Contribuições da aprendizagem socioemocional e da atenção plena para intervenções em psicologia do desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/243373 |
Resumo: | A aquisição de conhecimentos acadêmicos aliada a práticas que estimulem o desenvolvimento socioemocional dos estudantes é basal para a educação eficaz de crianças e adolescentes. Competências como autoconhecimento, autocontrole emocional, tomada de decisão responsável, consciência social e habilidades de relacionamento são essenciais para o bem-estar individual e podem ser estimuladas na escola por programas de intervenção estruturados. Práticas de atenção plena têm sido utilizadas com essa finalidade porque melhoram a capacidade de autorregulação atencional, componente importante para controle de impulsos, regulação das próprias emoções, orientação para a tarefa, espera por gratificações e estabelecimento de relações assertivas com os outros. O presente capítulo apresenta os conceitos de aprendizagem socioemocional e atenção plena e suas contribuições à área da Psicologia do Desenvolvimento, destacando a importância de intervenções com foco nesses domínios que possam ser implementadas no contexto escolar. No Brasil, avanços nesta área dependem de investimento na educação básica, formação de redes de pesquisa e fomento continuado a estudos sobre programas de intervenção com foco na aprendizagem socioemocional. |
id |
UFRGS-2_6267cb68d3460198b578ed175cee5247 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243373 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Marin, Angela HelenaAlvarenga, Patricia2022-07-21T04:55:55Z2022http://hdl.handle.net/10183/243373001146039A aquisição de conhecimentos acadêmicos aliada a práticas que estimulem o desenvolvimento socioemocional dos estudantes é basal para a educação eficaz de crianças e adolescentes. Competências como autoconhecimento, autocontrole emocional, tomada de decisão responsável, consciência social e habilidades de relacionamento são essenciais para o bem-estar individual e podem ser estimuladas na escola por programas de intervenção estruturados. Práticas de atenção plena têm sido utilizadas com essa finalidade porque melhoram a capacidade de autorregulação atencional, componente importante para controle de impulsos, regulação das próprias emoções, orientação para a tarefa, espera por gratificações e estabelecimento de relações assertivas com os outros. O presente capítulo apresenta os conceitos de aprendizagem socioemocional e atenção plena e suas contribuições à área da Psicologia do Desenvolvimento, destacando a importância de intervenções com foco nesses domínios que possam ser implementadas no contexto escolar. No Brasil, avanços nesta área dependem de investimento na educação básica, formação de redes de pesquisa e fomento continuado a estudos sobre programas de intervenção com foco na aprendizagem socioemocional.application/pdfporFREITAS, Breno Irigoyen de, MARIN, Angela Helena. Aprendizagem socioemocional e atenção plena no contexto escolar brasileiro [recurso eletrônico]. Porto Alegre : Gênese, 2022. p. 16-45Atenção plenaIntervenção psicológicaDesenvolvimento emocionalContribuições da aprendizagem socioemocional e da atenção plena para intervenções em psicologia do desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001146039.pdf.txt001146039.pdf.txtExtracted Texttext/plain48333http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243373/2/001146039.pdf.txt56dba7f9b1c87c697bd290ce30ed7211MD52ORIGINAL001146039.pdfCapítulo 1application/pdf1488402http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243373/1/001146039.pdf04519a1132966204597869aa6e2d9c1bMD5110183/2433732022-07-22 04:53:59.778066oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243373Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:53:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuições da aprendizagem socioemocional e da atenção plena para intervenções em psicologia do desenvolvimento |
title |
Contribuições da aprendizagem socioemocional e da atenção plena para intervenções em psicologia do desenvolvimento |
spellingShingle |
Contribuições da aprendizagem socioemocional e da atenção plena para intervenções em psicologia do desenvolvimento Marin, Angela Helena Atenção plena Intervenção psicológica Desenvolvimento emocional |
title_short |
Contribuições da aprendizagem socioemocional e da atenção plena para intervenções em psicologia do desenvolvimento |
title_full |
Contribuições da aprendizagem socioemocional e da atenção plena para intervenções em psicologia do desenvolvimento |
title_fullStr |
Contribuições da aprendizagem socioemocional e da atenção plena para intervenções em psicologia do desenvolvimento |
title_full_unstemmed |
Contribuições da aprendizagem socioemocional e da atenção plena para intervenções em psicologia do desenvolvimento |
title_sort |
Contribuições da aprendizagem socioemocional e da atenção plena para intervenções em psicologia do desenvolvimento |
author |
Marin, Angela Helena |
author_facet |
Marin, Angela Helena Alvarenga, Patricia |
author_role |
author |
author2 |
Alvarenga, Patricia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marin, Angela Helena Alvarenga, Patricia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atenção plena Intervenção psicológica Desenvolvimento emocional |
topic |
Atenção plena Intervenção psicológica Desenvolvimento emocional |
description |
A aquisição de conhecimentos acadêmicos aliada a práticas que estimulem o desenvolvimento socioemocional dos estudantes é basal para a educação eficaz de crianças e adolescentes. Competências como autoconhecimento, autocontrole emocional, tomada de decisão responsável, consciência social e habilidades de relacionamento são essenciais para o bem-estar individual e podem ser estimuladas na escola por programas de intervenção estruturados. Práticas de atenção plena têm sido utilizadas com essa finalidade porque melhoram a capacidade de autorregulação atencional, componente importante para controle de impulsos, regulação das próprias emoções, orientação para a tarefa, espera por gratificações e estabelecimento de relações assertivas com os outros. O presente capítulo apresenta os conceitos de aprendizagem socioemocional e atenção plena e suas contribuições à área da Psicologia do Desenvolvimento, destacando a importância de intervenções com foco nesses domínios que possam ser implementadas no contexto escolar. No Brasil, avanços nesta área dependem de investimento na educação básica, formação de redes de pesquisa e fomento continuado a estudos sobre programas de intervenção com foco na aprendizagem socioemocional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-21T04:55:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/243373 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001146039 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/243373 |
identifier_str_mv |
001146039 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
FREITAS, Breno Irigoyen de, MARIN, Angela Helena. Aprendizagem socioemocional e atenção plena no contexto escolar brasileiro [recurso eletrônico]. Porto Alegre : Gênese, 2022. p. 16-45 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243373/2/001146039.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243373/1/001146039.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
56dba7f9b1c87c697bd290ce30ed7211 04519a1132966204597869aa6e2d9c1b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792790482124800000 |