Redesign de livro infantil com foco em leitura compartilhada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarez, Marina de Moraes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194006
Resumo: Este trabalho de Conclusão de Curso em Design Visual apresenta como proposta a produção de um produto visual cuja composição auxilie a interação entre pais e filhos no momento de leitura conjunta, promovendo o aprendizado infantil e um maior entrosamento entre os leitores. Para tanto, foram investigados conceitos de leitura compartilhada e de design editorial. O conteúdo usado foi o do livro infantil As aventuras de Pedro, uma pedra espacial, da astrônoma brasileira Duilia de Mello, por ser do gênero expositivo. Foi adicionado ao livro perguntas relacionando o conteúdo da narrativa com a vida dos leitores como forma de incentivar a interação. A execução do projeto foi guiada pela junção da metodologia de design mais ampla (MUNARI, 2008) com o método focado em editorial (LINS, 2004). Durante a execução do projeto foram feitas avaliações com uma criança, posteriormente com duas designers pósgraduandas especialistas em projetos para o público infantil, foram feitos três grupos focais com designers pós graduandos, e o conteúdo foi revisado por professoras de educação infantil e por um professor de astronomia.
id UFRGS-2_63d240c7bd1106159fb8e52beb3a5a28
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194006
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alvarez, Marina de MoraesPerry, Gabriela Trindade2019-05-08T02:35:01Z2018http://hdl.handle.net/10183/194006001091507Este trabalho de Conclusão de Curso em Design Visual apresenta como proposta a produção de um produto visual cuja composição auxilie a interação entre pais e filhos no momento de leitura conjunta, promovendo o aprendizado infantil e um maior entrosamento entre os leitores. Para tanto, foram investigados conceitos de leitura compartilhada e de design editorial. O conteúdo usado foi o do livro infantil As aventuras de Pedro, uma pedra espacial, da astrônoma brasileira Duilia de Mello, por ser do gênero expositivo. Foi adicionado ao livro perguntas relacionando o conteúdo da narrativa com a vida dos leitores como forma de incentivar a interação. A execução do projeto foi guiada pela junção da metodologia de design mais ampla (MUNARI, 2008) com o método focado em editorial (LINS, 2004). Durante a execução do projeto foram feitas avaliações com uma criança, posteriormente com duas designers pósgraduandas especialistas em projetos para o público infantil, foram feitos três grupos focais com designers pós graduandos, e o conteúdo foi revisado por professoras de educação infantil e por um professor de astronomia.application/pdfporDesign gráficoDesign editorialRedesign de livro infantil com foco em leitura compartilhadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2018Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091507.pdf.txt001091507.pdf.txtExtracted Texttext/plain159238http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194006/2/001091507.pdf.txtfea3fb96439a8a79163eacbb78efb2c3MD52ORIGINAL001091507.pdfTexto completoapplication/pdf8734724http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194006/1/001091507.pdf90a160b84ad9aa8aae3d66a2a17cc007MD5110183/1940062019-05-09 02:37:46.752056oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194006Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-05-09T05:37:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Redesign de livro infantil com foco em leitura compartilhada
title Redesign de livro infantil com foco em leitura compartilhada
spellingShingle Redesign de livro infantil com foco em leitura compartilhada
Alvarez, Marina de Moraes
Design gráfico
Design editorial
title_short Redesign de livro infantil com foco em leitura compartilhada
title_full Redesign de livro infantil com foco em leitura compartilhada
title_fullStr Redesign de livro infantil com foco em leitura compartilhada
title_full_unstemmed Redesign de livro infantil com foco em leitura compartilhada
title_sort Redesign de livro infantil com foco em leitura compartilhada
author Alvarez, Marina de Moraes
author_facet Alvarez, Marina de Moraes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarez, Marina de Moraes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Perry, Gabriela Trindade
contributor_str_mv Perry, Gabriela Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv Design gráfico
Design editorial
topic Design gráfico
Design editorial
description Este trabalho de Conclusão de Curso em Design Visual apresenta como proposta a produção de um produto visual cuja composição auxilie a interação entre pais e filhos no momento de leitura conjunta, promovendo o aprendizado infantil e um maior entrosamento entre os leitores. Para tanto, foram investigados conceitos de leitura compartilhada e de design editorial. O conteúdo usado foi o do livro infantil As aventuras de Pedro, uma pedra espacial, da astrônoma brasileira Duilia de Mello, por ser do gênero expositivo. Foi adicionado ao livro perguntas relacionando o conteúdo da narrativa com a vida dos leitores como forma de incentivar a interação. A execução do projeto foi guiada pela junção da metodologia de design mais ampla (MUNARI, 2008) com o método focado em editorial (LINS, 2004). Durante a execução do projeto foram feitas avaliações com uma criança, posteriormente com duas designers pósgraduandas especialistas em projetos para o público infantil, foram feitos três grupos focais com designers pós graduandos, e o conteúdo foi revisado por professoras de educação infantil e por um professor de astronomia.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-08T02:35:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/194006
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001091507
url http://hdl.handle.net/10183/194006
identifier_str_mv 001091507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194006/2/001091507.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194006/1/001091507.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fea3fb96439a8a79163eacbb78efb2c3
90a160b84ad9aa8aae3d66a2a17cc007
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486922022092800