Recursos didáticos táteis para auxiliar a aprendizagem de deficientes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brendler, Clariana Fischer
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Viaro, Felipe Schneider, Bruno, Fernando Batista, Teixeira, Fabio Goncalves, Silva, Regio Pierre da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148932
Resumo: O código Braile é uma opção eficaz que possibilita a aprendizagem de conteúdos verbais sem perda de significado. Entretanto, os conteúdos visuais, utilizados por videntes e que podem contribuir significativamente em sua aprendizagem, não contam com um sistema/código para a transposição equivalente para os deficientes visuais. Portanto, o objetivo deste trabalho é desenvolver recursos didáticos táteis para auxiliar na aprendizagem de pessoas com deficiência visual e, assim, proporcionar a inclusão destas pessoas em universidades e instituições de ensino. O método de desenvolvimento utilizado neste trabalho baseou-se em Iida (2005), Back et al. (2008) e Hersh (2010), seguindo uma abordagem centrada no usuário, a partir das seguintes etapas: levantamento e análise de informações; fabricação digital e prototipagem; avaliação com usuário; e finalização. Foram desenvolvidos três recursos didáticos que obtiveram a aprovação do usuário final, auxiliando-o na aprendizagem dos conteúdos abordados. Os recursos desenvolvidos farão parte do acervo para deficientes visuais da Biblioteca Central da UFRGS. Dessa forma, observa-se que o design centrado no usuário, auxiliado por métodos de fabricação digital e prototipagem, pode contribuir com o desenvolvimento de recursos didáticos acessíveis para deficientes visuais.
id UFRGS-2_66ce256f21eb82be57635367431a23d0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148932
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Brendler, Clariana FischerViaro, Felipe SchneiderBruno, Fernando BatistaTeixeira, Fabio GoncalvesSilva, Regio Pierre da2016-10-08T02:15:24Z20141414-3895http://hdl.handle.net/10183/148932000953276O código Braile é uma opção eficaz que possibilita a aprendizagem de conteúdos verbais sem perda de significado. Entretanto, os conteúdos visuais, utilizados por videntes e que podem contribuir significativamente em sua aprendizagem, não contam com um sistema/código para a transposição equivalente para os deficientes visuais. Portanto, o objetivo deste trabalho é desenvolver recursos didáticos táteis para auxiliar na aprendizagem de pessoas com deficiência visual e, assim, proporcionar a inclusão destas pessoas em universidades e instituições de ensino. O método de desenvolvimento utilizado neste trabalho baseou-se em Iida (2005), Back et al. (2008) e Hersh (2010), seguindo uma abordagem centrada no usuário, a partir das seguintes etapas: levantamento e análise de informações; fabricação digital e prototipagem; avaliação com usuário; e finalização. Foram desenvolvidos três recursos didáticos que obtiveram a aprovação do usuário final, auxiliando-o na aprendizagem dos conteúdos abordados. Os recursos desenvolvidos farão parte do acervo para deficientes visuais da Biblioteca Central da UFRGS. Dessa forma, observa-se que o design centrado no usuário, auxiliado por métodos de fabricação digital e prototipagem, pode contribuir com o desenvolvimento de recursos didáticos acessíveis para deficientes visuais.The Braille code is an effective option that enables learning of verbal content without loss of meaning. However, the visual content, which is used by seers and contributes significantly to their learning, do not have a system/code equally effective in the transposition for the visually impaired. Therefore, the aim of this work is to develop tactile teaching resources for assisting the visually impaired in the learning process, contributing for the inclusion of these people in universities and educational institutions. The development method used in this work was based on Iida (2005) Back et al. (2008) and Hersh (2010), with a user-centered approach, based on the following steps: gathering and analyzing information; digital manufacturing and prototyping; evaluation with user; and completion. Three teaching resources were developed, obtaining approval of the final user by assisting him in learning the specific content. The developed resources will be part of the collection for the visually impaired at the Central Library of UFRGS. Thus, we observe that the user-centered design, aided by methods of digital fabrication and prototyping, contributes in the development of accessible educational resources for the visually impaired.application/pdfporEducação gráfica. Vol. 18, n.3 (2014), p. 141-157Tecnologia assistivaInclusão socialDesign de produtoDeficiente visualDesign inclusivoProduct designAssistive technologyVisually impairedSocial inclusionRecursos didáticos táteis para auxiliar a aprendizagem de deficientes visuaisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953276.pdf000953276.pdfTexto completoapplication/pdf502272http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148932/1/000953276.pdfeecd9565f25e8731c0f1fda9354ce5a5MD51TEXT000953276.pdf.txt000953276.pdf.txtExtracted Texttext/plain46957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148932/2/000953276.pdf.txtae69bd8f85b365ccd2ddeb13e0a88ce1MD52THUMBNAIL000953276.pdf.jpg000953276.