Formação de professores da educação básica : reflexões sobre a licenciatura em pedagogia na modalidade a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stieven, Roberta Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223017
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise descritiva e interpretativa de natureza quali-quanti com o objetivo de refletir sobre a educação a distância na formação inicial de professores da educação básica, sobretudo em cursos de Licenciatura em Pedagogia. Para tal, realizei estudos em distintas fontes, a fim de identificar questões e desafios atinentes a essa modalidade de educação na formação de professores. Busquei informações e pesquisas da literatura-científico acadêmica no Repositório Digital da UFRGS (LUME). Também coletei dados em Sinopses Estatísticas da Educação Superior (INEP, 2020), acerca da oferta de cursos de Pedagogia em instituições públicas e privadas, quantidade de matrículas e de concluintes, nas modalidades presencial e a distância, assim como o número de polos que atendem a EAD. Noutra dimensão, procurei conhecer a história da EAD no Brasil e a legislação e normas vigentes. A compreensão destes dados e informações adquiriu maior alcance com a coleta de reportagens sobre formação de professores e educação a distância veiculadas em jornais digitais. Pude, então, aprofundar algumas reflexões acerca da formação de professores na contemporaneidade e as políticas públicas que estão vigendo em nosso País, apoiada em autores que prezam por uma educação de qualidade e uma formação de professores críticos e reflexivos, como António Nóvoa (2011) e Paulo Freire (1997). Em minhas considerações finais anotei que a EAD está em expansão na educação superior, embora permeada por desafios para sua efetivação e alcance de qualidade. Ainda assim, a educação a distância tem muitas potencialidades no momento em que vivemos, de informações e comunicações mediadas pelas tecnologias digitais. Estando estas cada vez mais inseridas no campo da educação, precisam fazer parte da formação inicial e continuada de professores da educação básica.
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