The professional education of people with disabilities and its repercussions in teacher education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Graciela Fagundes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Passerino, Liliana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188583
Resumo: Uma política de inclusão laboral não vem descontextualizada de muitas outras, dentre elas a educacional, pois a trajetória escolar à qual as pessoas com defi ciência tiveram acesso tem implicações tanto para o ingresso no mundo do trabalho quanto na formação profi ssional em relação ao resgate de conhecimentos prévios que poderão ser pré-requisitos para essa formação. Nessa perspectiva, constitui-se como objetivo deste artigo analisar como a inclusão de pessoas com defi ciência, em cursos profi ssionalizantes, repercute sobre a formação de professores da Educação Profi ssional em dois municípios situados no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa e o método empreendido foi o estudo de caso do tipo casos múltiplos, desenvolvido a partir de questionários e de entrevistas semiestruturadas com a participação de coordenadores que estão vinculados à organização e à promoção de cursos de qualifi cação profi ssional e de professores que ministram aulas nos cursos. Os dados indicaram a necessidade do professor da Educação Profi ssional ser reconhecido como um profi ssional da educação e não somente um profi ssional de áreas técnicas, com uma trajetória de vida que se sobressai somente com as experiências; a existência de um ritmo diferenciado entre as políticas de formação docente, simplifi cadas nessa modalidade; e as ações pedagógicas que são requeridas na profi ssionalização de pessoas com defi ciência. Torna-se salutar, a partir do contexto investigado, a atuação da Educação Especial para além dos processos inclusivos de âmbito escolar como também no laboral pelo viés da Educação Profissional.
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spelling Rodrigues, Graciela FagundesPasserino, Liliana Maria2019-02-07T02:32:58Z20181413-6538http://hdl.handle.net/10183/188583001085557Uma política de inclusão laboral não vem descontextualizada de muitas outras, dentre elas a educacional, pois a trajetória escolar à qual as pessoas com defi ciência tiveram acesso tem implicações tanto para o ingresso no mundo do trabalho quanto na formação profi ssional em relação ao resgate de conhecimentos prévios que poderão ser pré-requisitos para essa formação. Nessa perspectiva, constitui-se como objetivo deste artigo analisar como a inclusão de pessoas com defi ciência, em cursos profi ssionalizantes, repercute sobre a formação de professores da Educação Profi ssional em dois municípios situados no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa e o método empreendido foi o estudo de caso do tipo casos múltiplos, desenvolvido a partir de questionários e de entrevistas semiestruturadas com a participação de coordenadores que estão vinculados à organização e à promoção de cursos de qualifi cação profi ssional e de professores que ministram aulas nos cursos. Os dados indicaram a necessidade do professor da Educação Profi ssional ser reconhecido como um profi ssional da educação e não somente um profi ssional de áreas técnicas, com uma trajetória de vida que se sobressai somente com as experiências; a existência de um ritmo diferenciado entre as políticas de formação docente, simplifi cadas nessa modalidade; e as ações pedagógicas que são requeridas na profi ssionalização de pessoas com defi ciência. Torna-se salutar, a partir do contexto investigado, a atuação da Educação Especial para além dos processos inclusivos de âmbito escolar como também no laboral pelo viés da Educação Profissional.A policy of labor inclusion in most cases, is not a decontextualized one, as in the case of education policy, where the route of education to which people with disabilities had access, has implications for both the entrance into the world of work and for professional education in relation to the regaining of knowledge which may be prerequisites for such education. From this perspective, the aim of this paper was to analyze how the inclusion of people with disabilities in professional courses has repercussions on the education of teachers in Professional Education, in two municipalities located in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Th is research is characterized by a qualitative approach and the method was the case study of multiple cases, developed from questionnaires and semi-structured interviews with the participation of coordinators who are involved in the organization and promotion of professional qualifi cation courses and the teachers involved in them. Th e data indicated the need of the Professional Education teacher to be perceived as a professional of education and not only a professional in technical areas, with a life trajectory that not only stands out with experiences but also; the existence of a distinguishable process between the policies of teacher education, simplifi ed for this level of education; and the pedagogical actions that are required for the professionalization of people with disabilities. From the context investigated, the professional performance of Special Education beyond the inclusive processes of the school remit, and also in the labor context through Professional Education are valuable and beneficial.application/pdfporRevista brasileira de educação especial. Marília, SP. Vol. 24, n. 3 (jul./set. 2018), p. 401-418Formação de professoresEducação profissionalPessoa com deficiênciaInclusão socialInclusão escolarSpecial educationProfessional educationTeacher educationPerson with disabilityThe professional education of people with disabilities and its repercussions in teacher educationA formação profissional de pessoas com deficiência e suas repercussões na formação dos professores info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085557.pdf.txt001085557.pdf.txtExtracted Texttext/plain63922http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188583/2/001085557.pdf.txt562721adb8a5d562212988e5066ace94MD52ORIGINAL001085557.pdfTexto completo (inglês)application/pdf616128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188583/1/001085557.pdf09ecc333fa95689fdcd90f706c09f82dMD5110183/1885832021-12-06 05:38:10.226722oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188583Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:38:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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