Atuação responsável ou jogo de mercado? : entendendo a relação empresa-mídia para a efetivação do consumo sustentável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/143814 |
Resumo: | Quanto aos relacionamentos que podem ser observados entre diferentes stakeholders para atendimento de demandas da sociedade, percebem-se mudanças voltadas para o desenvolvimento sustentável, na busca por novas práticas de produção e consumo, atualmente insustentáveis. Com isso, assume- se a possibilidade de um novo contexto social, com ações responsáveis e voltadas para essa nova perspectiva. Assim sendo, o objetivo deste artigo é identificar qual a relação entre o Walmart Brasil e a mídia local para a efetivação do consumo sustentável no varejo de supermercados em Recife, Pernambuco, com base na marca Hiper Bompreço. Com caráter exploratório e abordagem qualitativa, esta pesquisa, conduzida sob a forma de um estudo de caso, considera o consumo sustentável como seu pano de fundo a fim de reconhecer relações entre os atores selecionados. A discussão realizada e as conclusões identificadas indicam a existência de atuação responsável em ambas as partes, mesmo considerando como possível o jogo de mercado, o que pode ser evidenciado a partir do poder de influência que empresa e mídia têm sobre o indivíduo-consumidor e os demais atores da sociedade. |
id |
UFRGS-2_667cc3dc53c0c97a5487e5926f7fe7a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143814 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Minelle Enéas daNascimento, Luis Felipe Machado do2016-07-22T02:16:44Z20151983-4659http://hdl.handle.net/10183/143814000996711Quanto aos relacionamentos que podem ser observados entre diferentes stakeholders para atendimento de demandas da sociedade, percebem-se mudanças voltadas para o desenvolvimento sustentável, na busca por novas práticas de produção e consumo, atualmente insustentáveis. Com isso, assume- se a possibilidade de um novo contexto social, com ações responsáveis e voltadas para essa nova perspectiva. Assim sendo, o objetivo deste artigo é identificar qual a relação entre o Walmart Brasil e a mídia local para a efetivação do consumo sustentável no varejo de supermercados em Recife, Pernambuco, com base na marca Hiper Bompreço. Com caráter exploratório e abordagem qualitativa, esta pesquisa, conduzida sob a forma de um estudo de caso, considera o consumo sustentável como seu pano de fundo a fim de reconhecer relações entre os atores selecionados. A discussão realizada e as conclusões identificadas indicam a existência de atuação responsável em ambas as partes, mesmo considerando como possível o jogo de mercado, o que pode ser evidenciado a partir do poder de influência que empresa e mídia têm sobre o indivíduo-consumidor e os demais atores da sociedade.In the context of market analysis about the relationships that can be observed between different stakeholders to meet the demands of society, it is perceived as a real possibility to observe the changes aimed at sustainable development in the search for new practices of currently unsustainable production and consumption. Thus, we assume the possibility of a new social context, with responsible actions and focused on this new perspective. Thus, the article aims to identify the relationship between Wal-Mart Brazil and local media for the realization of sustainable consumption in retail supermarkets in Recife-PE, from the brand Hiper Bompreço. With focus exploratory and qualitative approach to research conducted in the form of a case study considers sustainable consumption as a background of search, to recognition of relations between the actors selected. The discussions held and the findings are suggestive of the existence of responsible action on both actors, even as possible considering the game market, which can be evidenced from the power of influence of company and media on the individual-consumer, and other actors society.application/pdfporReA UFSM : Revista de Administração da UFSM. Santa Maria. Vol. 8, n. 1 (mar. 2015), p. 73-88Consumo sustentávelMídiaVarejoStakeholdersSustainable consumptionMediaRetailStakeholdersAtuação responsável ou jogo de mercado? : entendendo a relação empresa-mídia para a efetivação do consumo sustentávelIt is a responsible action or a game of market? : understanding the relation company-media for the realization of sustainable consumptioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000996711.pdf000996711.pdfTexto completoapplication/pdf327244http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143814/1/000996711.pdf2e0c11b99af798205cf30a1aab18b371MD51TEXT000996711.pdf.txt000996711.pdf.txtExtracted Texttext/plain60833http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143814/2/000996711.pdf.txtcc87a978fe4faa496990bd23a681c3caMD52THUMBNAIL000996711.pdf.jpg000996711.