Contribuições da aprendizagem socioemocional e da atenção plena para intervenções em psicologia do desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marin, Angela Helena
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alvarenga, Patricia
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/243373
Resumo: A aquisição de conhecimentos acadêmicos aliada a práticas que estimulem o desenvolvimento socioemocional dos estudantes é basal para a educação eficaz de crianças e adolescentes. Competências como autoconhecimento, autocontrole emocional, tomada de decisão responsável, consciência social e habilidades de relacionamento são essenciais para o bem-estar individual e podem ser estimuladas na escola por programas de intervenção estruturados. Práticas de atenção plena têm sido utilizadas com essa finalidade porque melhoram a capacidade de autorregulação atencional, componente importante para controle de impulsos, regulação das próprias emoções, orientação para a tarefa, espera por gratificações e estabelecimento de relações assertivas com os outros. O presente capítulo apresenta os conceitos de aprendizagem socioemocional e atenção plena e suas contribuições à área da Psicologia do Desenvolvimento, destacando a importância de intervenções com foco nesses domínios que possam ser implementadas no contexto escolar. No Brasil, avanços nesta área dependem de investimento na educação básica, formação de redes de pesquisa e fomento continuado a estudos sobre programas de intervenção com foco na aprendizagem socioemocional.
id UFRGS-2_6267cb68d3460198b578ed175cee5247
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243373
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marin, Angela HelenaAlvarenga, Patricia2022-07-21T04:55:55Z2022http://hdl.handle.net/10183/243373001146039A aquisição de conhecimentos acadêmicos aliada a práticas que estimulem o desenvolvimento socioemocional dos estudantes é basal para a educação eficaz de crianças e adolescentes. Competências como autoconhecimento, autocontrole emocional, tomada de decisão responsável, consciência social e habilidades de relacionamento são essenciais para o bem-estar individual e podem ser estimuladas na escola por programas de intervenção estruturados. Práticas de atenção plena têm sido utilizadas com essa finalidade porque melhoram a capacidade de autorregulação atencional, componente importante para controle de impulsos, regulação das próprias emoções, orientação para a tarefa, espera por gratificações e estabelecimento de relações assertivas com os outros. O presente capítulo apresenta os conceitos de aprendizagem socioemocional e atenção plena e suas contribuições à área da Psicologia do Desenvolvimento, destacando a importância de intervenções com foco nesses domínios que possam ser implementadas no contexto escolar. No Brasil, avanços nesta área dependem de investimento na educação básica, formação de redes de pesquisa e fomento continuado a estudos sobre programas de intervenção com foco na aprendizagem socioemocional.application/pdfporFREITAS, Breno Irigoyen de, MARIN, Angela Helena. Aprendizagem socioemocional e atenção plena no contexto escolar brasileiro [recurso eletrônico]. Porto Alegre : Gênese, 2022. p. 16-45Atenção plenaIntervenção psicológicaDesenvolvimento emocionalContribuições da aprendizagem socioemocional e da atenção plena para intervenções em psicologia do desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001146039.pdf.txt001146039.pdf.txtExtracted Texttext/plain48333http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243373/2/001146039.pdf.txt56dba7f9b1c87c697bd290ce30ed7211MD52ORIGINAL001146039.pdfCapítulo 1application/pdf1488402http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243373/1/001146039.pdf04519a1132966204597869aa6e2d9c1bMD5110183/2433732022-07-22 04:53:59.778066oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243373Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:53:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições da aprendizagem socioemocional e da atenção plena para intervenções em psicologia do desenvolvimento
title Contribuições da aprendizagem socioemocional e da atenção plena para intervenções em psicologia do desenvolvimento
spellingShingle Contribuições da aprendizagem socioemocional e da atenção plena para intervenções em psicologia do desenvolvimento
Marin, Angela Helena
Atenção plena
Intervenção psicológica
Desenvolvimento emocional
title_short Contribuições da aprendizagem socioemocional e da atenção plena para intervenções em psicologia do desenvolvimento
title_full Contribuições da aprendizagem socioemocional e da atenção plena para intervenções em psicologia do desenvolvimento
title_fullStr Contribuições da aprendizagem socioemocional e da atenção plena para intervenções em psicologia do desenvolvimento
title_full_unstemmed Contribuições da aprendizagem socioemocional e da atenção plena para intervenções em psicologia do desenvolvimento
title_sort Contribuições da aprendizagem socioemocional e da atenção plena para intervenções em psicologia do desenvolvimento
author Marin, Angela Helena
author_facet Marin, Angela Helena
Alvarenga, Patricia
author_role author
author2 Alvarenga, Patricia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marin, Angela Helena
Alvarenga, Patricia
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção plena
Intervenção psicológica
Desenvolvimento emocional
topic Atenção plena
Intervenção psicológica
Desenvolvimento emocional
description A aquisição de conhecimentos acadêmicos aliada a práticas que estimulem o desenvolvimento socioemocional dos estudantes é basal para a educação eficaz de crianças e adolescentes. Competências como autoconhecimento, autocontrole emocional, tomada de decisão responsável, consciência social e habilidades de relacionamento são essenciais para o bem-estar individual e podem ser estimuladas na escola por programas de intervenção estruturados. Práticas de atenção plena têm sido utilizadas com essa finalidade porque melhoram a capacidade de autorregulação atencional, componente importante para controle de impulsos, regulação das próprias emoções, orientação para a tarefa, espera por gratificações e estabelecimento de relações assertivas com os outros. O presente capítulo apresenta os conceitos de aprendizagem socioemocional e atenção plena e suas contribuições à área da Psicologia do Desenvolvimento, destacando a importância de intervenções com foco nesses domínios que possam ser implementadas no contexto escolar. No Brasil, avanços nesta área dependem de investimento na educação básica, formação de redes de pesquisa e fomento continuado a estudos sobre programas de intervenção com foco na aprendizagem socioemocional.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-21T04:55:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/243373
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001146039
url http://hdl.handle.net/10183/243373
identifier_str_mv 001146039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv FREITAS, Breno Irigoyen de, MARIN, Angela Helena. Aprendizagem socioemocional e atenção plena no contexto escolar brasileiro [recurso eletrônico]. Porto Alegre : Gênese, 2022. p. 16-45
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243373/2/001146039.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243373/1/001146039.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 56dba7f9b1c87c697bd290ce30ed7211
04519a1132966204597869aa6e2d9c1b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790482124800000