Uso do blog na prática pedagógica de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanette, Roselaine da Mota
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102838
Resumo: Este trabalho tem como objetivo central analisar como os professores de séries iniciais de uma escola pública estadual da zona urbana de Gravataí fazem uso dos blogs em sua prática pedagógica. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e o instrumento de coleta de dados foi um questionário. Os sujeitos questionados foram professores das séries iniciais do ensino fundamental. Este estudo propõe a seguinte reflexão: Até que ponto os professores das séries iniciais de uma escola pública conhecem as possibilidades oferecidas pelos blogs, enquanto espaço colaborativo de produção e desenvolvimento da leitura, escrita, criticidade, troca de saberes e experiências? É realizada uma análise crítica e reflexiva sobre os dados coletados e os resultados indicam que estas educadoras apropriam-se gradativamente desta ferramenta interativa em sua ação pedagógica, buscando conhecer seu uso na educação, revendo e renovando sua prática. Este trabalho fundamenta-se em autores contemporâneos que se dedicam aos estudos sobre informática educativa, pedagogia, psicologia e sociologia.
id UFRGS-2_6342b48df0b410e482dd2cd2ac1401bb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102838
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zanette, Roselaine da MotaJunior, Paulo Augusto de Freitas Cabral2014-09-11T02:09:54Z2012http://hdl.handle.net/10183/102838000919992Este trabalho tem como objetivo central analisar como os professores de séries iniciais de uma escola pública estadual da zona urbana de Gravataí fazem uso dos blogs em sua prática pedagógica. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e o instrumento de coleta de dados foi um questionário. Os sujeitos questionados foram professores das séries iniciais do ensino fundamental. Este estudo propõe a seguinte reflexão: Até que ponto os professores das séries iniciais de uma escola pública conhecem as possibilidades oferecidas pelos blogs, enquanto espaço colaborativo de produção e desenvolvimento da leitura, escrita, criticidade, troca de saberes e experiências? É realizada uma análise crítica e reflexiva sobre os dados coletados e os resultados indicam que estas educadoras apropriam-se gradativamente desta ferramenta interativa em sua ação pedagógica, buscando conhecer seu uso na educação, revendo e renovando sua prática. Este trabalho fundamenta-se em autores contemporâneos que se dedicam aos estudos sobre informática educativa, pedagogia, psicologia e sociologia.This study aims to analyze how central teachers of lower grades of a public school in the urban area of Gravataí make use of blogs in their teaching. The research is a qualitative approach and data collection instrument was a questionnaire. The subjects were asked teachers in the early grades of elementary school. This study proposes the following reflection: To what extent are teachers of the lower grades of public school know the possibilities offered by blogs, collaborative space while production and development of reading, writing, criticality, exchange of knowledge and experiences? An analysis is critical and reflective on the data collected and the results indicate that these educators are gradually appropriated this interactive tool in their pedagogical action, seeking to understand its use in education, reviewing and renewing their practice. This work is based on contemporary authors who are dedicated to studies on educational computing, pedagogy, psychology and sociology.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)BlogConstrução do conhecimentoEducational blogsBuilding knowledgeMedia and digital technologies in educationUso do blog na prática pedagógica de professores das séries iniciais do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919992.pdf000919992.pdfTexto completoapplication/pdf561601http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102838/1/000919992.pdf6d07b82f3c60ea0a005d088d78c3b351MD51TEXT000919992.pdf.txt000919992.pdf.txtExtracted Texttext/plain63595http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102838/2/000919992.pdf.txt65f80c91cea208601bd7143e50b4f661MD52THUMBNAIL000919992.pdf.jpg000919992.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102838/3/000919992.pdf.jpg75f7d0a22eee349892ee9a407f2fc165MD5310183/1028382018-10-25 09:01:45.361oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102838Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:01:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso do blog na prática pedagógica de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental
title Uso do blog na prática pedagógica de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle Uso do blog na prática pedagógica de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental
Zanette, Roselaine da Mota
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Blog
Construção do conhecimento
Educational blogs
Building knowledge
Media and digital technologies in education
title_short Uso do blog na prática pedagógica de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental
title_full Uso do blog na prática pedagógica de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr Uso do blog na prática pedagógica de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Uso do blog na prática pedagógica de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental
title_sort Uso do blog na prática pedagógica de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental
author Zanette, Roselaine da Mota
author_facet Zanette, Roselaine da Mota
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanette, Roselaine da Mota
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junior, Paulo Augusto de Freitas Cabral
contributor_str_mv Junior, Paulo Augusto de Freitas Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Blog
Construção do conhecimento
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Blog
Construção do conhecimento
Educational blogs
Building knowledge
Media and digital technologies in education
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational blogs
Building knowledge
Media and digital technologies in education
description Este trabalho tem como objetivo central analisar como os professores de séries iniciais de uma escola pública estadual da zona urbana de Gravataí fazem uso dos blogs em sua prática pedagógica. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e o instrumento de coleta de dados foi um questionário. Os sujeitos questionados foram professores das séries iniciais do ensino fundamental. Este estudo propõe a seguinte reflexão: Até que ponto os professores das séries iniciais de uma escola pública conhecem as possibilidades oferecidas pelos blogs, enquanto espaço colaborativo de produção e desenvolvimento da leitura, escrita, criticidade, troca de saberes e experiências? É realizada uma análise crítica e reflexiva sobre os dados coletados e os resultados indicam que estas educadoras apropriam-se gradativamente desta ferramenta interativa em sua ação pedagógica, buscando conhecer seu uso na educação, revendo e renovando sua prática. Este trabalho fundamenta-se em autores contemporâneos que se dedicam aos estudos sobre informática educativa, pedagogia, psicologia e sociologia.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-11T02:09:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102838
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000919992
url http://hdl.handle.net/10183/102838
identifier_str_mv 000919992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102838/1/000919992.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102838/2/000919992.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102838/3/000919992.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6d07b82f3c60ea0a005d088d78c3b351
65f80c91cea208601bd7143e50b4f661
75f7d0a22eee349892ee9a407f2fc165
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486798115012608