Atuação responsável ou jogo de mercado? : entendendo a relação empresa-mídia para a efetivação do consumo sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Minelle Enéas da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nascimento, Luis Felipe Machado do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/143814
Resumo: Quanto aos relacionamentos que podem ser observados entre diferentes stakeholders para atendimento de demandas da sociedade, percebem-se mudanças voltadas para o desenvolvimento sustentável, na busca por novas práticas de produção e consumo, atualmente insustentáveis. Com isso, assume- se a possibilidade de um novo contexto social, com ações responsáveis e voltadas para essa nova perspectiva. Assim sendo, o objetivo deste artigo é identificar qual a relação entre o Walmart Brasil e a mídia local para a efetivação do consumo sustentável no varejo de supermercados em Recife, Pernambuco, com base na marca Hiper Bompreço. Com caráter exploratório e abordagem qualitativa, esta pesquisa, conduzida sob a forma de um estudo de caso, considera o consumo sustentável como seu pano de fundo a fim de reconhecer relações entre os atores selecionados. A discussão realizada e as conclusões identificadas indicam a existência de atuação responsável em ambas as partes, mesmo considerando como possível o jogo de mercado, o que pode ser evidenciado a partir do poder de influência que empresa e mídia têm sobre o indivíduo-consumidor e os demais atores da sociedade.
id UFRGS-2_667cc3dc53c0c97a5487e5926f7fe7a1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143814
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Minelle Enéas daNascimento, Luis Felipe Machado do2016-07-22T02:16:44Z20151983-4659http://hdl.handle.net/10183/143814000996711Quanto aos relacionamentos que podem ser observados entre diferentes stakeholders para atendimento de demandas da sociedade, percebem-se mudanças voltadas para o desenvolvimento sustentável, na busca por novas práticas de produção e consumo, atualmente insustentáveis. Com isso, assume- se a possibilidade de um novo contexto social, com ações responsáveis e voltadas para essa nova perspectiva. Assim sendo, o objetivo deste artigo é identificar qual a relação entre o Walmart Brasil e a mídia local para a efetivação do consumo sustentável no varejo de supermercados em Recife, Pernambuco, com base na marca Hiper Bompreço. Com caráter exploratório e abordagem qualitativa, esta pesquisa, conduzida sob a forma de um estudo de caso, considera o consumo sustentável como seu pano de fundo a fim de reconhecer relações entre os atores selecionados. A discussão realizada e as conclusões identificadas indicam a existência de atuação responsável em ambas as partes, mesmo considerando como possível o jogo de mercado, o que pode ser evidenciado a partir do poder de influência que empresa e mídia têm sobre o indivíduo-consumidor e os demais atores da sociedade.In the context of market analysis about the relationships that can be observed between different stakeholders to meet the demands of society, it is perceived as a real possibility to observe the changes aimed at sustainable development in the search for new practices of currently unsustainable production and consumption. Thus, we assume the possibility of a new social context, with responsible actions and focused on this new perspective. Thus, the article aims to identify the relationship between Wal-Mart Brazil and local media for the realization of sustainable consumption in retail supermarkets in Recife-PE, from the brand Hiper Bompreço. With focus exploratory and qualitative approach to research conducted in the form of a case study considers sustainable consumption as a background of search, to recognition of relations between the actors selected. The discussions held and the findings are suggestive of the existence of responsible action on both actors, even as possible considering the game market, which can be evidenced from the power of influence of company and media on the individual-consumer, and other actors society.application/pdfporReA UFSM : Revista de Administração da UFSM. Santa Maria. Vol. 8, n. 1 (mar. 2015), p. 73-88Consumo sustentávelMídiaVarejoStakeholdersSustainable consumptionMediaRetailStakeholdersAtuação responsável ou jogo de mercado? : entendendo a relação empresa-mídia para a efetivação do consumo sustentávelIt is a responsible action or a game of market? : understanding the relation company-media for the realization of sustainable consumptioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000996711.pdf000996711.pdfTexto completoapplication/pdf327244http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143814/1/000996711.pdf2e0c11b99af798205cf30a1aab18b371MD51TEXT000996711.pdf.txt000996711.pdf.txtExtracted Texttext/plain60833http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143814/2/000996711.pdf.txtcc87a978fe4faa496990bd23a681c3caMD52THUMBNAIL000996711.pdf.jpg000996711.