa (lingua estrangeira)Práticas pedagógicasTeaching of portugueseLanguage policiesImmigrantsPedagogical practicesImigrantes na escola : uma reflexão sobre políticas linguísticas e ensino de portuguêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2016Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001019214.pdf001019214.pdfTexto completoapplication/pdf652840http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157953/1/001019214.pdf5f998f90002a5cb0ea7fc1a78a572c54MD51TEXT001019214.pdf.txt001019214.pdf.txtExtracted Texttext/plain81993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157953/2/001019214.pdf.txta2a608fe9f91cbfd06e263fd2ed66c84MD52THUMBNAIL001019214.pdf.jpg001019214.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157953/3/001019214.pdf.jpg087f10c76797c8bc70f98671fc82c677MD5310183/1579532018-10-30 07:52:54.062oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157953Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T10:52:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imigrantes na escola : uma reflexão sobre políticas linguísticas e ensino de português
title Imigrantes na escola : uma reflexão sobre políticas linguísticas e ensino de português
spellingShingle Imigrantes na escola : uma reflexão sobre políticas linguísticas e ensino de português
Gelatti, Liane Schwab
Língua portuguesa : Ensino
Imigrantes
Lingua portuguesa (lingua estrangeira)
Práticas pedagógicas
Teaching of portuguese
Language policies
Immigrants
Pedagogical practices
title_short Imigrantes na escola : uma reflexão sobre políticas linguísticas e ensino de português
title_full Imigrantes na escola : uma reflexão sobre políticas linguísticas e ensino de português
title_fullStr Imigrantes na escola : uma reflexão sobre políticas linguísticas e ensino de português
title_full_unstemmed Imigrantes na escola : uma reflexão sobre políticas linguísticas e ensino de português
title_sort Imigrantes na escola : uma reflexão sobre políticas linguísticas e ensino de português
author Gelatti, Liane Schwab
author_facet Gelatti, Liane Schwab
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gelatti, Liane Schwab
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bulla, Gabriela da Silva
contributor_str_mv Bulla, Gabriela da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa : Ensino
Imigrantes
Lingua portuguesa (lingua estrangeira)
Práticas pedagógicas
topic Língua portuguesa : Ensino
Imigrantes
Lingua portuguesa (lingua estrangeira)
Práticas pedagógicas
Teaching of portuguese
Language policies
Immigrants
Pedagogical practices
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching of portuguese
Language policies
Immigrants
Pedagogical practices
description Esta monografia traz como tema as políticas linguísticas e o ensino de português para imigrantes nas escolas públicas municipais de Porto Alegre. Por meio de coleta de materiais documentais e revisão de literatura, entrevistas com coordenação pedagógica, professores e alunos da escola e breves observações de aulas em turmas do Ensino Fundamental anos iniciais da educação regular e da Educação de Jovens e Adultos realizados em uma escola municipal de ensino fundamental de Porto Alegre, o trabalho descreve brevemente algumas práticas organizacionais, pedagógicas e linguísticas adotadas nesta escola. Para orientar esta trajetória, discorro brevemente sobre políticas linguísticas, políticas linguísticas educacionais e políticas linguísticas educacionais para imigrantes no Brasil. Com base nos dados coletados em quatro visitas à escola, faço um breve histórico do ingresso dos imigrantes na escola e reflito sobre alguns relatos que os participantes me contaram relativos à imigração. Também discorro sobre o entendimento de que a presença dos imigrantes na escola teve como consequência a elaboração e adoção de práticas pedagógicas diferenciadas para o ensino de português para eles. Por estar baseado em estudos de políticas linguísticas educacionais, este incipiente estudo visa a contribuir para o aprimoramento das ações pedagógicas em questão e para a reflexão sobre políticas linguísticas educacionais para imigrantes no Brasil.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-16T02:27:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157953
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001019214
url http://hdl.handle.net/10183/157953
identifier_str_mv 001019214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157953/1/001019214.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157953/2/001019214.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157953/3/001019214.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5f998f90002a5cb0ea7fc1a78a572c54
a2a608fe9f91cbfd06e263fd2ed66c84
087f10c76797c8bc70f98671fc82c677
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224530648104960