Gestão da Educação a Distância (EaD) : uma significação a partir das práticas de gestão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Momo, Fernanda da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147430
Resumo: A educação a distância (EaD) insere-se de forma perceptível no atual contexto social em que há uma cultura multitarefas e exigências relacionadas ao resultado, uma vez que essa possibilita a flexibilização das questões de tempo e espaço. Assim, com a crescente oferta de cursos na modalidade a distância e a compreensão da importância da gestão para um processo educacional de qualidade, desenvolveu-se o presente estudo com o intuito de identificar evidências de Gestão EaD na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com base em revisão bibliográfica e busca documental. Para tanto, foi realizada uma coleta de informações referentes a EaD na UFRGS, categorizadas em legislação, notícias, relatórios de gestão e, os dados foram analisados na perspectiva do modelo de Gestão da EaD proposto. No modelo de Gestão EaD propõem-se a existência de três perspectivas, sendo elas: Gestão Administrativa, Gestão Estrutural e Gestão Ensino/Aprendizagem. Sendo assim, a partir do presente estudo, concluiu-se que é possível identificar nas análises realizadas a existência de uma integração nas perspectivas propostas no modelo, ressaltando, portanto, a interdependência entre essas perspectivas. Entretanto, o fato de serem interdependentes não resulta na inexistência dessas três perspectivas no processo de Gestão da EaD.
id UFRGS-2_635a79be78cfacf8cbf21d801fa9ee79
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147430
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Momo, Fernanda da SilvaBehr, Ariel2016-08-19T02:16:50Z2015http://hdl.handle.net/10183/147430000999344A educação a distância (EaD) insere-se de forma perceptível no atual contexto social em que há uma cultura multitarefas e exigências relacionadas ao resultado, uma vez que essa possibilita a flexibilização das questões de tempo e espaço. Assim, com a crescente oferta de cursos na modalidade a distância e a compreensão da importância da gestão para um processo educacional de qualidade, desenvolveu-se o presente estudo com o intuito de identificar evidências de Gestão EaD na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com base em revisão bibliográfica e busca documental. Para tanto, foi realizada uma coleta de informações referentes a EaD na UFRGS, categorizadas em legislação, notícias, relatórios de gestão e, os dados foram analisados na perspectiva do modelo de Gestão da EaD proposto. No modelo de Gestão EaD propõem-se a existência de três perspectivas, sendo elas: Gestão Administrativa, Gestão Estrutural e Gestão Ensino/Aprendizagem. Sendo assim, a partir do presente estudo, concluiu-se que é possível identificar nas análises realizadas a existência de uma integração nas perspectivas propostas no modelo, ressaltando, portanto, a interdependência entre essas perspectivas. Entretanto, o fato de serem interdependentes não resulta na inexistência dessas três perspectivas no processo de Gestão da EaD.The distance education (E-learning) noticeably fills itself in the current social context in which there is a multi-tasking culture and requirements related to the result, since this allows the flexibility about the issues of time and space. So, with the increasing course offerings in the distance mode and the understanding of the importance for management in a quality educational process, this study was developed in order to identify evidences of Learning Management at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) based on literature review and documental search. For this purpose, a collection of information relevant to E-learning at UFRGS, categorized in legislation, news, management reports and data were analyzed from the perspective of the management model of the E-learning. In the E-learning management model we propose the existence of three perspectives, being them: Administrative Management, Structural Management, Teaching/Learning Management. Thus, from the present study, it was concluded that it is possible to identify in the carried out analyses the existence of an integration in the proposed perspective in the model, emphasizing therefore the interdependence between these perspectives. However, the fact that they are interdependent does not result in the absence of these three perspectives in the learning management process.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do SulEducação a distância (EaD)GestãoDistance educationManagementGestão da Educação a Distância (EaD) : uma significação a partir das práticas de gestão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999344.pdf000999344.pdfTexto completoapplication/pdf594527http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147430/1/000999344.pdfe8929547872bb48bbb609413952a8698MD51TEXT000999344.pdf.txt000999344.pdf.txtExtracted Texttext/plain60114http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147430/2/000999344.pdf.txt111fc75498669f3eb649eccd47d7a40cMD52THUMBNAIL000999344.pdf.jpg000999344.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1727http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147430/3/000999344.pdf.jpg421b0254cb78adbc3d9bae0d4bc5d12cMD5310183/1474302023-03-10 03:26:17.447665oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147430Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-10T06:26:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão da Educação a Distância (EaD) : uma significação a partir das práticas de gestão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
title Gestão da Educação a Distância (EaD) : uma significação a partir das práticas de gestão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
spellingShingle Gestão da Educação a Distância (EaD) : uma significação a partir das práticas de gestão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Momo, Fernanda da Silva
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Educação a distância (EaD)
Gestão
Distance education
Management
title_short Gestão da Educação a Distância (EaD) : uma significação a partir das práticas de gestão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
title_full Gestão da Educação a Distância (EaD) : uma significação a partir das práticas de gestão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
title_fullStr Gestão da Educação a Distância (EaD) : uma significação a partir das práticas de gestão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
title_full_unstemmed Gestão da Educação a Distância (EaD) : uma significação a partir das práticas de gestão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
title_sort Gestão da Educação a Distância (EaD) : uma significação a partir das práticas de gestão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
author Momo, Fernanda da Silva
author_facet Momo, Fernanda da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Momo, Fernanda da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behr, Ariel
contributor_str_mv Behr, Ariel
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Educação a distância (EaD)
Gestão
topic Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Educação a distância (EaD)
Gestão
Distance education
Management
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance education
Management
description A educação a distância (EaD) insere-se de forma perceptível no atual contexto social em que há uma cultura multitarefas e exigências relacionadas ao resultado, uma vez que essa possibilita a flexibilização das questões de tempo e espaço. Assim, com a crescente oferta de cursos na modalidade a distância e a compreensão da importância da gestão para um processo educacional de qualidade, desenvolveu-se o presente estudo com o intuito de identificar evidências de Gestão EaD na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com base em revisão bibliográfica e busca documental. Para tanto, foi realizada uma coleta de informações referentes a EaD na UFRGS, categorizadas em legislação, notícias, relatórios de gestão e, os dados foram analisados na perspectiva do modelo de Gestão da EaD proposto. No modelo de Gestão EaD propõem-se a existência de três perspectivas, sendo elas: Gestão Administrativa, Gestão Estrutural e Gestão Ensino/Aprendizagem. Sendo assim, a partir do presente estudo, concluiu-se que é possível identificar nas análises realizadas a existência de uma integração nas perspectivas propostas no modelo, ressaltando, portanto, a interdependência entre essas perspectivas. Entretanto, o fato de serem interdependentes não resulta na inexistência dessas três perspectivas no processo de Gestão da EaD.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-19T02:16:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147430
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000999344
url http://hdl.handle.net/10183/147430
identifier_str_mv 000999344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147430/1/000999344.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147430/2/000999344.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147430/3/000999344.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e8929547872bb48bbb609413952a8698
111fc75498669f3eb649eccd47d7a40c
421b0254cb78adbc3d9bae0d4bc5d12c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224514940436480