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148932/3/000953276.pdf.jpgda4807dec1643951861b7e26039297fdMD5310183/1489322018-10-29 09:10:15.287oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148932Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:10:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Recursos didáticos táteis para auxiliar a aprendizagem de deficientes visuais
title Recursos didáticos táteis para auxiliar a aprendizagem de deficientes visuais
spellingShingle Recursos didáticos táteis para auxiliar a aprendizagem de deficientes visuais
Brendler, Clariana Fischer
Tecnologia assistiva
Inclusão social
Design de produto
Deficiente visual
Design inclusivo
Product design
Assistive technology
Visually impaired
Social inclusion
title_short Recursos didáticos táteis para auxiliar a aprendizagem de deficientes visuais
title_full Recursos didáticos táteis para auxiliar a aprendizagem de deficientes visuais
title_fullStr Recursos didáticos táteis para auxiliar a aprendizagem de deficientes visuais
title_full_unstemmed Recursos didáticos táteis para auxiliar a aprendizagem de deficientes visuais
title_sort Recursos didáticos táteis para auxiliar a aprendizagem de deficientes visuais
author Brendler, Clariana Fischer
author_facet Brendler, Clariana Fischer
Viaro, Felipe Schneider
Bruno, Fernando Batista
Teixeira, Fabio Goncalves
Silva, Regio Pierre da
author_role author
author2 Viaro, Felipe Schneider
Bruno, Fernando Batista
Teixeira, Fabio Goncalves
Silva, Regio Pierre da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brendler, Clariana Fischer
Viaro, Felipe Schneider
Bruno, Fernando Batista
Teixeira, Fabio Goncalves
Silva, Regio Pierre da
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia assistiva
Inclusão social
Design de produto
Deficiente visual
Design inclusivo
topic Tecnologia assistiva
Inclusão social
Design de produto
Deficiente visual
Design inclusivo
Product design
Assistive technology
Visually impaired
Social inclusion
dc.subject.eng.fl_str_mv Product design
Assistive technology
Visually impaired
Social inclusion
description O código Braile é uma opção eficaz que possibilita a aprendizagem de conteúdos verbais sem perda de significado. Entretanto, os conteúdos visuais, utilizados por videntes e que podem contribuir significativamente em sua aprendizagem, não contam com um sistema/código para a transposição equivalente para os deficientes visuais. Portanto, o objetivo deste trabalho é desenvolver recursos didáticos táteis para auxiliar na aprendizagem de pessoas com deficiência visual e, assim, proporcionar a inclusão destas pessoas em universidades e instituições de ensino. O método de desenvolvimento utilizado neste trabalho baseou-se em Iida (2005), Back et al. (2008) e Hersh (2010), seguindo uma abordagem centrada no usuário, a partir das seguintes etapas: levantamento e análise de informações; fabricação digital e prototipagem; avaliação com usuário; e finalização. Foram desenvolvidos três recursos didáticos que obtiveram a aprovação do usuário final, auxiliando-o na aprendizagem dos conteúdos abordados. Os recursos desenvolvidos farão parte do acervo para deficientes visuais da Biblioteca Central da UFRGS. Dessa forma, observa-se que o design centrado no usuário, auxiliado por métodos de fabricação digital e prototipagem, pode contribuir com o desenvolvimento de recursos didáticos acessíveis para deficientes visuais.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-08T02:15:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148932
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-3895
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000953276
identifier_str_mv 1414-3895
000953276
url http://hdl.handle.net/10183/148932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação gráfica. Vol. 18, n.3 (2014), p. 141-157
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148932/1/000953276.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148932/2/000953276.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148932/3/000953276.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv eecd9565f25e8731c0f1fda9354ce5a5
ae69bd8f85b365ccd2ddeb13e0a88ce1
da4807dec1643951861b7e26039297fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224908959645696