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143814/3/000996711.pdf.jpg9977c9a9b719ca81aef97372fa89743cMD5310183/1438142018-10-29 07:38:49.433oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143814Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:38:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atuação responsável ou jogo de mercado? : entendendo a relação empresa-mídia para a efetivação do consumo sustentável |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
It is a responsible action or a game of market? : understanding the relation company-media for the realization of sustainable consumption |
title |
Atuação responsável ou jogo de mercado? : entendendo a relação empresa-mídia para a efetivação do consumo sustentável |
spellingShingle |
Atuação responsável ou jogo de mercado? : entendendo a relação empresa-mídia para a efetivação do consumo sustentável Silva, Minelle Enéas da Consumo sustentável Mídia Varejo Stakeholders Sustainable consumption Media Retail Stakeholders |
title_short |
Atuação responsável ou jogo de mercado? : entendendo a relação empresa-mídia para a efetivação do consumo sustentável |
title_full |
Atuação responsável ou jogo de mercado? : entendendo a relação empresa-mídia para a efetivação do consumo sustentável |
title_fullStr |
Atuação responsável ou jogo de mercado? : entendendo a relação empresa-mídia para a efetivação do consumo sustentável |
title_full_unstemmed |
Atuação responsável ou jogo de mercado? : entendendo a relação empresa-mídia para a efetivação do consumo sustentável |
title_sort |
Atuação responsável ou jogo de mercado? : entendendo a relação empresa-mídia para a efetivação do consumo sustentável |
author |
Silva, Minelle Enéas da |
author_facet |
Silva, Minelle Enéas da Nascimento, Luis Felipe Machado do |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Luis Felipe Machado do |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Minelle Enéas da Nascimento, Luis Felipe Machado do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo sustentável Mídia Varejo Stakeholders |
topic |
Consumo sustentável Mídia Varejo Stakeholders Sustainable consumption Media Retail Stakeholders |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sustainable consumption Media Retail Stakeholders |
description |
Quanto aos relacionamentos que podem ser observados entre diferentes stakeholders para atendimento de demandas da sociedade, percebem-se mudanças voltadas para o desenvolvimento sustentável, na busca por novas práticas de produção e consumo, atualmente insustentáveis. Com isso, assume- se a possibilidade de um novo contexto social, com ações responsáveis e voltadas para essa nova perspectiva. Assim sendo, o objetivo deste artigo é identificar qual a relação entre o Walmart Brasil e a mídia local para a efetivação do consumo sustentável no varejo de supermercados em Recife, Pernambuco, com base na marca Hiper Bompreço. Com caráter exploratório e abordagem qualitativa, esta pesquisa, conduzida sob a forma de um estudo de caso, considera o consumo sustentável como seu pano de fundo a fim de reconhecer relações entre os atores selecionados. A discussão realizada e as conclusões identificadas indicam a existência de atuação responsável em ambas as partes, mesmo considerando como possível o jogo de mercado, o que pode ser evidenciado a partir do poder de influência que empresa e mídia têm sobre o indivíduo-consumidor e os demais atores da sociedade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-22T02:16:44Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/143814 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1983-4659 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000996711 |
identifier_str_mv |
1983-4659 000996711 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/143814 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
ReA UFSM : Revista de Administração da UFSM. Santa Maria. Vol. 8, n. 1 (mar. 2015), p. 73-88 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143814/1/000996711.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143814/2/000996711.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143814/3/000996711.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2e0c11b99af798205cf30a1aab18b371 cc87a978fe4faa496990bd23a681c3ca 9977c9a9b719ca81aef97372fa89743c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487327124750336 |