A qualidade ambiental em empresas dos setores primário, secundário e terciário no sul do Brasil : um estudo de três casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Luis Felipe Machado do
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/19462
Resumo: Este artigo apresenta resultados de pesquisas realizadas com empresas dos setores primário, secundário e terciário no Estado do Rio Grande do Sul, localizado no extremo sul do Brasil. O objetivo da pesquisa foi identificar, na gestão ambiental realizada em uma empresa de cada setor, quais eram as prioridades e ações desenvolvidas para melhorar a qualidade ambiental dos respectivos produtos, processos e serviços. No setor primário foi investigado uma empresa que cultiva produtos orgânicos. Embora a empresa tenha reduzido o impacto ambiental do processo produtivo, a ênfase foi a melhoria do produto, visando a diferenciação deste produto e a obtenção de melhor preço de mercado. No setor secundário foi investigado uma empresa fabricante de máquinas agrícolas que priorizou suas ações na melhoria do processo produtivo. Foram implantadas técnicas de produção mais limpa que resultaram na redução do uso de matéria-prima e na geração de resíduos, tendo como conseqüência a redução do custo de produção. No setor terciário foi investigado uma empresa que realiza a coleta dos resíduos sólidos de uma cidade. A melhoria da qualidade ambiental dos serviços prestados por esta empresa está focada na busca da conscientização do cidadãos, para que estes gerem menos lixo e para que separem os resíduos de forma a facilitar a reciclagem destes resíduos. O método utilizado foi a realização de um estudo de três casos, o que permitiu a descrição de experiências que se destacaram nos seus respectivos setores. Os resultados obtidos mostram que as ações desenvolvidas pelas empresas tiveram focos diferentes, mas todas obtiveram melhorias significativas na qualidade ambiental dos seus produtos, processos e serviços.
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