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143814/3/000996711.pdf.jpg9977c9a9b719ca81aef97372fa89743cMD5310183/1438142018-10-29 07:38:49.433oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143814Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:38:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atuação responsável ou jogo de mercado? : entendendo a relação empresa-mídia para a efetivação do consumo sustentável
dc.title.alternative.en.fl_str_mv It is a responsible action or a game of market? : understanding the relation company-media for the realization of sustainable consumption
title Atuação responsável ou jogo de mercado? : entendendo a relação empresa-mídia para a efetivação do consumo sustentável
spellingShingle Atuação responsável ou jogo de mercado? : entendendo a relação empresa-mídia para a efetivação do consumo sustentável
Silva, Minelle Enéas da
Consumo sustentável
Mídia
Varejo
Stakeholders
Sustainable consumption
Media
Retail
Stakeholders
title_short Atuação responsável ou jogo de mercado? : entendendo a relação empresa-mídia para a efetivação do consumo sustentável
title_full Atuação responsável ou jogo de mercado? : entendendo a relação empresa-mídia para a efetivação do consumo sustentável
title_fullStr Atuação responsável ou jogo de mercado? : entendendo a relação empresa-mídia para a efetivação do consumo sustentável
title_full_unstemmed Atuação responsável ou jogo de mercado? : entendendo a relação empresa-mídia para a efetivação do consumo sustentável
title_sort Atuação responsável ou jogo de mercado? : entendendo a relação empresa-mídia para a efetivação do consumo sustentável
author Silva, Minelle Enéas da
author_facet Silva, Minelle Enéas da
Nascimento, Luis Felipe Machado do
author_role author
author2 Nascimento, Luis Felipe Machado do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Minelle Enéas da
Nascimento, Luis Felipe Machado do
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo sustentável
Mídia
Varejo
Stakeholders
topic Consumo sustentável
Mídia
Varejo
Stakeholders
Sustainable consumption
Media
Retail
Stakeholders
dc.subject.eng.fl_str_mv Sustainable consumption
Media
Retail
Stakeholders
description Quanto aos relacionamentos que podem ser observados entre diferentes stakeholders para atendimento de demandas da sociedade, percebem-se mudanças voltadas para o desenvolvimento sustentável, na busca por novas práticas de produção e consumo, atualmente insustentáveis. Com isso, assume- se a possibilidade de um novo contexto social, com ações responsáveis e voltadas para essa nova perspectiva. Assim sendo, o objetivo deste artigo é identificar qual a relação entre o Walmart Brasil e a mídia local para a efetivação do consumo sustentável no varejo de supermercados em Recife, Pernambuco, com base na marca Hiper Bompreço. Com caráter exploratório e abordagem qualitativa, esta pesquisa, conduzida sob a forma de um estudo de caso, considera o consumo sustentável como seu pano de fundo a fim de reconhecer relações entre os atores selecionados. A discussão realizada e as conclusões identificadas indicam a existência de atuação responsável em ambas as partes, mesmo considerando como possível o jogo de mercado, o que pode ser evidenciado a partir do poder de influência que empresa e mídia têm sobre o indivíduo-consumidor e os demais atores da sociedade.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-22T02:16:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/143814
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1983-4659
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000996711
identifier_str_mv 1983-4659
000996711
url http://hdl.handle.net/10183/143814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv ReA UFSM : Revista de Administração da UFSM. Santa Maria. Vol. 8, n. 1 (mar. 2015), p. 73-88
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143814/1/000996711.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143814/2/000996711.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143814/3/000996711.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e0c11b99af798205cf30a1aab18b371
cc87a978fe4faa496990bd23a681c3ca
9977c9a9b719ca81aef97372fa89743c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487327124750336